Prefeitura de São Luís inicia segundo semestre letivo da rede municipal de ensino com ações formativas para a comunidade escolar

Publicado em   03/ago/2021
por  Caio Hostilio

A Prefeitura de São Luís iniciou o segundo semestre letivo das aulas na rede municipal de ensino nesta segunda-feira (2). Para garantir a segurança de toda a comunidade escolar, a volta às salas acontecerá de forma gradual. Nesta primeira quinzena de agosto acontecem ações formativas sobre as diretrizes para a retomada das aulas presenciais. A partir do dia 16 as aulas serão iniciadas em sistema híbrido para o ensino fundamental, que terá atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte terão aulas remotas, assim sucessivamente.

“Há cerca de 90 dias temos planejado todas as etapas do retorno das aulas presenciais, envolvendo toda a comunidade escolar, dialogando sobre os protocolos sanitários necessários. Nestes primeiros 15 dias de agosto, a Prefeitura vai realizar atividades de formação com os professores, que estavam há um bom tempo fora das salas de aula e, claro, precisam de novas orientações para este novo momento. A determinação do prefeito Eduardo Braide é que a gente faça um retorno gradual, responsável e totalmente transparente, garantindo a aprendizagem dos alunos”, disse o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

 Para esta retomada segura a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adotou uma série de medidas. Uma delas é a realização de atividades de formação para os professores e acolhimento para os alunos com o objetivo de aproximar mães, pais, responsáveis e professores das escolas, preparando o ambiente para a volta das aulas em modelo híbrido.

 A ação já foi realizada nas unidades de Educação Básica (U.E.Bs.) Miguel Lins Anexo, localizada do bairro Ipase de Baixo; Mary Serrão Ewerton, em Pedrinhas, Zona Rural; e Alberto Pinheiro (anexo Infantil), Centro. Nesta semana, as atividades de formação acontecem nas U.E.Bs. Governador Jackson Kepler Lago, no bairro Cidade Operária; Pedro Marcosini Bertol, no Jaracati; Sofia Silva, na Vila Passos; Tom e Jerry (anexo Balão Mágico), Vinhais; e Professor Mata Roma, Cidade Operária. Também estão programadas atividades para as equipes técnicas da Semed, gestores e coordenadores pedagógicos.

Retorno gradual

A retomada das aulas presenciais ocorrerá a partir de 16 de agosto de forma gradual, ou seja, nem todas as escolas retornam imediatamente. As escolas serão divididas em grupos e a ocupação das salas de aula se limitará à metade da capacidade. Com isso, 50% dos alunos terão aulas presenciais em uma semana e aulas remotas na seguinte, alternando os dois grupos de estudantes dentro deste modelo chamado de híbrido e que tem sido adotado em todas as cidades brasileiras, tanto na rede pública quanto privada, que já retomaram as atividades escolares de forma presencial.

Na semana em que estiverem em casa os alunos terão atividades on-line. Para aqueles que têm dificuldade para acesso à internet as atividades serão impressas e entregues na própria unidade de ensino em que ele é matriculado.

Este modelo será usado apenas para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). No caso da Educação Infantil (3 a 5 anos), as aulas retornam de forma presencial em todas as unidades de ensino por causa das especificidades do processo de ensino deste grupo e também para facilitar a rotina das famílias.

As escolas que retornarão com o ensino híbrido a partir de 16 de agosto são as U.E.Bs. Senador Miguel Lins (anexo), no bairro Ipase de Baixo; Mary Serrão Ewerton, em Pedrinhas, na Zona Rural; Pedro Marcosini Bertol, Jaracati; Alberto Pinheiro (anexo infantil), Centro; Governador Jackson Lago, Cidade Operária; Sofia Silva, Vila Passos; Tom e Jerry (anexo Balão Mágico), no Vinhais; Professor Mata Roma, Cidade Operária; Rubem Teixeira Goulart, Cohab; Dr. Carlos Macieira; Bairro de Fátima; Paulo Freire, Liberdade; Laura Rosa, Cidade Operária; Ronald de Carvalho, Divinéia.

Também retomam suas atividades de forma presencial, a Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS), no Centro Histórico; e a Escola Casa Familiar Rural, no bairro Santa Helena, na Zona Rural. As demais unidades retomam suas atividades à medida que forem adaptadas aos novos modelos de ensino e protocolos sanitários.

Projeto Escola Nova

Outra medida adotada pela Prefeitura de São Luís para a retomada das aulas presenciais foi a reforma e requalificação das unidades de ensino por meio de sua reestruturação física e implantação dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

“Todas as escolas que retornam no dia 16 de agosto estão em plena capacidade de funcionamento. O prefeito Eduardo Braide tem entregue às escolas não apenas com sua estrutura física recuperada, mas também com conexão de qualidade à internet, equipadas com novos mobiliários e tecnologicamente, revisadas quanto à carência de professores, alinhadas ao perfil dos gestores e alinhadas com relação ao novo modelo pedagógico, que é o ensino híbrido”, informou o titular da Semed, Marco Moura.

Protocolos sanitários

Além disso, as escolas foram adequadas para atender aos novos protocolos sanitários com a instalação de estações de lavagem das mãos na entrada das unidades, dispenser de álcool em gel na porta de todas as salas de aula, sinalização para informar quanto à necessidade do uso de máscara, do distanciamento social e outras medidas necessárias para o combate ao novo coronavírus. Também será feita a medição da temperatura dos alunos e profissionais antes do acesso à escola.

Outro fator que garante o retorno seguro das aulas presenciais é a vacinação dos professores, já que a maioria já recebeu as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. E para reforçar a prevenção professores, alunos e familiares serão testados nas escolas que estão retomando suas atividades.

“Eu quero dizer aos pais que eles podem conversar conosco, que nossas equipes estão presentes nas escolas para tirar todas as dúvidas. Também vamos disponibilizar canais para que os pais e responsáveis possam falar conosco e enviar e-books com todas as informações necessárias para este momento de retomada das aulas presenciais. Os pais podem ficar seguros que estamos fazendo tudo com muito cuidado, responsabilidade e planejamento”, afirmou Marco Moura.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos