Caramba!!! É muita gente de fora… Ministério Público Eleitoral impugna seis candidaturas em Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Rosário

Publicado em   12/jul/2012
por  Caio Hostilio

Dos seis candidatos impugnados, quatro tiveram prestações de contas rejeitadas pelo TCE

Os promotores de Justiça Eleitoral, Benedito de Jesus Nascimento Neto (50ª Zona) e Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça (18ª Zona) ajuizaram, em 10 de julho, seis ações de impugnação contra candidatos às eleições deste ano nos municípios de Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Rosário.

As ações ajuizadas referem-se aos candidatos a vereador de Presidente Vargas, Idaci Sampaio Portela, Benedito Bezerra Frazão e Junaya Bezerra Frazão, além dos candidatos a vice-prefeito José Bezerra Silva e Ivaldo Rodrigues Cruz. O candidato a vereador de Rosário, José Maria Pedrosa Lopes Filho, também foi impugnado.

O caso mais grave que motivou a impugnação é o de Ivaldo Rodrigues da Cruz, candidato a vice prefeito de Nina Rodrigues, pela coligação “Unidos Venceremos”, formada pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), PT (Partido dos Trabalhadores), PRB (Partido Republicano Brasileiro), PMN (Partido da Mobilização Nacional), PDT (Partido Democrático Trabalhista Brasileiro), e PR (Partido da República).

Ex-prefeito de Nina Rodrigues, o candidato teve as prestações de contas do município referentes aos exercícios financeiros de 1993 e 1996 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), quando administrava o município.

O candidato a vice-prefeito de Prefeito Vargas, José Bezerra da Silva, conhecido como Zuza, da coligação “Forte é o Povo1”, constituída pelo PDT, PSC (Partido  Social Cristão) e PHS (Partido Humanista da Solidariedade), teve a candidatura impugnada pelo MPE, por não ter comprovado sua desincompatibilização dos cargos de secretário de Administração e de presidente do Fundo de Aposentadorias e Pensões daquele município (Fapen).

CANDIDATOS A VEREADOR

Entre os candidatos a vereador impugnados pelo MPE está Idaci Sampaio Portela, conhecida como Bida, também da coligação Frente Popular 1. Ela foi ex-presidente da Câmara Municipal de Presidente Vargas e teve a prestação de contas do órgão relativas ao exercício financeiro de 2001 rejeitada pelo TCE.

O candidato a vereador de Presidente Vargas, Benedito Bezerra Frazão é da coligação União e Liberdade, composta pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), PC do B (Partido Comunista do Brasil), PV (Partido Verde), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PPS (Partido Popular Socialista).

Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Vargas e teve a prestação das contas referentes ao exercício financeiro de 2001 rejeitadas pelo TCE.

A rejeição, pelo TCE, da prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2001 foi a justificativa que levou a Promotora de Justiça Eleitoral da 18ª Zona, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, a impugnar a candidatura do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rosário, José Maria Pedrosa Lopes Filho, ao cargo de vereador.

O parentesco foi a razão que levou o MPE a impugnar a candidatura de Junaya Bezerra Frazão, filha do atual vice-prefeito de Presidente Vargas, Arnaldo Luna de Sousa, que assumiu o mandato de prefeito, em virtude do afastamento, por um dia, do prefeito do município, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho, determinada por decisão judicial.

O caso da candidata Junaya Bezerra Frazão é fundamentado no artigo 14, da Constituição. O artigo versa que, entre outras coisas, cônjuges e parentes consanguíneos até o segundo grau de prefeitos ou seus substitutos dentro dos seis meses anteriores à eleição, são inelegíveis.

Os municípios de Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Rosário estão localizados, respectivamente, a156 Km, 184Km e70 Kmde São Luís.

  Publicado em: Governo

10 Responses to Caramba!!! É muita gente de fora… Ministério Público Eleitoral impugna seis candidaturas em Presidente Vargas, Nina Rodrigues e Rosário

  1. Fernando disse:

    AVE MARIA, EITA EXEMPLO DE HONESTIDADE DESSES CAMARADAS. MEU AMIGO QUANTAS VASSOURAS MAIS SERÁ QUE O MPE VAI PRECISAR MAIS PARA VARRER ESSA VERGONHA MISERÁVEL DESSES QUE SE DIZEM SER “REPRESENTANTES” DO POVO. EU COMPRO LA NO SUPERMERCADO E COM CPF NA NOTA, PORQUE O MEU, ASSIM COMO O SEU, GRAÇAS A DEUS, ESTA LIMPINHO DA SILVA. UMA FALTA TREMENDA DE VERGONHA ISSO.

  2. ANA PAULA SALES disse:

    É a certeza da cassação da governadora Roseana Sarney, assume provisoriamente Arnaldo como governador e Ricardo Murad, presidente.

    • Caio Hostilio disse:

      Cassação? Mas que cassação? Quem falou em cassação nessa história? Procurem aprender fazer leitura politica antes de tecer comentários….

  3. BRUNO CABREIRA NETO disse:

    Se fosse apenas por vontade popular, figuras impudicas, torpes, sórdidas e antipáticas como José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Collor, Renan Calheiros já estariam fora do Congresso e da política há muito tempo por decisão da maioria soberana da população brasileira. Algo inconteste.
    Pena que vivemos em um país onde a juventude não é mais a mesma.
    Não obstante, é latente o sentimento de repulsa/revolta na sociedade que de tão enojada, não aguenta tanta corrupção enraizada nos poderes, a mesma sociedade que também repudia as relações espúrias entre políticos, não concorda em ver o dinheiro público ser desviado para o enriquecimento ilícito de alguns enquanto tantos outros passam fome.
    Um asco. Um antro de ilicitudes. E tudo isso só tem piorado, com nosso “aval” (já que o elegemos) e nossa leniência (já que o deixamos permanecerem).
    Até quando?
    Os nomes citados acima representam tudo isso, isto é, o que há de mais imundo e putrefato no mundo da política. Sem uma reação de todos nós, estes ‘dinossauros’ devem permanecer ativos nesse ramo por muito tempo. Então Fora Sarney, Fora Maluf, Fora Collor…!!! Fora de nossas vidas!!!

  4. Clodoaldo Alvarenga Neto disse:

    “Cassar Demóstenes Torres, pelo conjunto ‘Escultural’ da obra é como fazer barba e cabelo, já o Bigode (Sarney) esse continua lá “Intocável”! Do twitter do jornalista Ricardo Boechat, da Band.

  5. Milton Calado disse:

    Meu caro John,
    O que veio dizer a Senhora Fortes sobre a refinaria do Maranhão, não foi surpresa para quantos acompanham a conjuntura econômica mundial. A refinaria a ser implantada no Maranhão se destinará a produção de óleo fino e nafta, basicamente, para o mercado europeu. Ora, a instalação de uma refinaria assim como de uma siderúrgica, depende de inúmeros fatores, mas, principalmente do mercado. Considerando o atual cenário econômico mundial, é natural que a Petrobras reveja seus projetos afim de adequá-los à conjuntura do mercado. Nunca se duvidou da implantação da Refinaria Premium, no Maranhão. O que sempre se criticou foi da forma em que se politizava um assunto, que é mais de natureza técnica e econômica do que política. A Petrobras sempre disse que a Refinaria do Maranhão só poderia entrar em operação por volta de 2020. O Ministro Lobão é que insistia em pregar que a Refinaria entraria em funcionamento em 2013. O antigo presidente da Petrobras, Sr. Gabrielli, dizia que “Refinaria não é algo que possa ser começado e concluído do dia para a noite”. Em outra declaração , explicava: “o projeto técnico da obra demora cerca de dois anos para ser feito e a obra de sete a oito anos” (logo a refinaria só estaria pronta em 2020). Por outro lado, a Petrobras nunca foi clara sobre o projeto. Nunca deu acesso a números, volumes, valores, datas, prazos, o cronograma da implantação da refinaria, enfim, a refinaria sempre foi, para nós maranhenses, uma caixa preta.. Assim, as palavras da Senhora Graça Foster, não é nenhuma surpresa e nem diferente do que dizia o então Presidente Gabrielli. O que difere é o sofisma que ela usa ““A refinaria é importante para nós, acreditamos em sua viabilidade e devemos demonstrá-la”. Ora, ora ….Um abç do Milton Calado

    • Caio Hostilio disse:

      Acho que estão politizando um assunto que deve ser debatido na área economica e de mercado internacional, haja vista que querem fazer crer que houve falta de responsabilidade, quando é preciso conhecer de logística, mercado internacional e, principalmente, da exploração de petroleo em águas profundas… Sem conhecimento desses fatores, o assunto cai no senso comum e na mediocridade…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog