Como resolver? Se as promessas de Castelo ficaram no papel? Reunião para discutir atendimento da Região Metropolitana de São Luís ficou para o dia 30…

Publicado em   23/jul/2012
por  Caio Hostilio

Alguém em sã consciência e conhecedora do funcionamento do SUS e das responsabilidades de cada um para que o Sistema Único de Saúde funcione, acreditaria que dessa reunião sairia algum resultado positivo?

Claro que não teria resultados positivos, haja vista que a Prefeitura de São Luís, que tem a Saúde municipalizada e plena, além de receber recursos robustos para manter essa categoria, não vem cumprindo com suas responsabilidades.

São Luís mantém ainda somente dois Socorrões, hospitais de urgência e emergência, desde quando sua população era de 650 mil habitantes (ano 2000) e atualmente tem mais de 1 milhão de habitantes (ano 2012). Aumentou os repasses e não houve aplicação na rede de hospitalar.  

Na reunião de hoje (23), O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, reuniu com os secretários de Saúde Santiago Servir (São Luís), Cristina Moreira Lima (São José de Ribamar), Michelle Duarte Barroso (Alcântara)e Maurie AnneMendes Moura (Paço do Lumiar); o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; além de técnicos da SES e da Raposa, além de representantes das secretarias municipais, para discutir a regulação dos pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao final do encontro, ficou acertada uma nova reunião para a próxima segunda-feira (30), quando todos os membros da Comissão Intergestores da Região (CIR) de São Luís irão formalizar um acordo para a regulação de pacientes na rede de urgência e emergência da Região Metropolitana.

Ricardo Murad defendeu que São Luís, que é sede de macrorregião de saúde, inclua mais leitos na rede de urgência e emergência da capital, já que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) mantidas pelo governo estadual estão operando em sua capacidade máxima. “Somente no mês de junho foram mais de 68 mil atendimentos. É preciso que os pacientes sejam georeferenciados e, para tanto, é necessário que as demais unidades municipais funcionem, e não só os Socorrões I e II”, enfatizou.

O secretário estadual mostrou, em números, que asUPAs Itaqui-Bacanga, Parque Vitória e Araçagi – construídas em parceria com o governo federal – estão ultrapassando a capacidade de atendimento, assim como os serviços mantidos na Cidade Operária e no Vinhais exclusivamente com recursos estaduais. Ele também lembrou que o Estado já abriu hospitais gerais de urgência e emergência no interior – Barreirinhas, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró,Morros, Paulino Neves e Lago dos Rodrigues – que estão reduzindo a demanda para os Socorrões da capital.

Então, fica a pergunta: Cadê os recursos da Saúde de São Luís, senhor prefeito Castelo? E por que o senhor não conseguiu entregar a UPA da Zona Rural?

  Publicado em: Governo

16 Responses to Como resolver? Se as promessas de Castelo ficaram no papel? Reunião para discutir atendimento da Região Metropolitana de São Luís ficou para o dia 30…

  1. Glauber disse:

    Acórdão nº 788/2009 de Tribunal de Contas da União

    Relatório do Ministro Relator

    Trata-se da Tomada de Contas Especial decorrente do Relatório da Auditoria realizada na Prefeitura Municipal de Coroatá/MA, em cumprimento ao Plano de Auditorias do segundo semestre de 2001. Esse trabalho integrou um conjunto de auditorias realizadas em cinqüenta municípios que receberam complementação orçamentária da União no exercício de 2000, tendo por escopo aferir a aplicação dos recursos do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério ¿ Fundef.

    2. Examinados os processos de despesas custeadas com os valores advindos do mencionado Fundo, referentes ao período de 1º/01 a 31/07/2001, foram avaliados aspectos essenciais concernentes a quatro áreas: a gestão de recursos, o controle social, a questão da remuneração dos professores e a sistemática de fiscalização a cargo dos Tribunais de Contas Estaduais e dos Municípios, quando fosse o caso.

    3. Em decorrência dos achados de auditoria, foi prolatada Decisão n. 571/2002 ¿ Plenário, determinando-se a conversão dos autos de fiscalização em Tomada de Contas Especial, para as seguintes providências, além do encaminhamento de diversas determinações corretivas à Prefeitura Municipal de Coroatá/MA e ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Município:

    3.1. citação do Sr. Rômulo Augusto Trovão Moreira Lima, ex-Prefeito:

    3.1.1. individualmente, em relação à quantia de R$ 22.010,00, tendo em vista a realização de gastos, por meio da prática denominada de “Fundo Fixo”, não suficientemente comprovados;

    3.1.2. solidariamente com o Sr. Hostílio Caio Pereira da Costa, ex-Secretário Adjunto de Educação, em face:

    a) dos pagamentos indevidos verificados entre janeiro e abril de 2001 (R$ 17.026,57), tendo em vista a aplicação de recursos do Fundef fora das finalidades a que se destinavam: fretamento de aeronave; serviços de assessoria técnica; serviços de contabilidade e de manutenção dos programas afins; gastos relacionados à 1ª Jornada Pedagógica (fornecimento de alimentação aos partícipes, pagamento de serviços de sonorização/produção/divulgação durante o evento);

    • Caio Hostilio disse:

      Esse processo ainda não foi trasitado e nem julgado e a defesa comprova totalmente o cumprimento das despesas realizadas. Agora, os 73,5 milhões surrupiados por Caostelo e os bilhões e bilhões da saúde é que ele tem que dá conta!!!!

      • Fernando disse:

        Alguem tentando fazer algo para melhorar um pouco mais a questao da saude aqui na cidade e o tempo todo aparecem esses ET’s de Caostelo com conversa. Mas isso é desespero de quem vai ter que mostrar a cor desses 73,5 mi sumidos. Js esta aparecendo aos pouquinhos meu amigo. Haja carro de som se esguelando de tocar esta musica exdruxula dele (Caostelo). Dicas para vc, Futuro ex-Prefeito (se Deus quiser de Sao Luis) Joao Castelo antes de findar essa tua tragedia de governo, dia 31/12/2012:
        1. Vai terminar tua litoranea e faz uma obra descente, nao faz porcaria com asfalto vagabundo e sem esgotamento
        2. Inaugura pelo menos 2 metros desse VLT. Ja chegaram os veiculos???? Kd???
        3. Manda pintar pelo menos tua sede la na Kennedy, amplie, dê conforto aos contribuintes que te pagam, porra te sacode cara.
        4. Deixa de ser burro que esse negocio de asfaltar (asfalto fraco e com a tua gangue de laranjas produzindo, hum) as avenidas principais é mentalidade de Prefeito que subestima a inteligencia das pessoas. Entre seu cabra enrolao é para dentro dos bairros e asfalte tudo, faça esgoto. Vou te citar 03 bairros que te querem muito bem para nao dizer o contrario: Sao Francisco, Ilhinha e Liberdade. Esses 03 estao esperando esse teu asfalto e saneamento furreco que vc prometeu desde o inicio, mas pode ser, pooooodddeee ser que saia uma pontinha desse 73,5. Passe la pelas imediaçoes embaixo da Ponte Jose Sarney e veja o descaso com as ruas de la.
        Resumindo: espero e torço para que a tua taca chegue. Sera dificil para qum ja sai escondendo de arrancada 73,5.

  2. Glauber disse:

    CONCORDO SE CASTELO ROUBOU ELE TEM QUE PAGAR AGORA VOCE QUANDO PASSOU POR COROATA ANDOU FAZENDO COISAS QUE NÃOCONDIZ COM O QUE VOCE PREGA.

    • Caio Hostilio disse:

      Seja homem para debater no campo das idéias… Vamos a resposta: Se você se refere a corrupção, pode esquecer camarada, uma vez que nunca fiz parte de comissão de licitação, nunca assinei qualquer cheque ou negociei com qualquer fornecedor… Por outro lado, as minhas conta do banco do brasil é a mesma desde aquela época e pode ser aberta a qualquer momento – lá tem é o débito do meu cheque especial. Patrimônio? Não possuo nenhum, apenas minhas roupas e nem faço questão de possuí-los, pois não me prendo nas coisas terrestres, principalmente porque daqui não se leva nada. Portanto, você se equivoca completamente. Minha vida profissional não se resume a Prefeitura de Coroatá. Camarada chefiei setores de suprimento de grandes órgãos públicos federais, tais como CNPq, Eletronorte, Ministério dos Transportes, Fundação das Pioneiras Sociais. Na iniciativa privada, em grandes empresas, como Irfasa (quando da construção do Banco Central), Coopadef… Nunca fui envolvido em falcatruas… Esse processo de Coroatá se baseou no artigo 71 da LDB 9394/96, que não aceitou os custos de uma semana pedagógica realizada para todos os professores da rede daquele município e houve o evento, as provas são cabais, porém a CGU não acatou como sendo uma despesa com verba do Fundef, coisa que ainda não foi julgado. Não houve desvio de recurso público, mas sim desvio de finalidade com objetivo público. Não confunda.

  3. Glauber disse:

    MEU CARO NÃO ESTOU CONFUNDINDO SO QUE CONTRA FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS!

    • Caio Hostilio disse:

      Que fatos? Você quer dizer que eu roubei? É isso? Para mim o camarada tem que ser direto e franco. Já que você tem toda certeza disso, faça o seguinte. Primeiro seja homem para se identificar mesmo como vou completar minha identificação agora para você fazer total pesquisa e assumir de fato. Nome: Hostilio Caio Pereira da Costa – CPF 185.207.741-72 – telefone (98) 96025511 – Vá até a Justiça Federal e veja se existe alguma condenação contra minha pessoa… consulte com o número do meu cpf se tem condenações por desvio de dinheiro público, roubo de dinheiro, falta de cumprimento com minhas obrigações como cidadão pagador dos meus impostos… Faça uma devaça… Agora, se identifique, se homem o bataste… Vamos ver se tens coragem para encarar frente a frente um desafio desses… meu email é hostiliocaio@hotmail.com

  4. Glauber disse:

    OK GLAUBER PEREIRA DUARTE CPF 023165789-11 TEL 88419856

    • Caio Hostilio disse:

      Você é um canalha mesmo… O seu número não existe… Veja o quanto não és homem… Não passa de um merda pago para fazer comentários em blogs defendendo corruptos… Aqui seus comentários não serão mais liberados.

      • Fernando disse:

        Esse CPF dele nao existe. É um cu de galinha. Ja pesquisei aqui. Se ele for homem e colocar o CPF verdadeiro eu vasculho ele pra vc meu amigo. Nao libere mais os comentarios desta pobre alma sofrida com doutorado em ignorancia plena

  5. James disse:

    valentão

    • Caio Hostilio disse:

      Eu? Valentão é aquele que pega o dinheiro da saúde e não usa na saúde da coletividade, deixando por anos e anos em dois socorrões…

  6. analista da saude disse:

    Caio,O sistema municipal de saude da capital est’a obsoleto desde o governo Jackson, tendo passado pelo de Tadeu Palacio j’a decadente principalmente por serem medicos e entrado em estado de choque para nao ser diferente da administracao caostelista. Todos estao bem aquinhoados com seus recentes e antigos patrimonios alguns antes em decadencias, inclusive fechando suas portas nos suprimentos de soros fisiologicos e na desativacao das suites de ar condicionados at’e entao criacao sui generis de gado em nosso estado. Como estao hoje? Logico de vento em popa, e seu maior aproveitador com o luxo de declarar no TRE mais de 20 milhoes de ativos. Como conseguem isso? O outro se lava com os combustiveis acumulados nesses anos de gestao nos deixando ou deixando como legdo para os mais jovens que vale a pena ser prefeito, pena que o seu Tadeu nao tenha sido tao honesto quanto o Caostelo ao declarar somente o troco de 800 mil reais.
    Voltando a saude a grande realidade decorre de ser municipalizada e isso implica em assumir as prerrogativas que a lei 8080 estabelece, mas principalmente as responsabilidades dela decorrente.
    Quando assumiu as responsabilidades do atendimento aos demais municipes do estado, naquilo em que cada um dos 216 municipios nao disponibiliza para sua populacao, veio em seu teto global o correspondente valor para cobrir esses servicos.Todos os meses esses valores caem antecipadamente no Fundo Municipal de Saude de Sao Luis, gestao castelista e corresponde a 63% do total que recebe e infelizmente disponibiliza essa merda de atendimento pra nossos municipes que em sua maioria se recusam a vir pra sao luis criando um custo adicional para as demais administracoes, elevando dessa maneira as despesas municipais. Ainda usam como pano de fundo que a falta de atendimento para a pop. de sao luis e decorrente do excesso de pacientes do interior.
    C
    Sugiro ao Secretario de Saude do Estado que ‘e um dos responsaveis pelo SUS/Ma que em conjunto com o Ministerio Publico Federal/Estadual/Ministerio da Saude COnselho Nacional e o Conselho Estadual de Saude, avaliarem essas recusas e justificativas pelo nao atendimento e colocarem em pratos limpos toda essa celeuma.

    • Caio Hostilio disse:

      Já passou da hora, pois o Jackson Lago sempre usou do discurso da procissão de ambulância como pano de fundo para enganar todos os maranhenses… Essa canalhice se estendeu por todos os outros prefeitos de São Luís e piorou com o Caostelo, que ainda blefou com a história do SAMU… O povo precisa saber de tudo isso e essa é a hora, que apareça um candidato corajoso e diga a verdade.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog