Na boca do jacaré!!! Pesquisa BTG aponta Bolsonaro com 59% e Haddad com 41%…

Publicado em   15/out/2018
por  Caio Hostilio

É como disse o jornalista Merval Pereira do jornal “O Globo”: “No jargão dos institutos de pesquisa, quando os gráficos mostram um desenho que distancia dois competidores de maneira clara, diz-se que “abriu a boca do jacaré”. E quando ela abre, é difícil de ser fechada. O fato é que uma vitória de Haddad seria mudar em 15 dias tudo o que o eleitorado brasileiro fez no último domingo, quando varreu figuras tradicionais da política brasileira, apartidariamente, mas atingindo, inclusive, políticos do PT ou seus aliados mais explícitos, com uma ou outra exceção devido a peculiaridades da política local. A situação é tão grave que o PT aceitou uma derrota simbólica de relevância, permitindo que Haddad apagasse de sua propaganda o rosto de Lula e, mais que isso, trocasse a cor vermelha da propaganda, pelo verde e amarelo típico da campanha de Bolsonaro”.

A nova pesquisa da BTG Pactual para o segundo turno das eleições presidenciais mostrou Jair Bolsonaro (PSL) com 59% dos votos válidos contra 41% de Fernando Haddad (PT). Na última pesquisa, divulgada em 1° de outubro, antes do primeiro turno, o capitão reformado receberia 43%, enquanto o petista teria 42%. Esse resultado indicava um possível segundo turno, ainda não concretizado à época.

Continua depois da publicidade

O levantamento foi feito com 2 mil pessoas por telefone entre 13 e 14 de outubro e divulgado na manhã desta segunda-feira (15/10). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Quando não contados os votos brancos, nulos e indecisos, a pesquisa mostra um resultado de 51% para o capitão reformado e 35% para o petista.

Segundo o documento, a maioria dos eleitores de Bolsonaro são homens. Ao todo, são 57% de votos masculinos contra 47% femininos. Já Haddad tem maioria feminina. São 36% de mulheres contra 33% de homens no cenário estimulado.

Além disso, Bolsonaro tem vantagem em todas as regiões do país, exceto no Nordeste. Na região nordestina, o petista tem vantagem de 49% dos eleitores contra 29% do capitão reformado. No entanto, a rejeição de Haddad é de 53% contra 38% do candidato do PSL em todo o país.

O levantamento também mostrou que 69% “definitivamente” irão votar branco/nulo em 28 de outubro, data prevista para o segundo turno no Brasil. Ao todo, 70% dos entrevistados acreditam que o candidato do PSL será o vitorioso.

Fake News

Questionados sobre informações inverídicas, 47% dos entrevistadois disseram que, ao longo da campanha eleitoral, receberam informações sobre política por meio de grupos de WhatsApp. Desses, 87% afirmaram que desconfiaram de que alguma notícia poderia ser falsa.

Motivo 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados o motivo da escolha. Ao todo, 84% dos eleitores de Bolsonaro disseram que acreditam que ele seja “a melhor opção”, contra 78% de Haddad. Mas, “impedir a vitória de outro candidato” fez com que 10% escolhessem o candidato do PSL, e 15% no candidato do PT.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos