Um indivíduo portando uma espada e com parte do rosto encoberto invadiu a ala de emergência pediátrica do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) em Feira de Santana, Bahia, na manhã de quarta-feira (28/2).
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - Sem Comentários
É uma posição que sempre viveu as custas das benesses públicas e não conseguem lagar tais garantias de se dar bem. Com isso, buscam intrigas e patacoadas como uma tal fiscalização do povo… Ora, ora, ora, isso não passa de buscar briga ou confusão, inutilmente, sem resultado, ou de um jeito errado.
Agora, batem cabeça, sem entender direito de suas próprias dificuldades em fazer uma oposição que pudesse oferecer algo que desse continuidade ao que está oferecido, que é grandioso para o desenvolvimento humano, econômico dos caxienses.
Nesses dois vídeos abaixo, o prefeito Fábio Gentil apresenta feitos que traduzem desenvolvimento em todas as áreas de atuação humana.
Fábio consegue gerir os recursos com maestria, cujas ações são de grandeza.
Indiscutivelmente, Caxias tem uma gestão ímpar e é modelar!!!
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - Sem Comentários
Em sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, hoje 29, o deputado Neto Evangelista conferiu a juíza de Direito Dra Suely o título de Cidadã Maranhense.
A Dra Suely é merecedora desse título pelos seus brilhantes serviços prestados ao Judiciário Maranhense.
A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, nesta quinta-feira (29), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, o título de ‘Cidadã Maranhense’ à juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA) Suely de Oliveira Santos Feitosa, natural de Teresina (PI). A iniciativa partiu do deputado Neto Evangelista (União). Participaram do evento diversas autoridades, operadores do Direito, familiares e amigos da homenageada.
O ato solene foi comandado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença dos deputados Neto Evangelista (União), Rafael (PSB), Roberto Costa (MDB), Francisco Nagib (PDB), Davi Brandão (PSB) e Ricardo Saidel (Patriota).
Reconhecimento
Na oportunidade, a chefe do Parlamento estadual ressaltou os serviços prestados pela homenageada ao Poder Judiciário e ao desenvolvimento do Maranhão.”A homenageada é uma mulher notável, cujo compromisso com a justiça e, principalmente, com a igualdade, tem sido uma fonte de inspiração para todos nós. Muito nos honra fazer esse reconhecimento em nome desta Casa. Expressamos a nossa gratidão e admiração por sua incansável defesa dos direitos humanos e pela sua contribuição exemplar para a promoção da justiça no Maranhão”, afirmou Iracema Vale.
Em sua saudação à homenageada, Neto Evangelista destacou a trajetória da magistrada e sua contribuição para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e o fortalecimento do Poder Judiciário maranhense.
“Suely Feitosa tem uma história de serviços prestados ao Maranhão. São 40 anos dedicados à carreira. Já esteve à frente de Varas importantes em nossa Capital. Sempre buscou o aperfeiçoamento contínuo de sua carreira. Seu coração já era maranhense e, agora, de direito, torna-se minha conterrânea. Com certeza, o Maranhão vibra porque é um justo reconhecimento a quem serve o Estado do Maranhão há décadaso”, acentuou.
Agradecimento
A juíza Suely Feitosa agradeceu pela concessão da honraria. “Esse título representa um reconhecimento muito grande de um estado que, desde muito cedo, me adotou. Sempre me senti maranhense e acolhida. Neste momento, o que move meu coração é gratidão, pelo reconhecimento do meu trabalho pelo povo daqui, por meio de seus representantes, os deputados estaduais. Obrigada à chefe do Legislativo estadual e ao deputado Neto Evangelista pela iniciativa”, assinalou.
Homenageada
A homenageada se formou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1992, e obteve aprovação em concurso de provas e títulos para o cargo de juíza de Direito em 1998. Já exerceu a magistratura nas Comarcas de Cândido Mendes, Carutapera, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Grajaú, Zé Doca e Imperatriz.
Por mais de um ano, respondeu pela Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Comarca de São Luís. Atualmente, exerce a magistratura como juíza de Direito titular no 8o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo da Comarca de São Luís.
Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia, além da chefe do Parlamento Estadual, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA), desembargador Ricardo Duailibe; representando o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), o juiz Rodrigo Maia; os deputados Roberto Costa (MDB) e Neto Evangelista (União); o procurador federal Francisco Reis; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA/MA), Holídice Barros; presidente da Associação do Ministério Público Estado do Maranhão ( AMPEM/MA), promotor Carlos Augusto Soares, e o secretário geral corregedor da OAB/MA, Vandir Bernardino Bezerra Fialho Júnior.
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - Sem Comentários
Um indivíduo portando uma espada e com parte do rosto encoberto invadiu a ala de emergência pediátrica do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) em Feira de Santana, Bahia, na manhã de quarta-feira (28/2).
Homem armado com espada ataca segurança em área pediátrica de hospital pic.twitter.com/4FvPdFsX1w
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 29, 2024
As gravações das câmeras de segurança revelam o momento em que o suspeito se aproxima, aparentemente profere algo e investe contra o segurança da unidade. O funcionário reage, conseguindo conter o invasor com a assistência de outro colega, removendo-o do local.
Com informações de Bahia Notícias
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - 1 Comentário
MOSCOU (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu os países ocidentais nesta quinta-feira que há um risco genuíno de guerra nuclear se eles enviarem seus próprios soldados para lutar na Ucrânia, e disse que Moscou tem as armas para atingir alvos no Ocidente.
Dirigindo-se ao Parlamento e a outros membros da elite do país, Putin, de 71 anos, repetiu sua acusação de que o Ocidente está empenhado em enfraquecer a Rússia e sugeriu que os líderes ocidentais não entendem o quão perigosa poderia ser sua intromissão no que ele classificou como assuntos internos da Rússia.
“(As nações ocidentais) precisam se dar conta de que também temos armas que podem atingir alvos em seu território. Tudo isso realmente ameaça um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Será que eles não entendem isso?”, disse Putin.
Putin, que falava antes da eleição presidencial de 15 a 17 de março, quando ele certamente será reeleito para outro mandato de seis anos, elogiou o que ele disse ser o arsenal nuclear amplamente modernizado da Rússia, o maior do mundo.
A guerra na Ucrânia desencadeou a pior crise nas relações de Moscou com o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, e Putin já havia alertado sobre os perigos de um confronto direto entre a Otan e a Rússia.
“Mas agora as consequências serão muito mais trágicas”, declarou Putin. “Eles acham que isso (a guerra) é um desenho animado”, disse.
(Reportagem da Redação da Reuters em Moscou)
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - Sem Comentários
O vereador em Caxias Daniel Barros é contumaz em atitudes nada democrática e republicana, pois vem agindo de forma que não condiz aos princípios que requer a boa politica.
Sua forma de fazer política é agressiva e não condiz com a ética necessária, haja vista que dias atrás atacou covardemente a dignidade da deputada estadual Daniella, cuja Assembleia Legislativa do Maranhão emitiu uma Nota de repúdio.
Agora, Daniel Barros se intitula o “fiscal do povo”, com criações fantasiosas e fora de propósito.
Porém, passa a ser passivo de investigação do Ministério Público Eleitoral, haja vista que o referido vereador distribuiu um farto material eleitoral durante as madrugadas por toda a cidade de Caxias, o que é terminantemente proibido pela legislação eleitoral, sob pena de perda dos direitos de concorrer ao cargo de prefeito agora em 2024.
abaixo o panfleto distribuído e o vídeo que comprova a prática que vai de encontro aos ditames da Lei Eleitoral:
Postado por Caio Hostilio em 29/fev/2024 - Sem Comentários
A iniciativa em implantar o Cartão de Crédito para Servidores é de grande vantagem àqueles servidores públicos que estão precisando de recursos com juros mais baixos. É sabido que esse tipo de cartão estão disponíveis para servidores públicos federais, estaduais ou municipais, militares e pensionistas de servidores e de militares das Forças Armadas.
É importante saber que parte do pagamento da fatura desse tipo de cartão ocorre diretamente no contracheque do servidor. Por isso, é um tipo de cartão consignado, com taxas de juros menores.
Com isso, a iniciativa do prefeito Fábio Gentil é de grande valia e de pensamento naqueles que prestam serviço ao desenvolvimento de Caxias: Seus servidores públicos!!!
Por outro lado, Fábio Gentil valoriza o PSE- Programa Saúde na Escola. É importante ressaltar que o PSE tem como foco a promoção da cidadania e nos direitos humanos, cujo tortalecimento está pautado na vulnerabilidades no campo da saúde, no comprometimento do desenvolvimento escolar.
Logo, Fábio Gentil está corretíssimo em promover a comunicação entre as escolas e unidades de saúde, onde a troca de informações sobre a dindições de saúde dos estudantes e primordial para o verdadeiro ensino/aprendizagem.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2024 - Sem Comentários
O regime comunista de Cuba anunciou nesta quarta-feira (28) que aplicará a partir de sexta-feira (1º de março) um aumento maciço de mais de 400% nos preços de varejo dos combustíveis, que entraria em vigor no dia 1º de fevereiro, mas foi adiado após um ataque cibernético.
A medida do regime comunista de Miguel Díaz-Canel faz parte de um plano de ajuste – que inclui aumentos acentuados nas tarifas de água, eletricidade e transporte interprovincial – com o qual a ditadura pretende “reanimar a economia nacional”, que está em profunda crise há três anos, e reduzir o grande déficit público.
Quando o aumento for implementado, a gasolina comum passará dos atuais 25 pesos (CUP) para 132 pesos (de R$ 1 para R$ 5,40, de acordo com a taxa de câmbio oficial para pessoas físicas).
Na coletiva também foi informado que, no dia 1º de março, os aumentos nas tarifas de água e eletricidade – que também foram congelados “até novo aviso” após a suspensão do aumento do combustível – também entrarão em vigor.
O ministro de Finanças e Preços do regime comunista, Vladimir Regueiro Ale, disse que a ditadura cubana está “consciente de que a medida tem um impacto inflacionário, já que o combustível é um produto que impacta em toda a economia”, segundo o site ligado ao regime da ilha Cubadebate.
A ditadura cubana havia garantido anteriormente que essas medidas só seriam aplicadas quando as condições fossem adequadas e que seria dado apoio aos grupos vulneráveis, embora até o momento não tenha indicado publicamente quem são esses grupos populacionais ou como serão ajudados.
Regueiro acrescentou que os preços atuais dos combustíveis não refletiam os custos reais para o país na aquisição do produto no exterior.
Em dezembro do ano passado, o regime cubano fez um anúncio surpresa de um grande plano de ajuste com o objetivo de “corrigir distorções”, o que gerou muita controvérsia no país devido à situação difícil em que vive a grande maioria dos cubanos.
Além desses aumentos, o plano previa uma nova desvalorização do peso, que ainda está sendo estudada, e o fim gradual dos subsídios universais aos produtos para dar lugar a um sistema de ajuda aos necessitados.
O país encerrou 2023 com uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de entre 1% e 2% (ainda abaixo do nível de 2019) e anunciou que o déficit público deste ano será de 18,5%, pelo quinto ano consecutivo no vermelho.
As dificuldades econômicas crônicas de Cuba degeneraram nos últimos três anos em uma grave crise devido às políticas macroeconômica, comercial e monetária nacional adotadas pelo regime comunista que controla a ilha.
(Com Agência EFE)
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2024 - Sem Comentários
O TRE do Maranhão teve seu posicionamento sobre cotas de gênero reconhecido no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral em parecer da lavra da vice Procuradoria Geral Eleitoral
Em parecer publicado nesta quarta-feira (28), o Ministério Público Eleitoral não conheceu e negou provimento a um recurso eleitoral interposto que tentava mudar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que por maioria considerou improcedente ação contra o União Brasil, partido de Neto Evangelista. O parecer do MPE confirma o entendimento firmado pelo TRE, não reconhecendo a alegação de fraude à cota de gênero nas eleições em 2022.
A manifestação do Órgão sinaliza o entendimento quanto à manutenção dos mandatos parlamentares e pode servir de precedente para casos análogos, a exemplo de ação que foi ajuizada contra o Partido Social Cristão (PSC) e que deve ir a julgamento nos próximos dias e tem como principais figuras os deputados estaduais Fernando Braide e Wellington do Curso.
Caso seja priorizada a uniformização das decisões e o princípio da segurança jurídica, tem-se grande possibilidade favorável aos parlamentares em questão.
Por Daniel Matos
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2024 - Sem Comentários
Pancadaria levou à interrupção da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (28)
Vereadores trocaram tapas e socos durante sessão, nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas (BA), na Região Metropolitana de Salvador. As agressões, transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Casa Legislativa, mostram quando Loxa Lopes (PP) parte para cima de Gabriel Bandarra Joffily de Souza, conhecido como Tenóbio (União Brasil).
Vereadores trocaram socos durante sessão na Câmara Municipal de Lauro de Freitas (BA), nesta quarta (28). As agressões, transmitidas ao vivo canal do YouTube da casa legislativa, mostram quando Loxa Lopes (PP) parte para cima de Gabriel Bandarra Joffily de Souza, conhecido como… pic.twitter.com/zFxnBeRHiu
— O Tempo (@otempo) February 28, 2024
Antes de ir em direção ao colega, Lopes reclamava das palavras usadas por Tenóbio para se referir à presidente da Câmara, Rosenaide Carvalho de Brito (PT). Lopes se exaltou, bateu na mesa e acusou Tenóbio de desqualificar Brito, ao chamá-la de “descarada”.
Os dois vereadores começaram a discutir e Tenóbio chamou Lopes de descarado. Em seguida, os dois aumentaram as agressões verbais até chegar às vias de fato. Várias pessoas do local, incluindo assessores e agentes da Guarda Municipal intervieram e segurar a dupla. A pancadaria levou à interrupção da transmissão da sessão.
Postado por Caio Hostilio em 28/fev/2024 - Sem Comentários
Distrito Federal tem o maior rendimento, de R$ 3.357, enquanto o Maranhão tem o menor, de R$ 945.
O rendimento domiciliar per capita do Brasil foi de R$ 1.893 em 2023. Vai de R$ 945, no Maranhão, a R$ 3.357, no Distrito Federal. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 4ª feira (28.fev.2024). Eis a íntegra do relatório (PDF – 354 kB).
O rendimento domiciliar per capita é calculado como a razão entre o total dos rendimentos domiciliares (nominais) e o total de moradores. São consideradas a renda de trabalho e outras fontes. Todos os moradores são considerados no cálculo, inclusive os pensionistas, empregados domésticos e parentes dos empregados domésticos.
A distância da renda per capita do Distrito Federal e do Maranhão é de R$ 255%. O distrito onde fica localizado Brasília tem rendimento 77% maior que a média nacional.
Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostras em Domicílio) Contínua. A divulgação atende à Lei Complementar 143/2013, que estabelece os critérios de rateio do FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal).
RENDA EM 2023
O rendimento per capita avançou de R$ 1.625 em 2022 para R$ 1.893 no ano passado, em valores nominai, uma alta de 16,5%. A renda no Amapá aumentou de R$ 1.177 em 2022 para R$ 1.520 em 2023, um crescimento de 29,1%. Apesar disso, a renda no Estado ainda está R$ 373 abaixo da média nacional. O Sergipe teve o menor crescimento: passou de R$ 1.187 para R$ 1.218 –alta de 2,6%.
Segundo o IBGE, 3 Estados figuravam com menos de R$ 1.000 per capita em 2022 (Amazonas, Alagoas e Maranhão). Agora, somente o último. São Paulo (R$ 2.492), Rio de Janeiro (2.367), Rio Grande do Sul (2.304) e Santa Catarina (R$ 2.269) são os líderes no ranking de rendimento per capita.