Em Imperatriz, ações do Ônibus Rosa já diagnosticou 204 casos de câncer…

Publicado em   28/abr/2023
por  Caio Hostilio

Em maio, Ônibus Rosa terá atendimentos em frente ao CRAS Bacuri

Unidade Móvel já diagnosticou 204 casos de câncer em Imperatriz nos primeiros meses do ano

 Unidade Móvel realiza cronograma de atendimentos de forma itinerante e o Município mantém setor de oncologia no Centro de Especialidades Médicas, dos Três Poderes (Foto: Assessoria)

Só nos primeiros meses de 2023, a Unidade Móvel Oncológica (Ônibus Rosa), mantida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), já diagnosticou 204 casos de câncer em Imperatriz. Os pacientes foram encaminhados para tratamento no Hospital São Rafael, por meio da rede estadual.

A Unidade Móvel Oncológica realiza atendimentos em diversos bairros da cidade e, no mês de maio, o cronograma inclui no dia 11 estacionamento do Timbira Shopping, dia 12 na UFMA Centro e nos demais dias estará ofertando os serviços em frente ao CRAS do Bacuri (Rua Santa Rita, n° 993 A, entre Dom Pedro II e Vilela).

“Com o atendimento itinerante que a unidade móvel garante, nossa comunidade consegue cuidar da saúde sem precisar sair do seu bairro e receber um atendimento de qualidade proporcionado pelos nossos profissionais”, destacou o secretário de Saúde, Alcemir Costa, que também reforçou a importância dos moradores em acompanhar o cronograma de atendimento.

Com a descentralização dos serviços, e maior proximidade da comunidade, a unidade móvel tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. O ônibus rosa tem dois pavimentos, com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).

A coordenadora do Setor de Oncologia do Município, Vilenice Batista, explica que “é de nossa responsabilidade, da rede municipal de saúde, as ações de prevenção e diagnóstico. A partir daí encaminhamos os pacientes para a rede de atendimentos do estado, que é responsável pelos serviços de quimio e radioterapia”.

O Setor de Oncologia, da Prefeitura de Imperatriz, funciona no Centro de Especialidades Médicas, dos Três Poderes.

Serviços 

Em caso do cadastro para fazer mamografia é preciso apresentar a cópia de documentos pessoais e para os exames de PSA o homem deverá comparecer em jejum e apresentar o cartão do SUS, com endereço de Imperatriz.

No caso do exame de prevenção do colo do útero é necessário que a mulher esteja há três dias sem ter relações sexuais e sete dias antes ou depois da menstruação.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos