Recado de Marcos Rogério ao STF: “um poder assumir o papel do outro é um ato antidemocrático”

Publicado em   15/set/2021
por  Caio Hostilio

Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, o Senador governista Marcos Rogério do Democratas de Rondônia, foi entrevistado pela bancada da Jovem Pan. A saber, o senador falou sobre as manifestações a favor de Bolsonaro e sobre o recuo do presidente com a carta à nação.

Entre diversos assuntos, o senador deu destaque sobre a independência dos poderes. Por conseguinte, Marcos Rogério disse que atos democráticos são praticados de diversas formas, e citou como exemplo os excessos do Supremo Tribunal Federal.

“Ninguém está acima da Constituição Federal, todos devem respeito a ela. Se há excessos aqui ou acolá, é preciso corrigir esses excessos. Atos antidemocráticos são aqueles que ofendem diretamente a Constituição Federal.” afirmou o Senador de Rondônia.

“Criar inquéritos sem embasamento legal é ato antidemocrático” disse Marcos Rogério

O senador ainda citou vários exemplos que realmente são atos antidemocráticos, como criação de inquéritos ilegais, legislar ou interferir em outro poder.
“ Você criar um inquérito onde você não tem embasamento constitucional ou legal para esse inquérito, isso é um ato antidemocrático. Você legislar, pela via jurisdicional, isso é um ato antidemocrático. Porque em um estado com separação de poderes e cada um com papéis distintos, assumir o papel de outro poder é um ato antidemocrático.” afirmou Rogério.

Por fim, Marcos Rogério disse que cada um que representa as instituições da República deve fazer uma reflexão nesse momento e quando necessário dar um passo atrás. Por conseguinte, segundo o senador, o gesto de Bolsonaro foi um gesto de humildade e ele poderia ter tomado outra atitude mais dura. Pois apoio popular ele teve e tem de sobra para uma decisão mais radical contra seus opositores. Mas o presidente preferiu agir com sabedoria e deixou isso claro com sua carta à nação.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos