Neto Evangelista participa da primeira sessão de cinema adaptada para autistas no Maranhão

Publicado em   28/jan/2022
por  Caio Hostilio

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias vivenciaram na tarde desta quinta-feira (27), uma experiência especial e inesquecível. Por meio da Lei 11.633/2021, de autoria do deputado Neto Evangelista (DEM), foi realizada a primeira sessão de cinema adaptada para autistas no Maranhão, no Cinepólis Shopping São Luís.

“Estamos promovendo a inclusão, estimulando o crescimento pessoal das pessoas com TEA, além de garantir também um momento a mais de entretenimento e lazer para os autistas e suas famílias, que muitas vezes deixam de ter um maior convívio social por receio da reação de outras pessoas. Meu respeito e gratidão a todos por me permitirem fazer parte da luta por mais inclusão”, disse Neto Evangelista.

A primeira sessão inclusiva adaptada teve o ambiente todo adequado. Durante toda a exibição do filme, as luzes ficaram levemente acesas, o som ficou mais baixo, a propaganda foi retirada e foi permitido transitar pelo espaço, entrar e sair da sala sempre que necessário. A plateia pôde andar, dançar, correr, gritar e cantar à vontade.

Poliana Gatinho, mãe do pequeno João Lucas que é autista, disse emocionada que passou um filme na sua cabeça. “Eu já me senti perdida, sozinha e quando me juntei com outras mães e pais de autistas eu vi que não estava sozinha. Pouco importa se eu assisti o filme hoje e eu realmente não assisti. O que vale é que meu filho está aqui, os nossos filhos merecem estar em todos os lugares com dignidade e acessibilidade. E a grande lição que fica é a inclusão”, descreveu.

Para Tatiane Silva, mãe do autista João Pedro de 3 anos, a iniciativa é grandiosa. “Eu estou muito feliz porque agora eu poderei trazer meu filho no cinema sem me preocupar com pessoas que não entendem sua condição. Quero agradecer ao Neto por tudo que ele tem feito pela nossa causa. Nós precisamos de políticas públicas que nos amparem e isso ele vem fazendo a exemplo das outras leis que garantem o diagnóstico precoce e o laudo permanente para autistas”, finalizou.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos