Assim que terminou as eleições para escolhas dos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, no final da tarde de hoje (13), para o biênio 2025/2026, o deputado Arnaldo Melo, que presidia a eleição, chamou a presidente reeleita Iracema Vale para falar da tribuna da Casa.
A presidente reeleita Iracema Vale, antes de tudo, mostrou humildade, discernimento e determinação com o quê é certo, se afastado de qualquer ato que possa manchar a sua vida pessoal e política.
Sua humildade traz à tona sua vida de interior, de vida política sem apadrinhamentos, da luta para chegar onde chegou sem atropelar ninguém.
E foi diante da fala da presidente Iracema, que vi os porquês de fato de não ter havido nenhuma alteração de votos do 1º para o 2º turno, ou seja, ficou no empate de 21×21. Ora bolas!!! Simplesmente a presidente sequer tentou agir com desonestidade, no intervalo, com o seu adversário, Othelino Neto, mostrando, com isso, o lisura do pleito.
Como ela bem disse, não é de sua personalidade agir com hipocrisia, desonestidade e, principalmente, falta de caráter, haja vista que os seus 21 votos foram conscientes, isso sem a prática da cooptação de forma esdrúxulas, tais como oferecimento de vantagens do poder Lesgislativo ou quiçá pedindo qualquer tipo de intervenção do governo do Estado.
Isso é grandeza política!!!
Também, não tentou cooptar nenhum dos outros 21 deputados que votaram com Othelino Neto, uma vez que para Iracema, todos têm o direito de livre expressão, de votar com sua consciência e, que por isso, jamais tomaria qualquer atitude que maculasse sua dignidade.
Por fim, agradeceu a Deus e por ser mais velha que seu adversário e, assim, sair vitoriosa mais uma vez.
Com certeza, Iracema Vale ficou como um exemplo de que para a consolidação da democracia é preciso respeitar toda e qualquer disputa, sem que pratique atos ilícitos.
Publicado em: Política