Caxias e seus 184 anos de emancipação política.

Publicado em   05/jul/2020
por  Caio Hostilio

Por Wybson Carvalho, poeta e funcionário público municipal.
Parabéns Caxias pela passagem dos seus 184 anos de emancipação política que serão celebrados neste domingo, 05 de julho/2020. O ato, que representa a elevação à categoria de cidade, aconteceu em 05 de julho de 1836, por meio da Lei Provincial nº 24, assinada pelo presidente da Província Antônio Pedro da Costa Ferreira, pois, até então, existia a Vila de Caxias.
A “Princesa do Sertão”, como passou a ser carinhosamente conhecida, quando do período em que foi elevada à categoria de cidade, representava um grande centro de poder, sendo depois de São Luís, capital do Estado, já naquele momento, a primeira cidade mais importante do Maranhão.
Hoje, Caxias é o quinto município mais populoso do Maranhão, com uma população de, aproximadamente, 165 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. A área do município é de 5.150,667 quilômetros quadrados, o que a torna a terceira maior cidade do Estado. É cortada pelo rio Itapecuru e seus afluentes.
É um dos maiores centros educacionais do Estado, graças a seu grande desempenho  político e cultural do Maranhão. Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português.
Do ponto de vista econômico, o município concentra arranjos produtivos focados nos setores de produtos e serviços, agropecuária, além de setores produtivos, onde se destacam o segmento  de produção alimentícia, de bebidas e de cosméticos.
A cidade dispõe de cinco instituições de ensino superior privadas e duas públicas que ofertam ao alunado local e da região diversos cursos.
Nós, caxienses, não devemos deixar de vivermos, civicamente, em nossas casas, a data alusiva à Emancipação Política da Princesa do Sertão Maranhense,  neste momento no qual o mundo passa por uma pandemia sanitária. Pois, aqui, em Caxias o Governo Municipal tem envidado esforços com ações públicas de combate e enfrentamento, diuturnamente,
para nos proteger a todas e a todos nós, caxienses! Portanto, neste domingo, viva a cidade de Caxias; a Princesa do Sertão Maranhense, pelos seus 184 anos de emancipação política!

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos