Prefeito Edivaldo vistoria obras da nova sede da Semfaz que está sendo finalizada

Publicado em   01/dez/2020
por  Caio Hostilio

Órgão municipal ocupará o prédio que sediou o antigo Banco do Estado do Maranhão, na Rua do Egito; por meio da reforma, o edifício inaugurado na década de 1960, está sendo recuperado e modernizado e vai agilizar e descentralizar ações da Semfaz

Prefeito Edivaldo vistoria obras da nova sede da Semfaz que está sendo finalizadaO prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, nesta segunda-feira (30), as obras de reforma do antigo prédio do Banco do Estado do Maranhão (BEM), na Rua do Egito, Centro. O local será a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) e os serviços já estão em fase final. Com mais este investimento, a gestão do prefeito Edivaldo vai garantir a ampliação, modernização, descentralização e maior celeridade às atividades realizadas pelo fisco municipal, melhorando o serviço prestado ao contribuinte. A nova sede da Semfaz contará com 30 guichês de atendimento e um andar exclusivo para o desenvolvimento de inovações tecnológicas para o sistema tributário da capital.

“Estamos finalizando as obras de reforma do prédio onde por muitas décadas funcionou a sede do antigo BEM para ser a nova sede da Secretaria Municipal de Fazenda. Para isso executamos uma reforma estrutural. Da etapa de obras de construção civil já estamos na fase de acabamento, todo o sistema de ar-condicionado já está concluído e as instalações elétricas já começaram a passar por testes operacionais. A Semfaz passará a ter uma sede moderna, com toda a estrutura física e tecnológica necessária para fortalecer e ampliar o sistema tributário da capital, que somado a outros investimentos que temos feito no setor irá garantir um atendimento mais eficiente ao contribuinte”, destacou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do titular da Semfaz, Delcio Rodrigues; e do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

Por meio da reforma, o edifício inaugurado na década de 1960 está sendo recuperado e modernizado. Já foram finalizadas as intervenções estruturais em todos os andares do prédio, incluindo novo piso, revestimento, divisórias das salas, instalações hidráulicas dos banheiros entre outras. Faltam finalizar o forro, etapa que depende da conclusão dos testes da rede elétrica e de ar-condicionado, que já está totalmente instalada. Quanto à rede elétrica está sendo finalizada a instalação das luminárias e está em andamento a instalação de uma subestação para abastecimento elétrico do edifício. O prédio conta ainda com sistema anti-incêndio e elevadores.

Para o titular da Semfaz, Delcio Rodrigues, a nova sede do órgão é mais um investimento importante da gestão do prefeito Edivaldo para garantir a ampliação da capacidade de atendimento e modernização da Fazenda Municipal. “A gestão do prefeito Edivaldo tomou todas as medidas para garantir a execução e conclusão das obras de recuperação do antigo prédio do BEM para que ele fosse a nova sede da Fazenda Municipal. A nova sede fica localizada no centro da cidade, próxima a casas lotéricas, agências bancárias, cartórios e da sede dos Correios. Temos certeza que a população vai perceber que vai ficar muito mais fácil de resolver suas demandas. A nova sede da Semfaz é a realização de um sonho dos nossos servidores e também dos contribuintes, que pediam muito por um espaço mais adequado para trabalhar e ser atendido com dignidade e eficiência”, afirmou.

A obra é executada pela Prefeitura de São Luís com financiamento do BNDES, através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT, que visa oferecer melhores serviços, segurança e saúde a seus usuários e contribuintes. A aquisição de uma nova sede, integra o quadro de ações contempladas pelo programa.

BENEFÍCIOS

A nova sede da Semfaz contará com 30 guichês de atendimento, aumentando significativamente a quantidade que a secretaria tem atualmente. O prédio terá todo um andar destinado aos desenvolvedores, à Superintendência de Informática, o Data Center, e aos auditores de tecnologia da informação para garantir a modernização de todo o Sistema Tributário Municipal, com novas funcionalidades disponibilizadas constantemente para facilitar ainda mais o acesso do contribuinte ao fisco pela internet. Com uma nova sede, também será feita a reorganização e redistribuição dos setores. A reorganização resultará na descentralização e celeridade no atendimento ao contribuinte.

AVANÇOS

A gestão do prefeito Edivaldo vem investindo para melhorar o Sistema Fazendário de São Luís. Em 2018 foi realizado concurso público para o provimento de 10 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos. Em 2019, foram convocados e empossados 18 aprovados no concurso. Ainda em 2019, outros dois candidatos foram chamados e tomaram posse.

Este ano mais oito aprovados no certame foram empossados. Com isto, a Semfaz passa a contar com sete auditores fiscais na área de TI e 13 nas demais áreas de fiscalização. Este foi o primeiro concurso público para a Semfaz realizado pela Prefeitura de São Luís desde 1988.

A prestação de serviços pelo site (www.semfaz.saoluisa.ma.gov.br) também teve significativa melhora nos últimos anos e o contribuinte consegue resolver cerca de 80% de suas demandas pela internet, facilitando assim o acesso aos serviços do fisco.

A nova sede da Semfaz funcionará no antigo prédio que sediou, durante décadas, o Banco do Estado do Maranhão (BEM). Com a venda da instituição em 2004 o prédio, que se encontra sob regime de tombamento federal, em razão de ser parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Governo Federal em 1974, ficou abandonado e acabou entrando em estado de deterioração.

As obras executadas pela Prefeitura de São Luís visam recuperar a edificação, que é uma das poucas de arquitetura modernista no Centro Histórico de São Luís, sendo por muito tempo considerado um dos prédios mais altos da cidade. O prédio tem 12 pavimentos com subsolo, loja, sobreloja, oito andares e terraço.

Na área externa da lateral esquerda do edifício há o mural em azulejos “Trabalho, Crença e Festa” de autoria do artista maranhense Antônio Almeida, que é considerado o primeiro artista modernista maranhense. O mural foi feito em 1986 e ocupa uma área de 340 metros quadrados, trazendo elementos como as figuras do vaqueiro, do boia fria e da mãe que também é quebradeira de coco.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos