Prefeito Eduardo Braide incentiva empreendedorismo com a entrega 14 quiosques e 19 triciclos a comerciantes das praças da Saudade e da Misericórdia

Publicado em   01/jul/2021
por  Caio Hostilio

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (01), 14 quiosques e 19 triciclos a comerciantes que trabalham nas praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís. A ação visa incentivar o empreendedorismo e garantir melhores condições de trabalho aos pequenos comerciantes da região, garantindo aumento da renda das famílias que ali trabalham. A entrega faz parte do projeto de requalificação das praças, contemplada no Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (PROCIDADES), resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa a revitalização de espaços públicos em áreas que integram a parte histórica da capital.

“Uma cidade mais humana não é feita só de concreto e paisagismo, mas, sobretudo de pessoas. Estamos entregando hoje a cada uma destas pessoas que trabalham nestas praças 33 equipamentos, entre quiosques e triciclos, para que elas possam trabalhar com mais conforto, vender produtos com mais qualidade, atender melhor aos seus clientes e viver com melhor qualidade de vida. É o fim de uma longa espera destes trabalhadores e que estamos resolvendo agora”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Quiosques

Foram entregues oito quiosques aos comerciantes da Praça da Saudade e mais seis quiosques aos da Praça da Misericórdia. Os quiosques possuem pia para higienização dos alimentos, prateleiras para organização dos produtos, dispensa para armazenamento, chapa para o preparo dos lanches e depurador. Também foram observadas todas as normas de segurança e instalados extintores de incêndio, dando todas as condições desses comerciantes ofertarem bom serviço à população. Os espaços têm instalações elétricas, hidráulicas e de gás modernas. Foram construídos banheiros adaptados para pessoas com deficiência e espaço para troca de fraldas.

Maria do Socorro Fernandes Garcia trabalha na Praça da Saudade há 40 anos, vendendo lanches foi uma das beneficiadas com a entrega dos quiosques e já conta com o incremento na renda mensal. “Com essa pandemia nossa situação ficou muito ruim, a gente perdeu muito. Mas agora com esse quiosque todo equipado, com certeza as vendas vão melhorar”, disse.

Triciclos

Também foram doados 14 triciclos aos comerciantes da Praça da Saudade e mais cinco triciclos aos comerciantes da Praça da Misericórdia. Os equipamentos contam com guarda-sol, estufa para acondicionamento correto dos lanches, espaço para refrigeração de bebidas e espaço para guardar os produtos. Por meio de uma parceria com a Coca-Cola foram doados chapéus e fardamento individual para proteção contra o sol e o calor.

A secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Verônica P. Pires, afirmou que o retorno dos comerciantes aos seus locais de trabalho vai movimentar a economia circular. “Com a pandemia a circulação de pessoas na praça diminuiu. Muitos comerciantes tiveram quedas superiores a 50% no sei faturamento, ficaram sem capital de giro. Por meio da entrega destes quiosques e triciclos e de todos os cursos de capacitação e reciclagem que eles participaram temos certeza que eles terão novas oportunidades de negócios e melhoria na sua renda”, disse.

Ignes Ramos Tinoco, que trabalha na Praça da Saudade há 13 anos, vendendo churrasquinho, já mira nos novos clientes que espera conquistar. “Meus clientes antigos estão só esperando eu avisar que já voltei a vender meu churrasquinho para eles poderem vir comprar, mas com esse novo triciclo e os cursos que fiz com certeza vou ganhar nova clientela que virá também contemplar o novo espaço”, comentou.

Enquanto aguardavam a entrega dos equipamentos, os permissionários passaram por diversos cursos de capacitação realizados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA), entre eles, de boas práticas, higiene, culinária, inserção digital, marketing para redes sociais, entre outros.

Além da titular da Semispe, acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a entrega dos quiosques e triciclos, os secretários municipais de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Desporto e Lazer, Ricardo Diniz; a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; o supervisor Comercial da Coca-Cola, Dyelmo Nunes Sarmento ; e o gerente de Unidade do Sebrae, César Guimarães; além dos permissionários dos quiosques e triciclos.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos