Prefeito Edivaldo e superintendente do Iphan, Maurício Itapary, vistoriam obras do Centro

Publicado em   19/set/2018
por  Caio Hostilio

Os serviços, realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, seguem no ritmo previsto pelo cronograma do projeto

Prefeito Edivaldo e superintendente do Iphan, Maurício Itapary, vistoriam obras do Complexo Deodoro e da Rua Grande

O prefeito Edivaldo e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, estiveram na noite desta terça-feira (18), vistoriando o andamento das obras de requalificação das praças Deodoro e Pantheon, incluindo as alamedas, e da Rua Grande, no Centro Histórico. O conjunto de obras, realizado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, segue no ritmo previsto pelo cronograma do projeto de execução, avançando para a quarta quadra na Rua Grande.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, o prefeito Edivaldo conversou com engenheiros e operários e acompanhou de perto o andamento das obras, que são executadas com recursos do PAC Cidades Históricas. “Este é um dos maiores investimentos já realizados na região do Centro Histórico nas últimas três décadas. A parceria do Iphan com Prefeitura de São Luís está permitindo a revitalização de um espaço, a realização de um desejo antigo da população. Estamos devolvendo à cidade, totalmente requalificado, um espaço de grande importância para sua história”, disse o prefeito Edivaldo.

“Estas são áreas referenciais de São Luís que estão ganhando um novo e moderno reordenamento do espaço urbano, que contempla os pedestres e possibilita maior interação social. São diversas ações de urbanismo e arquitetura com o objetivo de revitalizar e recuperar todo a área. Os trabalhos estão seguindo o planejamento e os investimentos vão recuperar um importante conjunto histórico e de grande valor arquitetônico para a cidade, resultado de mais uma parceria dos governos municipal e federal”, pontuou o superintendente Iphan, Maurício Itapary.

Em ritmo avançado, seguem as obras da requalificação das Praça Deodoro, Pantheon e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. Entre outros serviços estruturais, a Pantheon ganhou bancos com design diferenciado e estrutura de caramanchões que vão contar com projeto paisagístico, incluindo plantio de grama e iluminação especial.

Na Praça Deodoro os trabalhos incluem obras de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla, ainda, a construção de banheiros públicos, a implantação de sistema de sinalização, uma nova pavimentação de concreto lapidado e elementos que favorecem acessibilidade.

RUA GRANDE

As obras na Rua Grande, que estão em andamento em três quadras, inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.

Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.

Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. Já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.

PAISAGISMO URBANO

Na área das praças mais de 80 árvores estão sendo plantadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). Uma grande diversidade de espécies já foram colocadas na área, atendendo a um projeto paisagístico moderno. A preservação do paisagismo no espaço será feita pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O presidente do Instituto de Paisagismo, Fábio Henrique Carvalho, destaca a importância das obras. “A parceria da Prefeitura de São Luís com o Iphan nessa obra espetacular resultará na devolução de um espaço tradicional à população. Cabe ao Impur a requalificação de toda a vegetação composta por árvores seculares, como tratamento e poda. Isso está sendo feito desde o início. Daqui há algum tempo teremos uma praça bem arborizada”, completou o presidente do Impur.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos