Reitor da UFMA usa blog do Décio para ludibriar estudantes de medicina!!!

Publicado em   21/jun/2011
por  Caio Hostilio

No afã de ludibriar estudantes de medicina, Natalino Salgado usa o blog do Décio para divulgar uma matéria da Agência Brasil que fala do Sisu. Como ele não entende nada de educação, a matéria faz é desqualificar a UFMA, visto que todo aluno mal preparado para disputar nas melhores universidades brasileiras, buscam exatamente as que não aparecem entre as melhores do Brasil. Os concorrentes do Enem sabem que os verdadeiros concorrentes buscarão as 55 universidades que oferece de fato o melhor curso de medicina no Brasil.

A emenda saiu pior que o soneto, pois quantidade de inscrição para um vestibular, ainda mais do Sisu, só vem mostrar que um concorrente sempre procura as universidades mais fracas e os cursos menos concorridos para ingressar numa universidade.

Para quem não sabe, SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa que permite que os alunos que fizeram o ENEM possam disputar vagas nas Universidades Federais.

Se você prestar atenção, é muito semelhante a um campeonato nacional de futebol: há Série A e Série B, times de ponta e elencos de enorme pobreza, craques revelados pelo grande esforço e talento, jogadores que se recusam a “suar” a camisa, pondo-se sempre na linha de impedimento, e os técnicos, bons e ruins, curiosamente chamados por ambos os grupos de… Professor!

Pois bem, longe muito longe da atenção que a mídia tupiniquim dá às estrelas do futebol brasileiro, enchendo suas páginas e telas com notícias e fotos fartas, semana passada fecharam-se as inscrições do ENEM, hoje o grande vestibular nacional, e o número de candidatos surpreendeu até a mais otimista das previsões: milhões de pessoas deixaram clara sua vontade de estudar e tentar uma vaga no nível superior de ensino.

Como num campeonato, os estudantes dos colégios particulares do sul-sudeste, à semelhança dos clubes de elite saem na frente com uma grande vantagem: por lá, no mínimo, os professores compareceram a todas as aulas e, ganhando salários compatíveis com sua importância, deram o melhor de si nas aulas ordinárias e ainda extrapolaram em revisões, aulas extras e paciente atendimento personalizado aos alunos com acentuada dificuldade. Desses times, ou melhor, colégios, muitos estudantes prestam o ENEM de olho nas muitas Universidades Federais de ponta espalhadas pelo país. E são, sem dúvida, os primeiros a preencher as melhores vagas.

Na outra ponta, os colégios públicos do centro-oeste, norte-nordeste parecem entrar em campo para tentar um empate honroso ou assumir a “lanterninha” da competição. Há meses, não aparece professor de Química, Física, o de Redação foi uma vez e não mais voltou, inúmeras greves paralisaram o ano letivo, e dinheiro para aulas de reforço, nem pensar! São os times de várzea, ou escolas da pobreza cujos alunos ainda vêem o ENEM como passaporte para o PROUNI, chance de ingressar em uma faculdade privada (nos dois sentidos, em alguns casos), com o governo pagando suas mensalidades. Em outros casos, é o ENEM, agora, a possibilidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, para os que já tinham ancorado no meio do caminho.

E assim esse exame nacional – para o qual bato palmas, sim! – ainda é um claro indicador das nossas desigualdades sociais, aprofundadas pela má-distribuição da informação e do saber. O que precisamos- e já – é de providências públicas velozes, em parceria ou não com a sociedade civil, para qualificar nosso estudante do ensino médio, em qualquer ponta do país, a fim de que o seu time (o seu colégio) não se veja eternamente condenado a disputar a “segundona” da nossa EDUCAÇÃO. E da vida, é claro.

Conheça abaixo os 55 melhores cursos de Medicina do Brasil

Como acontece há 20 anos, o GUIA publicou o ranking dos melhores cursos superiores do Brasil, em diferentes áreas. No caso de Medicina, 55 faculdades receberam “estrelas” dos avaliadores.

+ As 20 melhores universidade públicas do Brasil

+ As 20 melhores particulares

Os cursos selecionados foram classificados como ‘bons’ (três estrelas), ‘muito bons’ (quatro) ou excelentes (‘cinco’). As notas foram dadas com base em entrevistas a profissionais e especialistas de cada área.

Entre as faculdades particulares, nenhuma cobrava mensalidades menor que 1 500 reais. Entre os cursos classificados como “Excelente”, todos são oferecidos por universidades públicas. As melhores faculdades de Medicina do Brasil
Excelente ★★★★★
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em SP

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

USP (Universidade de São Paulo)

USP Ribeirão Preto

Muito bom ★★★★
PÚBLICAS
Famema (Faculdade de Medicina de Marília) – SPFamerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) – SP

UEL (Universidade Estadual de Londrina) – PR

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

UFPA (Universidade Federal do Pará)

UFPel (Universidade Federal de Pelotas) – RS

UFPR (Universidade Federal do Paraná)

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

UFRR (Universidade Federal de Roraima)

UFS (Universidade Federal de Sergipe)

UFSCPA(Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) – RS

UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – RS

UnB (Universidade de Brasília) – DF

Unesp Botucatu (Universidade Estadual de São Paulo)

PRIVADAS
FCMSCSP (Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia)
Furb (Universidade Regional de Blumenau) – SC

FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) – SP

PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

PUCRS
PUC-Campinas – SP

PUC-SP Sorocaba

UCPel (Universidade Católica de Pelotas) – RS

UCS (Universidade de Caxias do Sul) – RS

Ulbra (Universidade Luterana do brasil) – RS

Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina)

Univali (Universidade do Vale do Itajaí) – SC

Univille (Universidade de Joinville) – SC

UPF (Universidade de Passo Fundo) – RS

Bom ★★★
PÚBLICAS
Furg (Universidade Federal do Rio Grande) – RSUEA (Universidade Estadual do Amazonas)

Uepa (Universidade Estadual do Pará)

Uem (Universidade Estadual de Maringá) – PR

Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Ufam (Universidade Federal do Amazonas)

Ufal (Universidade Federal de Alagoas)

UFBA (Universidade Federal da Bahia)

UFC (Universidade Federal do Ceará)

UFF (Universidade Federal Fluminense)

UFG (Universidade Federal de Goiás)

UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) – MG

UFU (Universidade Federal de Uberlândia) – MG

Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

PARTICULARES
FCMMG (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais)

Fepar (Faculdade Evangélica do Paraná)

 

Cadê a UFMA?

  Publicado em: Governo

71 comentários para Reitor da UFMA usa blog do Décio para ludibriar estudantes de medicina!!!

  1. Paulo disse:

    Bem!!!!! Nas primeiras fases do Sisu a busca por cursos da UFMA foi muito alto, até maiores que da maioria da lista colocada. Então…..Ou o curso é bom ou os alunos de todo Brasil são uma porcaria. Acredito que os alunos(não maranhenses) que ficaram com notas muito boas no Enem, com certeza tentaram nas fuculdades do sul-sudeste, só que a maioria não consegue entrar nessas universidades e para não perder tempo fazem suas inscrições nas faculdes do nordeste onde a Ufma realmente é uma das mais procuradas por causa da propaganda “boca-boca” e por causa disso ganhou fama no meio estudantil de todo Brasil.

    • admin disse:

      Claro, qualquer concorrente procurará as unversidades que não estão os mais bem preparados disputando uma vaga. Com isso, a UFMA é uma maravilha para os maus preparados.

  2. Rogerio Tozer Galser disse:

    O melhor governo da vida dela é o pior da nossa.E a miséria em que vive o estado é resultados de décadas de desmandos: simples assim. É coisa que todo mundo sabe e que todo mundo vê. Por outro lado, Roseana Sarney é listada como uma das governadoras mais ricas do país e o dinheiro caro jornalista, é seu, é meu, é de quem padece nos hospitais e de pratos vazios em casa. É vergonhosa a situação e estamos vivendo a barbárie.Não há defesa.A solução não é investir em nada, porque isso nunca será feito por Roseana Sarney, nunca foi feito.

  3. Rogerio Tozer Galser disse:

    Enquanto isso, o secretário de saúde esbanja o dinheiro público com murais e cadernos em material de primeiríssima qualidade, que logo estão no lixo, somente para mostrar a poucos o que se está fazendo com o dinheiro do povo. Governadora, será que foi pra editar revistinhas que a senhora colocou aquilo lá na secretria de saúde? Afinal: qual a profissão mesmo do murad, além de cunhado da governadora?Ainda tem um babão chamado hostiga que defende essa cabra.

  4. Rogerio Tozer Galser disse:

    COMENTE SOBRE A POBREZA N MARANHÃO QUE DIMINUIU…
    Mas não se pode deixar de considerar que houve o mérito dos governos que passaram nesse periodo em que houve a queda da pobreza extrema, que por coincidência não foi no periodo em que a governadora Roseana governou, pois com ela a pobreza só aumenta, não importando se com ações do governo local ou com ações do Governo Federal, pois em ambas esse melhor governo da vida dela, dá um jeito de usar qualquer recurso em causa própria, tornando-a cada vez mais rica e o povo cada vez mais pobre.

    • admin disse:

      Você deve procurar ler mais, pois sobre esse assunto está no post o antagonismo entre o crescimento econômico e a miséria. Procure se antenar….

  5. Virginia Fonseca Castro disse:

    OLHA SÓ A NOTA QUE ESTA ROLANDO NA ATUALIDADE E NADA VC POSTA…É INCRIVEL QUE VC SÓ VER MARAVILHAS NESSE GOVERNO ROSEANA…PARA COM ISSO.É PORQUE VC NÃO TEM PARENTE LÁ SOFRENDO E FICA DEFENDENDO…VC VAI CHEGAR LÁ.
    Informamos ainda que desde janeiro o governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Chico Gomes, não repassa recursos referente ao pagamento dos salários funcionários. Por conta do atraso, cerca de 30 deles já haviam deixado o posto no início do ano.
    Uma audiência na Assembleia Legislativa foi realizada para discutir uma solução para o problema, sob a coordenação da deputada Eliziane Gama onde não se chegou há uma definição quanto ao pagamento dos vencimentos atrasados.
    Devido ao impasse, o atendimento dos 28 idosos do asilo que necessitam constantemente de acompanhamento profissional ficou comprometido, o que resultaria numa série de riscos a vida dos anciãos.
    Logo após denunciarmos que os idosos do Asilo Solar do Outono estavam sem atendimento em função do descaso do governo, o vereador Chico Viana (PSDB) iniciou uma campanha em favor do asilo com a doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

    • admin disse:

      Além de fazer várias críticas sobre esse assunto, ainda tive a oportunidade de conversar com a própria governadora, que prometeu resolver o problema o mais rápido possível.

  6. Virginia Fonseca Castro disse:

    Governadora Roseana Sarney
    Não é possível que isto esteja acontecendo conforme está relatado neste tópico. Isto vai se espalhar para todo o Brasil e talvez até para o mundo. Não há como segurar a internet. Não tem como controlar a informação depois que ela é postada.
    Vá até este solar pessoalmente.
    Tenho certeza de que se a senhora presenciar estes fatos alguma providência será tomada.
    Ê mais certeza eu tenho ainda de que a senhora, ao constatar esta triste realidade, chorará. A senhora é neta da Dona Kiola. E Dona Kiola era a bondade em pessoa.
    Sua mãe Marly tem um coração boníssimo.
    Por favor, vá ate este abrigo de idosos e resolva este problema.
    Por favor.

    • admin disse:

      Com certeza Roseana está preocupada e tem o mesmo pensamento de D. Kiola e de sua mãe D. Marly. Estive pessoalmente com ela e conversei sobre esse assunto e ela, Roseana, se mostrou muito preocupada e vai resolver o assunto.

  7. Virginia Fonseca Castro disse:

    Tudo isso é a cara do Maranhão atual, sem governo e de muitos enganadores. Além do Ministério Público, que deve responsabilizar os autores de tamanha atrocidade, cabe a todos nós cidadãos, e também aos conselhos (municipal e Estadual) da pessoa idosa, denunciar e exigir tratamento digno a essas pessoas que no final de suas vidas clamam por diginidade e respeito.

  8. Virginia Fonseca Castro disse:

    VÁ LÁ E FAÇA UMA ANALISE NO ANTIGO COLUN…JA SEI NÃO VAI POIS VC VAI VER VARIAS FRASES NO MURO CRITICANDO ROSEANA E COMO VC SÓ VER MARAVILHAS, NÃO VAI.
    As discussões para a transformação do Colun em uma escola da rede estadual de ensino foram iniciadas ainda no mês de junho de 2009, já no governo de Roseana Sarney, envolvendo a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o secretário de Educação, César Pires; o de Administração, Luciano Moreira; e o de Segurança, Raimundo Cutrim; além do promotor da Educação, Paulo Avelar. Isso, porque havia a possibilidade de o prédio também ser utilizado para abrigar o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).
    De acordo com levantamentos feitos pelo JP, na época, os alunos do Colun já tinham sido transferidos para outro prédio, localizado no Campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Bacanga. O que teria deixado revoltados os pais dos estudantes, devido à distância na qual seus filhos iriam estudar e pelo aumento nas despesas, com o pagamento de transporte.
    Em agosto do mesmo ano, o secretário César Pires confirmou que o Colun seria usado para abrigar uma escola da rede estadual de ensino, decisão que teria sido tomada pela própria governadora Roseana Sarney. Durante visita ao prédio, César Pires constatou o estado precário do local, completamente deteriorado pela ação de vândalos e mal conservado; fato que motivou a colocação de segurança por 24 horas, a fim de evitar a retirada do material existente no lugar.

  9. Virginia Fonseca Castro disse:

    VC VIU A DIMINUIÇÃO DA POBREZA NO MARANHÃO…RRSRSRS E AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE.
    Pois é….E não é que só melhorou após a queda do clã da família no poder durante esse período de 2004 a 2009, coincidência ou trabalho ? ….

    • admin disse:

      Leia o texto de fiz sobre esse assunto. Não fale dentro do senso comum e baboseiras. procure se informar melhor, pois nesse periodo 47% a menos está relacionado ao programa Bolsa família do Lula.

  10. Virginia Fonseca Castro disse:

    A família Sarney foi mais uma vez vítima de chacota da imprensa nacional. Desta vez, foi o programa Furo nos Estados, da MTV, apresentado pelos humoristas Bento Ribeiro e Daniella Maria Giusti Adnet (a Dani Calabresa). Os dois comediantes, em tom de ironia, criticaram os indicadores sociais do Maranhão – ocupa o penúltimo lugar entre os estados brasileiros – e a baixa expectativa de vida dos maranhenses. “O Maranhão é o estado com maior diversidade de ecossistemas do Brasil e menor diversidade de famílias no poder”, brincaram.
    ISSO É UMA VERGONHA,,,SÓ VC CAIO QUE VEM DIZER COM ESSA HISTÓRIA DE SENSO COMUM NÃO DEBATER…É ENGRAÇADO ATE QUANDO PASSAS NO CORREDOR DA AL…DIGA AÍ COMO FOI QUE CONSEGUIU UM FELPUDO SALARIO NA SECOM…SERA QUE BABAR GANHAR TANTO ASSIM.

    • admin disse:

      Você está completamente por fora. Não tenho salário da Secom do governo e o meu salário na AL caiu em 50%, portanto não fale dentro de factóides.

  11. Virginia Fonseca Castro disse:

    ATE O DÉCIO CRITICA E POSTA E VC NADA DIZ OU RELATA, VIU A SUA PERSONALIDADE VIRTUAL…TODOS SABEM QUE ÉS ASSECLAS DA SARNEYZADA.
    Em entrevista veiculada na retransmissora de TV da cidade, o prefeito de Cantanhede, José Martinho, o Kabão (DEM), tentou isentar-se pelo não funcionamento do Hospital Municipal Santa Filomena, fechado há um ano e meio para reformas. O prazo estipulado era de 90 dias. “É uma obra do Estado. Não é uma obra da prefeitura. O que é que aconteceu? A obra parou. A governadora ganhou a eleição e parou o estado todinho. Eu tive uma audiência com a governadora terça-feira e ela me garantiu que a obra do hospital recomeça segunda-feira e dentro de 40 dias será entregue”, afirmou.
    “Ela pediu desculpas à população de Cantanhede por motivo do Hospital ter parado esse tempo todo por um problema do seu governo. E não foi só em Cantanhede. Todos os hospitais do Maranhão que ela começou estão parados”, enfatizou o prefeito.

  12. Good thoughts going to put these into practice now.

  13. Marci Blamer disse:

    I can’t help but think that this wedding is one of the greatest things to happen of the 2000s. Best wishes to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a misery.

  14. Lovely ideas, props to you for making the effort to throw it up

  15. Lovely ideas, many thanks for having the initiave to put your ideas down

  16. Joane Band disse:

    Remarkable article,It looks like you could have clearly produced a website I would like to read up on on the regular basis. Thank you.

  17. Pleasant feature, I genuinely had a good time reading it, keep up the good thoughts.

  18. Kristan Ehly disse:

    Fantastic feature, I actually enjoyed reading it, keep up the good writing.

  19. Lia Harvley disse:

    Many thanks for your entry, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  20. Great post, many thanks for taking the time to write it down

  21. Elina Bish disse:

    I can’t help but think that this wedding will be one of the best things to happen of the recent years. Congratulations to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a republican.

  22. Buffy Sawicki disse:

    After watching the 60 minutes episode one can’t help but be sure Lance is going to struggle.

  23. I most certainly dig this.

  24. Thanks for your post, I don’t quite agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  25. Gracias for today’s post, honestly, can you become a writer for wikipedia because the current stuff in there for our hobby is quite frankly garbage. I don’t quite agree completely with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  26. Tiara Ealey disse:

    In light of CBS’s 60 minutes episode you have to be sure Lance Armstrong is done for.

  27. Joy Amendola disse:

    Lovely post, thanks to whoever thought of it and for taking the time to come up with it

  28. Marty Prosser disse:

    Gracias for your entry, honestly, can you become a topic author for wikipedia because the current pages hosted there for our interest is frankly dross. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  29. Gracias for the post, honestly, can you become a author for wikipedia because the current pages in there for our hobby is frankly garbage. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so succinctly.

  30. Jeneva Loia disse:

    Great ideas, thanks are in order for taking the time to write it down

  31. Ever since the 60 Minutes Program you have to reckon Lance is doing the perp walk soon.

  32. Clotilde Ried disse:

    I certainly like the sentiment.

  33. Great post, I actually had a good time studying it, keep doing all the hard writing.

  34. Shalon Meconi disse:

    I cant say Im in complete accordance, many thanks for making the effort to put your ideas down

  35. Trinh Fischer disse:

    I think that this wedding is one of the greatest things to happen of the 2000s. Congratulations to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a misery.

  36. Many thanks for your post, I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  37. Niki Keene disse:

    Excellent post,I believe you have indeed put together a website I need to come back to more often. Thanks a lot.

  38. Grazie for your post, seriously, can you become a author for wikipedia because the current stuff submitted there for our hobby is quite frankly dross. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  39. Mai Lesieur disse:

    Given the 60 minutes episode I would reckon Lance Armstrong is done for.

  40. Incredible page,I reckon you have without a doubt fashioned an internet site I must come back to daily. Keep it up.

  41. Now I’ve seen that episode of 60 Minutes I conclude Armstrong is going down.

  42. Janie Mauck disse:

    Lovely piece, thanks are in order for having the initiave to put it up

  43. Fae Boyton disse:

    Gracias for your entry, honestly, can you become a contributor for wikipedia because the current stuff hosted there for our interest is frankly drivel. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so succinctly.

  44. Sharda Eilers disse:

    Lovely piece, many thanks for having the initiave to write it down

  45. Ever since CBS’s episode of 60 Minutes I would be sure Armstrong is kaput.

  46. Thanks for this entry, honestly, can you sign up as a contributor for wikipedia because the current pages hosted there for our hobby is quite frankly dross. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  47. I think that this wedding is one of the greatest things to happen of the decade. Best wishes to the happy couple and any body that doesn’t agree is a republican.

  48. Fantastic blog post,There’s no doubt that you have unquestionably started a site I wish to read up on frequently. Thanks.

  49. There’s no doubt that this wedding will be one of the greatest things to happen of the decade. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any body that doesn’t agree is a killjoy.

  50. Clair Betters disse:

    I simply want to say I am just all new to blogging and certainly loved this page. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You absolutely have terrific posts. Kudos for revealing your blog site.

  51. Ileana Sebree disse:

    Fun article, I surprisingly had a good time glossing over it, keep doing the hard efforts.

  52. Thank you for this post, seriously, can you become a writer for wikipedia because the current entries in there for our interest is quite frankly garbage. I don’t quite agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  53. Ever since CBS’s 60 Minutes Program I would be sure Lance Armstrong is caught.

  54. I simply want to tell you that I am just beginner to blogging and absolutely loved you’re web-site. Very likely I’m going to bookmark your website . You really come with excellent writings. Appreciate it for sharing your blog site.

  55. I really agree with this post!

  56. Remarkable blog post,I think you’ve emphatically gained a web site I want to return to continually. Thanks.

  57. I don’t agree with it, many thanks for showing the initiative to think of it

  58. Caio Hostilio disse:

    […] Posted in Governo | 70 Comments […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos