Prefeitura dá a largada para o São João com grande festa no Arraial da Maria Aragão

Publicado em   16/jun/2018
por  Caio Hostilio

Espaço integra o São João de Todos, parceria entre Prefeitura e Governo do Estado; programação junina vai até o dia 1º de julho com grupos de bois, tambor e artistas locais e nacionais

Bumba meu boi de todos os sotaques estão na programação do Arraial da Maria AragãoA Prefeitura de São Luís abriu oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Arraial da Maria Aragão, que integra o São João de Todos, realizado em parceria com o Governo do Estado. Mais de 200 atrações folclóricas e culturais locais e nacionais vão se apresentar no espaço até o dia 1º de julho, sempre entre à 18h e 01h. Em média, 10 atrações se apresentam por noite no arraial.

O secretário de Cultura do município, Malon Botão, disse que a realização da festa confirma a determinação da gestão municipal de valorizar a cultura popular e manter o calendário cultural da cidade. “O Arraial da Maria Aragão é um ponto estratégico de concentração de público, ludovicenses e turistas, que todos os anos saem encantados com o São João daqui”, enfatizou Marlon Botão.

Grupos de bumba meu boi dos cinco sotaques tradicionais (costa de mão, zabumba, baixada, matraca e orquestra), alternativos, tambor de crioula, danças da época como cacuriá, quadrilha, do boiadeiro, country e portuguesa, shows com artistas locais e nordestinos convidados e forró passarão pelos palcos do Arraial da Maria Aragão.

Além da apresentação de grupos folclóricos, o espaço reúne barracas que comercializam comidas típicas e artesanatos. No lcal também foi erguido o Centro de Atendimento ao Turista. A secretária de Turismo do município (Setur), Socorro Araújo, considera a temporada como o grande momento da atividade econômica que o Turismo induz. “A promoção que fizemos com o Governo do Estado, divulgando nosso destino e nossa cultura, neste período deve refletir nos resultados”, afirma a secretária.

Durante o período junino, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, a Setur vai aplicar uma pesquisa junto ao público para verificar o grau de satisfação com infraestrutura, limpeza, programação e outros itens da organização da festa.

Na barraca de artesanato com participação dos pontos de cultura do estado e município de São Luís, a expectativa é que se repita o sucesso das edições anteriores. Simei Dantas, coordenadora do ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa, espera comercializar os produtos e divulgar o trabalho. “Nos anos anteriores nossa receptividade foi grande. Este ano estaremos recebendo as pessoas que já conhecem o nosso trabalho e também outras que conhecerão”, diz.

PROGRAMAÇÃO

O Arraial da Maria Aragão tem dois palcos nos quais as atrações se apresentam. O tambor e crioula e metre Apolônio abriu a noite. Quatro grupos de bumba meu boi se sucederam no grande palco montado na praça: Boi da Vila Conceição, Boi do Oriente, Boi de Axixá, Boi da Maioba e Boi de Morros. No palco permanente da praça projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a cantora romântica Eugênia Miranda apresentou um repertório romântico para o público que lotou o espaço.Na Arena o Forró, reservado para o mais legítimo ritmo nordestino, se apresentaram abrindo a temporada o grupo Forró o Cabo Zé e Rui Mário.

Neste sábado (16), o Arraial da Maria Aragão foca também no público infantil. A primeira atração da noite será o tambor e crioula mirim Arte Nova. Em seguida, entram no palco às 19h, o bumba meu boi Soledade, de sotaque costa e mão, que este ano está sendo homenageado no São João de Todos.

A grande atração da noite é a cantora maranhense Flávia Bittencourt que traz como convidados os artistas nordestinos Alceu Valença e Nando Corel. A programação segue ainda no segundo palco com apresentação da dança country Cowboy de Ouro e do grupo alternativo Novilho Branco. Encerrando a noite se apresenta o Boi de Maracanã, batalhão tradicional do sotaque de matraca. Na Arena do Forró, a noite esquenta com o Trio Poeirão e o Grupo 3 do |Forró, a partir das 20h.

Domingo (17), o Arraial da Maria Aragão abre a programação com o grupo infantil Cacuriá Mirim Rabo de Saia. Em seguida, no mesmo palco e apresentaram a dança o Coco Pirinã e dança portuguesa Aliança Portuguesa. No palco principal da praça, o show fica por conta a banda Forró do Vinil. Já na Arena o Forró a festa será animada pelo Forró Bom Demais, Raimundinho e Forró Pé no Chão. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br)

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos