Hildo Rocha destaca candidatura do Bumba Boi ao título de Patrimônio da Humanidade

Publicado em   11/dez/2019
por  Caio Hostilio

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão pode também ser consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em pronunciamento na Câmara federal, o deputado Hildo Rocha lembrou que a candidatura do Bumba Boi ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é uma das pautas da 14a reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco que está sendo realizada em Bogotá, na Colômbia.

Rocha enfatizou que a candidatura se justifica pelo conjunto de elementos que compõem o Bumba boi. “Entendo que essa brincadeira centenária é a mais completa de todas as manifestações culturais do Maranhão. Quem já teve a oportunidade de assistir as apresentações sabe que a beleza e a riqueza não estão apenas nos enredos, mas nas danças, nas músicas, nas melodias. Tudo isso faz do São João do Maranhão um dos mais bonitos do Brasil, graças ao Bumba boi”, destacou o parlamentar.

Complexo Cultural

O Bumba meu Boi realizado no Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. No campo da expressão popular, por exemplo, apresenta performances dramáticas, musicais e coreográficas, destacando-se ainda a riqueza das tramas e personagens.

Já no plano material, podem ser apreciados os artesanatos, como os bordados do couro do boi e das indumentárias de seus personagens, além dos instrumentos musicais confeccionados artesanalmente. O Bumba meu Boi reúne todas as matrizes da formação cultural brasileira: indígena, negra e branca por meio do ritmo, da dança e das músicas.

Candidatura

A candidatura que está em análise no Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é a último passo de um longo caminho que deve atender a critérios nacionais e internacionais.

O deputado Hildo Rocha ressaltou que o dossiê que embasou a proposta encaminhada para a Unesco foi elaborada pelo Iphan, por meio de trabalho coordenado pela presidente do órgão, Kátia Bogéa.

“O documento está bem fundamentado, bem elaborado. Por esse motivo, acredito que a Unesco irá deliberar a favor da proposição que transformará o Bumba boi em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, afiançou.

Capital Nacional do Bumba boi

Rocha disse que a aprovação da candidatura irá se somar a outra conquista relevante para a cultura maranhense. “São Luis, a capital do Maranhão, Estado que represento, é detentora do título de Capital Nacional do Bumba Boi, graças à Lei 13.851/19 de minha autoria que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em julho deste ano”, declarou o deputado.

https://youtu.be/IC-RJ6IXDLg

http://hildorocha.com.br/site/hildo-rocha-destaca-candidatura-do-bumba-boi-ao-titulo-de-patrimonio-da-humanidade/

 

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos