Aos acadêmicos de medicina da UFMA

Publicado em   13/jun/2011
por  Caio Hostilio

Cursos de Medicina: sobra quantidade, falta qualidade

O Brasil tem o maior número de escolas médicas do mundo. E nenhum controle sobre elas

Por Aureliano Biancarelli da revista Fórum

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de escolas médicas. Só perde para a Índia. Em relação à população, ganha de todos – a Índia tem 1,2 bilhão de habitantes e 272 escolas, o Brasil tem 190 milhões de pessoas e 175 faculdades de Medicina. A China conta com 150 escolas e 1,35 bilhão de habitantes. Estamos na frente até mesmo dos EUA, que têm 130 faculdades de Medicina para cerca de 300 milhões de pessoas. Na fila do Ministério da Educação (MEC), estão outras 50 escolas aguardando sinal verde para funcionar.

O que poderia ser motivo de orgulho nacional virou vergonha e preocupação, além de sério risco para a saúde das pessoas. No último exame feito pelo Conselho Regional de Medicina paulista (Cremesp) para os graduandos paulistas, 55,94% não passaram pelos critérios mínimos para o exercício da profissão. Parte dos que se recusaram a fazer o exame certamente teria um desempenho pior. E se a prova fosse estendida a todo o Brasil, os resultados seriam com certeza ainda mais desastrosos.

Como as escolas não costumam reprovar alunos – especialmente no último ano – todos os graduandos já estão com seus diplomas na mão, inscrição nos conselhos regionais de medicina e com certeza atendendo pacientes.

 “O médico não se forma com competência mínima”

O Brasil se encontra hoje como os EUA estavam cem anos atrás, com excesso de escolas e nenhum controle sobre elas. O governo criou uma comissão chefiada por Abraham Flexner (1855-1959) para visitar e elaborar um relatório sobre as 155 faculdades que à época existiam nos EUA e no Canadá. O relatório levou ao fechamento de muitas delas e convenceu governo e a sociedade sobre a necessidade de financiar e monitorar as melhores instituições. Nas conclusões, Flexner escreveu: “As escolas médicas eram essencialmente iniciativas privadas cujo espírito e objetivo eram gerar dinheiro… Um homem que pagasse suas mensalidades, assim, praticamente tinha seu título assegurado, assistisse ele ou não às aulas.”

Ao longo de sete anos, de 1991 e 1997, a Cinaem, uma comissão representativa de instituições médicas e de ensino de todo o Brasil, fez um minucioso diagnóstico das escolas de Medicina do país. Traçou o perfil dos alunos e professores, avaliou as instalações e o cumprimento do currículo. Em 1997, a comissão concluiu o relatório com uma frase curta e preocupante: “O médico não se forma com a competência mínima para atender às demandas da população”.

 “Um exame no final do curso prejudica as escolas mais fracas, que têm o ciclo prático muito precário, e que leva o estudante a se preocupar mais com a teoria do que com o aprendizado na vivência com o paciente”, diz Avelino Zacarias, 24 anos, um dos representantes do sexto ano na atual turma da Unifesp, e que não fará o exame. Na sua opinião, o exame poderia ser realizado em três momentos: ao final do segundo ano, quando termina o ciclo básico; no final do quarto, com o fim da fase clínica; e no término do quinto, quando se está na fase profissionalizante.

Agora, reflitam!!!!

  Publicado em: Governo

58 Responses to Aos acadêmicos de medicina da UFMA

  1. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    COBRE AGORA CAIO, VC DIZ QUE CRITICA O GOVERNO, CADÊ!!!!
    Há quase um ano, mais precisamente no dia 29 de julho do ano passado, o ex-secretário estadual de Educação, professor Anselmo Raposo, anunciou a transformação do antigo prédio do Colégio Marista, localizado no centro de São Luís, entre as ruas do Outeiro e Oswaldo Cruz, no Centro de Ensino Médio em Tempo Integral do Maranhão (Procentro) Marcelino Champagnat, com o início de suas atividades marcado para fevereiro deste ano. Anselmo Raposo foi exonerado do cargo no dia 11 do mês de novembro de 2010, e a nova gestão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) não conseguiu cumprir o prazo estabelecido, não havendo sequer previsão de quando as atividades da escola deverão ser iniciadas.

    A ideia de transformar o prédio do antigo Colégio Marista em escola da rede de ensino estadual nasceu ainda no governo Jackson Lago, tendo ele, no mês de dezembro de 2008, assinado os documentos de aquisição do local. O objetivo seria criar um centro de ensino experimental, também em tempo integral, e deveria se chamar Colégio Maranhense São Marcelino Champagnat, com previsão de início das atividades para 2009, mesmo ano em que o governador Jackson Lago foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) numa ação movida pela coligação da governadora Roseana Sarney.

    No dia 29 de julho do ano passado, dois anos após a aquisição do prédio pelo governador Jackson Lago, o ex-secretário Anselmo Raposo apresentou o projeto de reforma do local e a criação do Centro de Ensino Médio em Tempo Integral do Maranhão (Procentro) Marcelino Champagnat, nome parecido com o pensado pela gestão anterior. Anselmo Raposo também anunciou que as atividades deveriam ter início em fevereiro de 2011.

    Segundo disse o ex-secretário Anselmo Raposo, no dia 29 de julho, o Procentro teria como foco a formação de jovens para ingresso nas instituições públicas de ensino superior, formação profissionalizante, visando à preparação para o mercado de trabalho e formar jovens com visão empreendedora. O prédio abrigaria ainda o Centro de Formação de Professores e o primeiro Instituto Público de Idiomas, com oferta de Espanhol, Francês e Inglês.

    A escola atenderia inicialmente 500 alunos do Ensino Médio Integral e 740 do Instituto Público de Idiomas, já incluindo a comunidade. O prédio iria disponibilizar 24 salas de aulas temáticas, biblioteca, laboratórios de biologia, física, química, matemática, informática e línguas. Anselmo Raposo ressaltou, durante a apresentação do projeto, que seria oferecido ainda estacionamento, pista de atletismo e 64 mil carteiras para todas as escolas públicas do estado, de alta qualidade e padrão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como a modernização do auditório do antigo Marista; porém, preservando seus traços originais.

    No mês de setembro, do ano passado, o ex-secretário Anselmo Raposo assinou a ordem de serviço para o início das obras, com valor estipulado em R$ 954.989,98 e prazo de noventa dias para serem concluídas. Os trabalhos de reforma foram começados no mês de outubro e deveriam ter sido concluídos em dezembro de 2010.

  2. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    SO SABE CRITICAR, PORQUE NÃO POSTA ISSO…SEI QUE BABAS ROSEANA, MAIS SE CASTELO TE PAGASSE VC DEFENDERIA-O.
    O prefeito de São Luís, João Castelo, acompanhou, na manhã deste sábado (11), o início dos serviços de revitalização do pavimento do primeiro trecho da avenida Daniel de La Touche, que compreende o semáforo próximo à avenida Mário Andreazza até o retorno do Caolho, na avenida dos Holandeses. A via está, parcialmente, interditada no horário de 7h às 16h até esta segunda-feira (13) para as intervenções .

    As obras fazem parte do Plano Macro de Revitalização das Avenidas de São Luís, orçado em R$ 37,5 milhões, que contemplará ao todo 144,8 km de vias. O programa está sendo executado com recursos municipais e beneficiará 58 bairros da capital com a recuperação asfáltica de 848 vias, entre ruas e avenidas de São Luís.

    Acompanhado dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas; de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz, e de outros auxiliares de governo, João Castelo ressaltou que, com o trabalho intenso de revitalização, a capital maranhense terá avenidas mais trafegáveis em sete meses. “Intensificamos os serviços na malha viária de São Luís, que será toda transformada com a aplicação de um asfalto de qualidade para que a população possa trafegar com mais tranquilidade”, assegurou João Castelo.

    Ao acompanhar e vistoriar os primeiros serviços, João Castelo cumprimentou motoristas e os comerciantes dos estabelecimentos onde as obras acontecem, no Cohajap. O prefeito solicitou, ainda, que a população compreenda as intervenções feitas no trânsito para a execução dos serviços. “Precisamos trabalhar de manhã, tarde e noite para intensificar os serviços”, frisou.

    “Os transtornos serão inevitáveis, por isso pedimos a compreensão da nossa população para que possamos fazer um serviço bem feito e entregar a todos um asfalto de qualidade”, ressaltou Castelo.

    • admin disse:

      Esse papo de Frango já escutei demais… Não preciso de apoio financeiro de João Castelo para calar a minha boca.

  3. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    ISSO QUE O POVO TEM QUE SABER…VEJA SÓ E VC NADA POSTA.
    O prefeito de São Luís, João Castelo, lançou, nesta quinta-feira (09), na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), o Programa Leite na Escola, custeado inteiramente com recursos municipais, beneficiando mais de cem mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino que frequentam regularmente as salas de aula. O projeto será executado em uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Alimentar (Semsa) e de Educação (Semed).

    A principal meta do Programa é reduzir a evasão escolar e proporcionar aos alunos das escolas municipais uma alimentação nutritiva e saudável. O estudante que tiver três faltas durante o mês ficará impossibilitado de receber o complemento alimentar, caso não justifique a ausência. A medida visa incentivá-lo a não perder aulas. A Semsa também disponibilizará nutricionistas que irão às escolas para orientar os pais sobre a utilização correta do leite entre os alunos.

    Numa solenidade bastante concorrida, Castelo destacou, em seu discurso, o Programa Leite na Escola como um dos mais importantes do seu governo. “Hoje é um dia muito feliz na minha vida. O Programa do Leite é um estímulo para crianças e adolescentes frequentarem a escola. Criança bem alimentada tem mente aberta e, consequentemente, um aprendizado melhor”, frisou.

    Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, João Castelo disse que uma das marcas das suas administrações sempre foi a implantação de programas sociais. “Nossa prioridade é a criatura humana e tudo que fazemos é em função dela”, enfatizou Castelo ao explicar o processo de implementação do Programa Leite na Escola. “Não fizemos antes porque estávamos estruturando e equacionando os recursos”, assinalou o prefeito.

    O prefeito anunciou ainda que as creches conveniadas à Prefeitura de São Luís foram incluídas no Programa Leite na Escola, beneficiando uma faixa de mais 11 mil crianças. “Nessa idade de formação, elas precisam de uma boa alimentação, fundamental para o seu desenvolvimento. Dessa forma, peço aos professores que tratem o programa com muita atenção e interesse”, conclamou Castelo ao afirmar que tem cumprido, “passo a passo, de maneira equilibrada e levando em conta a capacidade financeira da Prefeitura”, o programa de governo apresentado em campanha.

    Estiveram presentes ao lançamento do Programa os vereadores José Joaquim (PSDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Vieira Lima e o suplente João Batista Matos, ambos do PPS, Francisco Chaguinhas (PRP), Barbosa Lages (PDT), Silvino Abreu (PMN) e Armando Costa (PSDC), o diretor da Eggem, Paulo César Rodrigues, além de secretários municipais, pais de alunos, imprensa e lideranças comunitárias.

    Na solenidade, houve a apresentação do grupo de tambor de crioula da escola Castelo Branco, que faz parte do projeto ‘Minha Escola tem Tambor de Crioula’. Em seguida, flores foram entregues à primeira-dama Gardênia Gonçalves e à secretária municipal de Educação, Sueli Tonial.

    Distribuição por núcleos

    O Programa do Leite alcançará toda a Rede Municipal de Ensino da capital maranhense. A distribuição de um 1kg de leite (dois pacotes de 500g) em pó integral instantâneo será mensal para cada aluno, devidamente matriculado e assíduo às aulas.

    O leite é composto de 13 vitaminas, ferro, cobre, iodo, zinco, magnésio, flúor, selênio, fósforo e lecitina de soja. A distribuição iniciará na próxima segunda-feira (13) e beneficiará, ao todo, 104 mil alunos.

    Os titulares da Semsa, Frank Matos, e da Semed, Sueli Tonial, estiverem presentes ao lançamento, além de outros secretários e auxiliares de governo da Prefeitura de São Luís. A MilkVita foi a empresa vencedora da licitação, cujo contrato para o fornecimento do leite em pó integral está orçado em R$ 18.427.500,00.

    Segundo Frank Matos, por determinação do prefeito João Castelo, o Programa Leite na Escola também será estendido para as 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, beneficiando mais 11 mil crianças.

    “É um momento auspicioso o lançamento deste programa, que foi um mote de campanha do prefeito João Castelo e hoje se torna realidade. O leite que nós distribuiremos é especial e não se encontra em supermercado devido aos seus mais de dez nutrientes, além de mais de 13 vitaminas, que ajudam a fortalecer a criança e também a combater a desnutrição”, revelou.

    A distribuição do leite em pó integral será dividida por núcleos, beneficiando alunos das escolas municipais localizadas nas regiões urbana e rural de São Luís, num total de 89.112 estudantes da Rede de Ensino. Serão sete núcleos educacionais, sendo seis localizados na região urbana e um núcleo na Zona Rural da capital, compreendendo um total de 91 escolas e 58 anexos, além das 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, o que totalizará 104 mil estudantes beneficiados.

    Para Sueli Tonial, este será um dos programas mais importantes da gestão do prefeito João Castelo, uma vez que beneficiará não apenas os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, mas também todas as famílias desses estudantes. “É um programa que terá um grande alcance social e estimulará a presença dos alunos em sala de aula, além disso, contribuirá para que o aluno tenha uma alimentação rica em nutrientes”, afirmou.

    Falando em nome das mães presentes, Ana Cristina Maciel, que recebeu de forma simbólica um pacote de leite, agradeceu à Prefeitura de São Luís pela concretização do programa. “Estamos muito felizes, somos gratos ao prefeito João Castelo, uma vez que essa iniciativa ajudará bastante na alimentação dos nossos filhos e no seu aprendizado na escola”, declarou.

    A recepcionista Isabela Rocha, 26 anos, mãe da aluna Iasmin Rocha, seis anos, estudante da creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, que também recebeu de forma simbólica um pacote de leite, elogiou a implantação do programa. “O leite é um alimento fundamental para o crescimento da criança e, como hoje o seu preço está um pouco elevado, às vezes não temos condição de comprá-lo. Por isso vale exaltar a iniciativa do prefeito João Castelo”, enfatizou.

    • admin disse:

      Não perco tempo com divulgações que não traz nada de benefício ao povo, apenas mais uma propaganda de um soneca….

  4. BRUNO DE VALOIS FREIRE disse:

    ACORDA ROSENGANA
    Quando não com solicitações de emprego, o facebook do secretário de Saúde Ricardo Murad é utilizada como uma espécie de central de reclamações. Numa visita rápida a pagina de Ricardo na rede social é possível ver uma série de cobranças ao titular de SES. A internauta Dilze Braga Rodrigues pergunta quando será entregue a UPA de Imperatriz. Já uma pessoa que se identifica como Celia Lima pede para Ricardo acordar. Na verdade quem deve acordar mesmo é a governadora Roseana Sarney, que faz um governo sonolento, retrógrado e de paralisia.

    • admin disse:

      Para piorar a situação, não tem médico comprometido com a saúde do povo e assim o dinheiro do SUS só serve para alugar CRMs.

  5. Jama Quincey disse:

    Good notions going to implement all these imminently.

  6. Thanks for today’s post, honestly, can you sign up as a author for wikipedia because the current stuff submitted there for our hobby is quite frankly next to useless. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  7. Thank you for today’s post, honestly, can you sign up as a topic author for wikipedia because the current entries in there for our interest is quite frankly next to useless. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  8. Fun post, I surprisingly benefited from glossing over it, keep up all the hard thoughts.

  9. Amazing contribution,In my opinion you’ve certainly started a site I want to come back to on the regular basis. Thanks a lot.

  10. Lynelle Dula disse:

    Given that 60 Minutes Program I would reckon Armstrong is doing the perp walk soon.

  11. Chia Gimenez disse:

    I cant say Im in complete accordance, thanks for taking the time to write it down

  12. Incredible piece,I feel you have undoubtedly built up a web site I need to return to daily. Great stuff.

  13. Lovely ideas, many thanks for making the effort to put your ideas down

  14. Josette Routt disse:

    Thanks for the post, seriously, can you become a topic contributor for wikipedia because the current stuff submitted there for our hobby is quite frankly garbage. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  15. Incredible guide,There’s no doubt that you have emphatically assembled a web site I have to check back on frequently. Thank you.

  16. After watching that episode of 60 Minutes I bet Lance Armstrong is going down.

  17. Royce Laury disse:

    There’s no doubt that this wedding is one of the best things to happen of the 2000s. Best wishes to the happy couple and any body that doesn’t agree is a republican.

  18. Fun post, I genuinely enjoyed glossing over it, keep doing the hard efforts.

  19. Kristyn Pacho disse:

    I don’t agree with it, kudos to you for having the initiave to put your ideas down

  20. Dani Connard disse:

    I really like this post!

  21. Hanna Marx disse:

    I can’t help but think that this wedding will be one of the best things to happen of the recent years. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a misery.

  22. Rubye Lecates disse:

    Great page, I actually had a good time reading it, keep up the good thoughts.

  23. Lovely ideas, thanks to whoever thought of it and for making the effort to throw it up

  24. Enjoyable feature, I surprisingly enjoyed reading it, keep doing the hard thoughts.

  25. Lovely ideas, thanks are in order for making the effort to put your ideas down

  26. Many thanks for your entry, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  27. I can’t say I completely agree, thanks are in order for taking the time to come up with it

  28. Ever since CBS’s Sixty Minutes program I be sure Lance is doing the perp walk soon.

  29. Thanks for your entry, seriously, can you sign up as a topic contributor for wikipedia because the current stuff submitted there for our interest is frankly drivel. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  30. Tracy Bucke disse:

    Fun page, I surprisingly had a good time glossing over it, keep up the good writing.

  31. Thank you for today’s post, seriously, can you become a writer for wikipedia because the current pages in there for our interest is frankly garbage. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  32. Dorla Varano disse:

    Lovely piece, thanks to whoever thought of it and for taking the time to throw it up

  33. Shala Tittle disse:

    Nice page,I do think you could have without a doubt constructed a web site I have to come back to regularly. Keep it up.

  34. I def digg this post.

  35. Fun article, I genuinely enjoyed glossing over it, keep up the hard writing.

  36. Heide Kaber disse:

    Thank you for your post, seriously, can you become a topic contributor for wikipedia because the current pages hosted there for our interest is frankly dross. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  37. Nida Ridep disse:

    Many thanks for today’s entry, seriously, can you become a author for wikipedia because the current entries submitted there for our interest is frankly drivel. I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  38. Now I’ve seen that 60 minutes episode I would be sure Armstrong is doing the perp walk soon.

  39. Thanks for your entry, I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  40. Wonderful blog post,I reckon you’ve certainly constructed a blog I need to check back on more often. Thank you.

  41. Vallie Forker disse:

    I definitely respect the sentiment!

  42. There’s no doubt that this wedding is one of the best things to happen of the decade. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a republican.

  43. Elmer Rafla disse:

    I simply want to mention I am newbie to blogging and site-building and definitely loved your web page. Probably I’m planning to bookmark your site . You surely have good articles and reviews. Thanks for sharing your webpage.

  44. Thank you for this post, I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so ably.

  45. Fantastic page, I genuinely enjoyed glossing over it, keep doing all the hard writing.

  46. Nobuko Luz disse:

    Thanks for the entry, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  47. Melissa Roupe disse:

    Many thanks for today’s entry, honestly, can you sign up as a author for wikipedia because the current entries hosted there for our interest is quite frankly dross. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  48. I simply want to mention I am just beginner to blogs and definitely liked you’re page. Almost certainly I’m planning to bookmark your website . You amazingly have fantastic articles. Thanks for sharing your blog.

  49. I really reddit your views.

  50. Lea Sieverson disse:

    Pleasant page, I genuinely had a good time glossing over it, keep doing all the good work.

  51. I can’t help but think that this wedding is one of the best things to happen of the recent years. Felicitations to the happy couple and any one that doesn’t agree is a republican.

  52. Avery Callar disse:

    Gracias for your entry, honestly, can you become a author for wikipedia because the current entries submitted there for our hobby is quite frankly next to useless. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  53. Many thanks for the post, I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so succinctly.

  54. Pingback: Caio Hostilio

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog