Se acontecer só sobrará o tempo TV!!! A ilusória força do apoio do PT em São Luís

Publicado em   15/ago/2020
por  Caio Hostilio

O pré-candidato Rubens Júnior (PCdoB) aposta todas as suas fichas no apoio do PT para alavancar seu projeto em São Luís. Mas não leva em consideração a irrelevância histórica dos petistas e do próprio ex-presidente Lula na disputa pela Prefeitura da capital.

O PT nunca teve resultado significativo em disputas recentes em São Luís, mesmo quando Lula e Dilma tinham aprovações estratosféricas. Agora, com o partido na pior baixa dos últimos 20 anos, achar que um apoio pode alavancar a candidatura de alguém é pura ilusão.

E os fatos históricos comprovam isso.

Em 2012, com apoio de Lula, Dilma e da máquina sarneyzista trabalhando a todo vapor para sua candidatura, o ex-vice-governador Washington Oliveira só obteve 11,02% dos votos, ficando atrás do eleito Edivaldo Holanda Júnior, do ex-prefeito João Castelo e até da hoje senadora Eliziane Gama.

Em 2008, nem Flávio Dino com o apoio do PT conseguiu se eleger prefeito da capital. Mesmo explorando maciçamente o apoio do ex-presidente Lula, que gozava de aprovação quase unânime na época, o hoje governador foi derrotado por João Castelo.

Em 2004 e 2000, a ex-deputada Helena Heluy foi apenas traço nas eleições de São Luís, mesmo a figura de Lula já sendo forte nacionalmente.

A verdade é que na capital maranhense o ex-presidente nunca foi um bom cabo eleitoral. As eleições em São Luís sempre foram protagonizadas por Jackson Lago e pelo PDT de Brizola.

Se Rubinho acha que o apoio do PT, na pior fase da história do partido, é garantia de crescimento, ele está muito iludido.

  Publicado em: Política

One Response to Se acontecer só sobrará o tempo TV!!! A ilusória força do apoio do PT em São Luís

Deixe uma resposta

Busca no Blog