Prefeitura de São Luís realiza concurso da Corte Momesca neste domingo (17)

Publicado em   16/fev/2019
por  Caio Hostilio

Evento será às 17h, no Largo do Desterro e terá uma programação variada e aberta ao público; o reinado da Corte Momesca inicia com a coroação e termina após o encerramento das atividades carnavalescas na Passarela do Samba

Corte Momesca que foi eleita para o Carnaval do ano passadoAbram alas que a Corte Momesca do Carnaval 2019 será eleita neste domingo (17), a partir das 17h, no Largo do Desterro, na Avenida Vitorino Freire – bairro Desterro (Praça da Flor). O concurso, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), escolherá Rei Momo, Rainha e Princesas. Os candidatos precisarão mostrar muita simpatia e samba no pé. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

Este ano, a organização aposta em um evento em praça aberta e com inserção da comunidade. “A Corte Momesca é uma tradição, pois representa o setor de cultura e a nossa cidade durante as festividades carnavalescas. Nesse domingo, além da escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2019, nós estaremos em uma das comunidades mais tradicionais da cidade, envolvendo o comércio local e instituições próximas. O Carnaval é construído pelos ludovicenses, queremos fazer uma festa coletiva”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

O reinado inicia com a coroação da Corte Momesca, logo após a Seletiva de Candidatos (avaliação artística), e termina após o encerramento das atividades carnavalescas na Passarela do Samba.

O candidato a Rei Momo, além de simpatia e samba no pé, deve pesar acima de 100 quilos, podendo também ser submetido à avaliação médica para cumprimento das exigências da função. As candidatas à Rainha classificadas em segundo e terceiro lugares, respectivamente, receberão os títulos de 1ª Princesa e 2ª Princesa do Carnaval 2019 de São Luís. A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos cinco mil reais e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de três mil e quinhentos reais para cada uma.

CRITÉRIOS

Para garantir o título de Rei Momo, Rainha e Princesas, os candidatos devem apresentar simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar para representar a alegoria da folia momesca durante as atividades do Carnaval 2019. Os candidatos receberão quatro notas – de seis a 10 pontos, nos itens de avaliação. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maior soma das notas, sendo que, em caso de empate, prevalecerá a maior nota em “Domínio na Arte de Sambar” e, persistindo o empate, o julgamento será decidido pelo voto do Presidente da Comissão de Avaliação Artística (julgadora).

A comissão é composta pelos formadores de opinião Alberto Júnior (graduado em Comunicação Social e mestre em Cultura e Sociedade); Wilson Chagas (professor, ator, coreografo e diretor teatral); Vanessa Serra (jornalista e produtora cultural, especialista em Jornalismo Cultural); Zema Ribeiro (jornalista e diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo); e Rose Panet (doutora em Antropologia, professora universitária e cineasta).

Além do concurso, a programação é composta por apresentação do bloco tradicional Os Brasinhas, Escola Flor do Samba e grupo Feijoada Completa. Rei Momo, Rainha e Princesas serão anunciados ao som das baterias de escolas de samba e demais agremiações do Carnaval da cidade. Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos