Prefeitura de São José de Ribamar transmitirá ao vivo o Lava-Bois

Publicado em   02/jul/2021
por  Caio Hostilio

Vai ser diferente, neste ano a trupiada não estará na rua e o Lava-Bois não vai acontecer de acordo como manda a tradição. Mas, a população vai curtir uma das festas mais tradicionais de São José de Ribamar em casa.

A Prefeitura fará a transmissão do Lava-Bois neste domingo (04) pelos canais oficiais. A ideia é valorizar a cultura local e não deixar a festa passar em branco. Além de grupos de bois de matraca e orquestra que se apresentarão ao vivo, a programação contará com flashes da gravação do São João da Nossa Gente.

De acordo com o pesquisador e historiador Antônio Miranda, a festa do Lava-Bois começou em 1954, quando algumas brincadeiras vieram à São José de Ribamar pagar promessas. Este evento acontece sempre no fim de semana seguinte à festa de São Marçal, comemorado em 30 de junho, no João Paulo. Segundo ele, os grupos desfilavam pelas ruas da cidade e se reuniam em frente à Igreja da Matriz para os agradecimentos. A festa ganhou proporção e passou a fazer parte do calendário cultural do Maranhão.

Uma programação especial foi preparada para fazer a população brincar bumba meu boi em casa. A transmissão começa às 10h e se estende pela tarde. Serão mais de 5 horas de apresentação no YouTube, Instagram e Facebook da Prefeitura de São José de Ribamar.

Confira as atrações do Lava-Bois

Boi Tremor da Campina
Boi do Sítio
Boi da Matinha
Brilho da Lua
Boi de Panaquatira
Boi Meu Tamarineiro
Tambor de Crioula Devotos de São Benedito
Boi de Cabaceiras
Boi Novo Brilho
Boi de São José dos Índios
Boi de Ribamar
Dança Portuguesa Majestade de Portugal

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos