Transparência está longe!!! Janaina critica tentativa de cassação da chapa de Bolsonaro: “estranhamente um inquérito iniciado”

Publicado em   29/maio/2020
por  Caio Hostilio

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) comentou nesta sexta-feira (29) o polêmico inquérito das e “fake news” contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode abrir caminho da cassação do presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  “Como podem pretender cassar uma chapa, sem que o povo conheça o teor do que está sendo debatido?”, questionou a deputada em rede social.

Confira à íntegra do texto publicado pela deputada no Twitter

“Uma vez que, estranhamente, um inquérito iniciado para impedir uma revista de circular, de repente, se presta a fazer provas em processo na Justiça Eleitoral, defendo, firmemente, que o povo brasileiro tem direito a conhecer a íntegra do que há nesse tal inquérito das fake news.

Com fulcro nos princípios da publicidade e transparência, eu defendi que o vídeo da reunião ministerial fosse veiculado na íntegra. Pois bem, os mesmos princípios devem ser seguidos no que tange a esse tal inquérito!

Como podem pretender cassar uma chapa, sem que o povo conheça o teor do que está sendo debatido? Uma vez que as buscas já foram feitas, nada impede o levantamento do sigilo desse inquérito!

O povo precisa saber se estamos falando de frases de protesto, ainda que prolatadas de forma organizada, ou se há mesmo alguma tratativa para ataques reais. Eu não quero ditadura do Executivo, mas também temo ações infundadas por parte do Judiciário.

Pensei muito. Desde o início, critico essas investigações pelos vícios formais tão bem apontados pela Dra Raquel Dodge. Por outro lado, diante de tanto rigor, considero a possibilidade de haver algo grave no bojo dessas tantas páginas sigilosas.

Para que tenhamos segurança de que um inquérito camaleão não será usado para o que se entender necessário, sem qualquer respaldo nos fatos para que foi instaurado e nas regras de distribuição, precisamos saber o que é que tem lá.

A Chapa Dilma/Temer não foi cassada por excesso de provas. Todos nos indignamos, mas pudemos constatar o que aconteceu. Agora, em meio a uma pandemia, em julgamentos virtuais, avaliam cassar uma chapa, com base em apuração que o próprio titular da ação pediu para arquivar!

Todos mudam de opinião relativamente a esse inquérito, a depender da oportunidade. Eu não! Eu sempre apontei os vícios de forma! Precisamos conhecer o mérito para entender o que exatamente está acontecendo.”

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos