Aí está Dino… Governo Federal não é obrigado a fazer o Censo em 2021, decide STF… Diga não as politiquices!!!

Publicado em   14/maio/2021
por  Caio Hostilio

O governador do Maranhão, Flávio Dino, na ânsia de mostrar serviço ao ex-presidiário Lula e quiçá ser o escolhido para vice, fez uma fanfarra tremenda encima do Censo, cujo Orçamento é votado e aprovado pelo Congresso Nacional, onde fez o corte dessa rubrica, porém Dino quis atingir o governo Bolsonaro… O tiro saiu pela culatra, haja vista que seria uma interversão no Congresso Nacional, ou seja, em 513 deputados federais e 81 senadores… O Ministro Marco Aurélio, com certeza, já velho, não observou sua asneira. 

O Supremo Tribunal Federal (STF ) formou maioria para que o governo federal não seja obrigado a realizar o Censo neste ano. O Censo foi cancelado após governo cortar orçamento do IBGE. Governo do Maranhão foi à Justiça. Ministro relator da ação, Marco Aurélio Mello, havia determinação realização ainda neste ano.

A maioria dos ministros seguiu o voto do ministro Gilmar Mendes, que votou pela realização do Censo em 2022.

De acordo com Gilmar, a realização do estudo no próximo ano evitará dificuldades que os recenseadores teriam neste ano, por causa da pandemia.

“Cuida-se de solução que, em suma, além de evitar as dificuldades inerentes ao recrutamento de mais de 200 mil agentes censitários e ao treinamento dos supervisores e recenseadores durante um período de agravamento da pandemia causada pelo SarsCoV-2 [o vírus da Covid], é capaz de trilhar caminho que preserva as bases da democracia representativa, especialmente a liberdade de atuação das instâncias políticas”, disse Mendes.

Gilmar disse ainda que “a concessão de prazo razoável se alinha com a necessidade de preservar o espaço de deliberação próprio das instâncias políticas, assegurando outra oportunidade para que o Poder Executivo, em articulação direta com o Congresso Nacional, assegure créditos orçamentários suficientes para a realização do Censo Demográfico do IBGE”.

Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram nesse sentido. Assim, o Censo de 2020 que foi adiado para 2021 por causa da pandemia só deve acontecer, na verdade, em 2022.

  Publicado em: Política

Uma comentário para Aí está Dino… Governo Federal não é obrigado a fazer o Censo em 2021, decide STF… Diga não as politiquices!!!

  1. A Revolução dos bichos disse:

    DINÓQUIO SORVETAO TÁ QUERENDO É MAUS DINHEIRO

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos