Política, politicalha…. Hoje, você consegue diferenciar?

Publicado em   04/nov/2011
por  Caio Hostilio

Rui Barbosa com certeza não saberia diferenciar os hipócritas, mas deixou sua opinião perfeita….

A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento. Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que seus consoantes. Quem lhe dará o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último sim, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa. Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

Vereadora renúncia mandato em Montes Altos

A vereadora Diana Viana Bastos Ferraz (PV), eleita para a legislatura 2009-2012, no município de Montes Altos, resolveu renunciar na última quinta-feira (3) o mandato eletivo. De acordo com a “declaração de renúncia de mandato eletivo”, Diana Bastos Ferraz justifica apenas que decidiu renunciar o mandato eletivo “por motivos de força maior”. Será que a vereadora tomou consciência de que é injusto o povo pagar para que um vereador trabalhe um dia por semana? Se foi a vereadora está de parabéns!!!

Marcelo Tavares depois de dar posse a Roseana, ganhou de João Alberto alguns dias como governador do Maranhão!!!

Numa conversa, hoje, no comitê de imprensa de Assembléia Legislativa, com o jornalista Robert Lobato, ele disse-me que vinha ele no ônibus e passou a refletir sobre essas conversas de substituição da governadora Roseana e que tinha lembrado que Marcelo Tavares também assumiu o governo em lugar de João Alberto e que fez uma viagem como governador em exercício a Imperatriz, para verificar a obra da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins… Levou a tiracolo o deputado “comunista” Rubens Junior. O interessante em tudo isso, é que Marcelo Tavares recebeu essa recompensa por ter seguido o ritual direitinho de dar posse a Roseana no lugar de Jackson Lago. O certo é que o ex-governador ficou ainda mais sorumbático com os Tavares por essa atitude, pois a viu como uma traição… Este acontecido deixou a maioria esmagadora da oposição chateada com Marcelo. Diante do fato, cabe alguns questionamentos: Marcelo Tavares seguiu todo ritual, coisa que poderia ser feita por qualquer um dos outros 41 parlamentares, sabendo que ganharia essa estadia no governo do Estado e, assim, entrar para a história como um dos governadores do Estado? E agora Dutra? Vamos ver se você tem coragem para berrar da tribuna da Câmara dos Deputados esse fato da história do Maranhão? Vamos lá!!! Ah!!! Como a história traz coisas que mostram tantas hipocrisias!!!!

Nada como ter a caneta da mão!!!

O governador do Maranhão em exercício, Jamil Gedeon, sancionou nesta sexta-feira (4) quatro leis complementares de iniciativas do Poder Judiciário, voltadas para a melhoria dos serviços prestados pela Justiça estadual à população e em benefício aos servidores.  As quatro novas leis se originaram de projetos encaminhados em setembro passado à Assembléia Legislativa (AL/MA) pelo próprio Jamil Gedeon, ocupando o cargo de presidente do TJMA. Afastado temporariamente da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o desembargador assumiu interinamente na última quarta-feira (2) o cargo de governador, que ocupará até a próxima segunda-feira (7). Como seria bom se toda categoria pudesse governar por um dia apenas!!!

 Definitivamente, o PSB do Maranhão virou casa da mãe Joana!!!

A ausência do deputado federal Ribamar Alves e do ex-deputado Roberto Rocha, no encontro do partido, sábado passado, na Assembléia Legislativa, deu-se pelo motivo deles já terem ingressado com um processo contra o fadado encontro, na Executiva Nacional da legenda. Depois da patacoada para deixar o Diretório Estadual sob o comando dos Tavares, cuja manobra foi totalmente antiética e antidemocrática, visto que os Tavares e seus cupinchas esperaram que os históricos e demais filiados saíssem para almoçar, seguindo a programação, escolheram os membros do Diretório a dedo, ou seja, formada apenas por todos os Tavares nos melhores cargos e os seus cupinchas nos intermediários. Os históricos do partido já estão ingressando com um processo para anulação do encontro. No processo tem todos os filmes que comprovam a manobra imoral praticada. Caso a Executiva Nacional agisse corretamente, muitos seriam expulsos do partido, principalmente se olharem as filmagens!!!

  Publicado em: Governo

6 comentários para Política, politicalha…. Hoje, você consegue diferenciar?

  1. Inácio mello disse:

    Meu Deus caro blogueiro, procure se tratar…vc só sabe criticar os tavares…mais nunca falaram mal de Roseana, apenas batem no governo e seu patrão Ricardo desejou até a amorte dela…Quem virou casa de mãe Joana foi o governo sem comando e ninguém sabe o porque de tanta troca de pessoas…fale aí sobre isso…só vc mesmo acredita em suas postagens….ridiculos seus comentários despudorados…procure o que fazer em vez de vomitar besteiras.

  2. […] resposta, para que os falsos moralistas deixem de ser canalhas e assumam suas personalidades “ Política, politicalha…. Hoje, você consegue diferenciar?”. O bom de tudo isso é que Rui Barbosa era […]

  3. […] Publicado em 04 de novembro de 2011 “Política, politicalha… Hoje, você consegue diferenciar?” […]

  4. […] Publicado em 04 de novembro de 2011 “Política, politicalha… Hoje, você consegue diferenciar?” […]

  5. […] isso volto ao texto “Política, politicalha…. Hoje, você consegue diferenciar?”, publicado no dia 04 de novembro de […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos