Por que José Sarney continua sendo a mudança e novo aos 82 anos?

Publicado em   02/nov/2012
por  Caio Hostilio

Muitos se intitulam como representantes da mudança e do novo sem que tenham feito algo em prol de qualquer mudança ou de novo para a coletividade.

Chances não lhes faltaram!!! Pois todos tiveram a oportunidade de passar pelo Congresso Nacional e, assim, criarem projetos de lei que pudessem trazer de fato algo chamasse a atenção da coletividade como um todo.

Mas José Sarney é um privilegiado!!! Seu corpo pode envelhecer, porém sua mente é passiva de estudos, haja vista que rejuvenesce ao passar dos anos, numa velocidade extraordinária.

Falar dele como governador é simplesmente ver o quanto sua visão já era futurista naquela época. Pois criou o Porto do Itaqui, a barragem do Bacanga, trouxe a universidade federal do Maranhão, criou universidade estadual, Informatizou a administração estadual, criou a COHAB, a Telma, a Codebam, a Hidrelétrica de Boa Esperança, a BR 135, além de outras estradas, na educação o projeto João de Barro e obras que deram dinamismo ao crescimento de São Luís.

Foi o presidente da República que redemocratizou o Brasil, que fez leis até hoje respeitadas e copiadas, como o vale transporte, o salário desemprego, o incentivo a cultura e o MERCOSUL, ato utilizado pela ONU para apaziguar conflitos mundiais.

Seus projetos de Lei sempre foram reconhecidos e copiados e aplaudidos, como o do uso dos medicamentos para os contaminados com o vírus do HIV.

O assunto mais debatido nesse ano no Brasil foi o Projeto de Lei de José Sarney que muda o Código Penal Brasileiro. Esse assunto foi debatido pelos principais programas televisivos desse país, pelos maiores e melhores juristas, em todo extrativismo social brasileiro. Um homem de 82 anos!!!

Esse mesmo homem, José Sarney, mostra porque é considerado estadista por todos os seus pares e até mundialmente. Preocupado com a partilha dos recursos entre estados e municípios, ele, aos 82 anos, cria, através de projeto de lei, a comissão do Pacto federativo, presidida por Nelson Jobim, que já apresentaram 11 proposições legislativas, sendo 3 propostas de emendas constitucionais, 4 projetos de lei complementar, 1 projeto de resolução, 1 projeto de alteração do Código Penal, além de 2 sugestões de emendas a matérias já em apreciação pelo Senado, como as que tratam da redistribuição dos recursos dos royalties e tributação de ICMS nas operações não presenciais (entre elas, o comércio eletrônico).

“Uma das decisões importantes adotadas pelos especialistas para evitar conflitos e prevenir litígios ficais. Por exemplo, o cuidado de criar regimes de transição entre a situação vigente e a decorrente de um novo modelo, evitando impactos abruptos nas finanças de entes da federação (por exemplo, no caso de distribuição dos recursos do FPE e dos royalties). Sobre o FPE, acredita que a nova distribuição é fundamental, pois estes fundos, talvez insuficientes para a tarefa que lhes cabe, são muitas vezes os recursos essenciais para a manutenção dos estados e municípios pobres.”, disse Sarney.

Fora tudo isso, Sarney é o político mais procuradoem Brasília. Todosquerem saber de sua opinião, de seus conselhos e de sua visão. O governador do Piauí, Wilson Martins, os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI), e o superintendente da SUDENE, Luis Gonzaga Paes Landin, e deputados federais e estaduais do Estado, reuniram-se com ele, para discutir o projeto de construção do gasoduto que beneficiará os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Ele não precisa dizer que é a mudança e o novo!!!

  Publicado em: Governo

14 Responses to Por que José Sarney continua sendo a mudança e novo aos 82 anos?

  1. Telson Dominici disse:

    Muito bem Caio. Mais aí me tira uma duvida ?….Porque então RicardMurad falava que ele é um vírus no Maranhão!?. Dizia estava criando uma herdeira de oligarquia e Cafeteira dizia q tinha um bando…Washington Macaxeira dizia que ele coordenava uma oligarquia para não chamar de gangue. Ele é procurado lá em Brasilia pois é o chefao da máfia política existente por lá. Quanta besteira falar isso sobre Sarney….os filhos dele falam que Ricardo Murad dar muitamoral ão forasteiro de Brasilia….Agora fala aí de Ricardo Murad sobre seus conceitos que pensava sobrqe Sarney….Agora eu qro ver.

    • Caio Hostilio disse:

      Vou lhe contar uma história que aconteceu no aeroporto de Santiago. Eu estava esperando o voo para São Paulo e derepente encontrei a juiz Sonia, que vinha de Sidney, e começamos a conversar sobre o Chile e o Maranhão. Um senhor do Paraná então entrou na conversa perguntando: “A terra do Sarney”… Na conversa perguntei se ele poderia dizer qual seria o fenomeno para a vitória do ACM Neto em Salvador e de Arthur Virgilio em Manus, ele não soube responder… No final, a Dra. Sonia lhe disse que Sarney era um político nacional e não só do Maranhão, coisa que ele teve que concardar de imediato. Eu ainda falei sobre seu projeto do código Penal brasileiro e do pacto federativo. Com isso, eu volto a pergunta a você, Por que nenhum outro brasileiro “novo ou velho”, que já passaram pelo congresso nacional e que já foram até ex-magistrados não fizeram isso? E hoje se intitulam de novo sem ter nunca ter feito nada em prol disso? Quanto a todos que falam de Sarney é por mera inveja… Chamá-lo de mafioso? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Os dois maiores escandalos da republica estão aí Mensalão e Cachoeira, cadê o nome dele? Portanto, isso vem mostrar o porquê dele ser o maior político desse país…

  2. A verdade disse:

    Caio, pq será que nunca falaram em nenhum lugar do atropelamento de uma criança por um filho de prefeito que acabou de perder a prefeitura lá pro lado das dunas e lençóis?? Coisa estranha vc não acha???

  3. fred disse:

    esqueceu de mencionar o hospital sahra que veio p sao luis e ate hoje esta.

    • Caio Hostilio disse:

      Ele trouxe o Hospital Sarah e fez a Norte/Sul, coisa que criticaram e hoje lutam para que esteja pronta o mais rápido possível, pois assim o Brasil entra no mercado internacional de vez com preço competitivo, visto que o preço cai devido a logística. Trouxe a Vale e a ferrovia de Carajás, que transformou Açailândia num pólo e o Sul do Maranhão. Todos queriam que o ferro fosse transportado por Belém, mas ele trouxe para o Maranhão.

  4. Marcos disse:

    Se alguém me perguntasse: que tipo de politico e de política predomina no Brasil? responderia numa só palavra. Sarney!
    Sarney, o grande homem do Maranhão. aliás, Estado este que não deixa a desejar a nenhum país miserável da Àfrica. lá, pelo menos, eles têm a descupa de guerras internas e independência tardia, e nós? Sarney!

    • Caio Hostilio disse:

      Você é um imbecil, que não consegue identificar se o seu nariz faz parte do seu rosto ou do seu aparelho digestivo!!! Com certeza se limita as baboseiras rasteiras e idiotas dos politiqueiros do Maranhão, que passam pelo Congresso Nacional sem apresentar sequer um projeto de lei dentro de uma área que ele diz ter passado em primeiro lugar num concurso para juiz… Isso é simplesmente ser um merda!!!

  5. Telson Dominici disse:

    Eu não quero saber de história de suas viagens que ganha de Ricardo Murad…Vc não respondeu sobre os comentários que Ricardo Murad falava de Sarney que era um vírus no Maranhão, tinha uma filha mimada que tinha um governo que era uma farsa. Todos deveriam votar com conviccoes, mas não está familia fajuntas e corrupta. Washington Macaxeira Dizia que ele coordenava uma oligarquia para não chamar de gangue. E denunciava que os Sarneys eram só esquemas de convênios e lavagens de notas de licitação. Cafeteira denunciava que todo maranhense poderia chamar Sarney de político corruptao, como podia ele ter uns dos patrimônio mais rico do Brasil e sua cidade q tanto ama ser umas das pobre do Brasil. Larga de safadeza e responde sobre esses personagens que hoje defendem esse jurassico político….Já vi q não tem coragem e larga de estoria tosca e débil….Vamos lá responde assenta de Ricardo murad….duvido.

    • Caio Hostilio disse:

      Safadeza é um cassete!!! Safadeza é de todos os maranhenses que falam do Sarney… Pois se esse Estado ainda é lembrado é graças ao Sarney. Pobre é porra nenhuma… Pobre são os babacas que ficam falando merda enquanto os que vem de fora ganham dinheiro. Veja o caso do Sul do Maranhão. Quem são os grandes produtores? Quem são os empreendedores? Quem vem comprando tudo em Açailândia que se tornará um grande pólo? Quem vem investindo no complexo do Itaqui? Imbecil, cariocas, mineiros, paulistas, catarinenses, cearenses e até piauienses, enquanto gente como você fica falando em pobreza. Babaquara, esse discurso é para idiotas como você, e os que não abrirem os olhos agora vão ver esse estado ser dominado por pessoas de outros estados, que adoram os babacas daqui. Você vive a redoma da politicalha maranhense e desconhece o que é o mercando internacional, a briga por logísticas, melhorias de infraestruturas, descobertas, mão de obra qualificada. Portanto, fica com teu pensamento de miquinho amestrado, babaquara!!!

  6. Alana Julia Medeiros disse:

    Ola caro blogueiro… Você não respondeu a pergunta do Telson sobre os pensamentos de Ricardo murad, Washington Macaxeira , Cafeteira !?. Vamos lá responda. Não gosto de política, pois cada um tem a sua opinião. Mais no dia em que em casa estudando e na época estava o programa de Roberto Fernandes e ouvinte perguntou a Ricardo murad qual era a sua opinião sobre a familia Sarney pois dizia que era uma farsa e um vírus maligno no Maranhao e agora que está ãao lado é mais um vírus . Pronto caiu a ligacao e foram para os comerciais. Sei que para responder pode até lhe comprometer, mas o que ele falava de Sarneys e Roseana era demais…Você chama alguns de canalhas então Ricardo murad se enquadra no seu conceito de canalhas, como Cafeteira e Washigton. Responde aí meu caro…porque falavam tantmal de Sarney.

    • Caio Hostilio disse:

      Minha cara, se você observar as minhas palavras e usar um pouco da inteligência, verá que a resposta está bem clara sobre isso. Não foi só Ricardo Murad, Cafeteira e Macaxeira, mas também Roberto Rocha, Rubens Pereira Junior, Flávio Dino, Humberto Coutinho, Zé Reinaldo, Marcelo Tavares e o resto, pois todos nasceram nessa tal oligarquia – que em opinião não se trata de oligarquia por um simples fato: oligarquias não são estanques. Eu não presenciei as outras por não ter vivido aqui, mas pude viver a última de sete anos, o governo José Reinaldo e Jackson Lago, cujo domínio foi totalmente dos ditos “opositores” -, Atacar Sarney sempre deu voto no Maranhão, por isso todos que passam para a oposição trata logo de atacar ou perde o discurso.O caso do Dutra, sempre se elegeu atacando Sarney, quando sarney não existir mais, o Dutra acaba. Aqui no foi condicionado que o culpado por tudo é o Sarney. Esse é o único Estado do Brasil que existe esse discurso idiota e que pessoas com formação acreditam numa balela absurda dessas. O Brasil é um país governado por três esferas, a federal, estadual e a municipal, logo no Maranhão são 218 gestores públicos escolhidos pelo povo, que recebem seus recursos constitucionais, emendas, convenios, recursos federais, icms, recursos próprios etc. A soma dos recursos dos municipios maranhenses é de 5 a 6 vezes o valor do orçamento do Estado. E minha vida é perguntar cadê esses bilhões e bilhões? Quase todos os dias MPMA e TJMA cassa um prefeito. Políticos se calam, tanto os antissarneys quanto os sarneys, você sabe por que? Por que são canalhas e sabem que dependem desses prefeitos corruptos para se reelegerem, com isso o melhor deixar culpar o Sarney que nem sabe o que estão fazendo com os recursos de cada municipio do maranhão, coisa que não é de sua obrigação e nem tampouco da governadora, que não tem a prerrogativa de fiscalizar. Aí entra o fator educação. Os índices educacionais são baixos no Maranhão… A culpa é do Sarney e da Governadora… Outra falácia!!!! Ora bolas!!! Segundo a Constituição e a LDB 9394/96, os responsáveis pela educação infantil, que tem como responsabilidade a alfabetização (um pilar primordial para vida do aluno) e o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios, que recebem mensalmente verbas altíssimas do FUDEB e do FNDE, PDDE, PDE… Aí vem uns babacas falar em creche!!! Quem tem que mudar e aprender sobre administração pública é o povo maranhense e muitos políticos idiotas que pensam que enganam a todos… A mim não enganam, pois sou formado em Administração Pública pela Esaf, com várias pós-graduações e tem aula por muitos anos na área.

  7. Valdeci disse:

    Diz o dicionário que a oligarquia é uma forma de governo em que o poder está nas mãos de poucas pessoas ou famílias. Agora pergunto. Quem dos antigos e atuais governadores, presidente e prefeitos eleitos e reeleitos em todo pais, abrem mão do comando e do controle de um poder de uma pra outra? Essa forma de governar sempre existiu e vai continuar a existir por muitos longos anos, o resto é conversa pra boi dormir. Essa é a estratégica e a lógica de todos aqueles que busca o poder. Enquanto não se faz a reforma política, vamos continuar assistindo e vendo muitos chupa-cabras batendo com a língua nos dentes, se achando o rei da ética e da moralidade política, pregando e jogando pedras pra tudo enquanto é lado dizendo que a nossa maior doença é Sarney. Muitos de seus inimigos políticos, também já sentaram o traseiro nas cadeira do Leão como: Pedro Neiva, Nunes Freire, Castelo, Luis Rocha, Zé Reinaldo e Jackson e Cia e nenhum deles mudaram assim nossa história. Agora o povo da ilha faz mais um teste drive, tomara que essa máquina não pare no meio do caminho e que não seja mais um teste de gravidade. Governar não é tão fácil e nem simples assim. Eles sabem disso.

    • Caio Hostilio disse:

      Faltou você dizer que eles governam São Luís há mais de 25 anos sem que tenham feito nada. Saiu Castelo, que é de oposição, e entra Holanda, que é de oposição, antes deles todos foram de oposição. Todas as obras foram do governo do Estado aqui na Ilha. Por outro lado, não existe oligarquia estanque, e ela se rompeu, ao menos a que vi, por sete anos, com José Reinaldo e Jackson Lago.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog