Falácia Educacional!!! Escola digna com ensino/aprendizagem indigna é um atraso…

Publicado em   27/fev/2018
por  Caio Hostilio

A gestão Flávio Dino vem alardeando nos quatro cantos do Maranhão a construção da tal “Escola Digna”, mas digna em quê? Na derrubada das paredes de taipa e do telhado de palha, para construir uma sala multisseriada de tijolo e telha de amianto? Isso é uma educação digna? Não!!! Pois cadê a qualidade no ensino/aprendizagem? Continua indigno!!! Apenas uma forma politiqueira de mostrar uma mudança ineficiente para a formação intelectual das crianças e adolescentes maranhenses.

Ora bolas!!! O fator primordial para se ter uma educação de qualidade se pauta no ensino/aprendizagem com qualificado, cuja importância está numa linha pedagogia adequada, na formação continuada do professor e, principalmente, no afastamento de salas multisseriadas, que acumula alunos de todo o ciclo do ensino fundamental menor.

O ensinamento que na sua prática busca a melhoria social e intelectual dos seus alunos, não existe numa sala multisseriada.

As dificuldades em aprender ler e escrever numa sala multisseriada é uma das dificuldades do professor, tornando-se necessário um resgate no processo de ensino/aprendizagem, haja vista que essas classes multisseriadas são salas com alunos de diferentes idades e níveis educacionais.

As classes multisseriadas trazem dificuldade para a atividade docente: como trabalhar em uma sala extremamente heterogênea contemplando todos os alunos, independente do nível de conhecimento de cada um. E é nesse ambiente, que o professor tem dificuldades de realizar atendimento individual aos estudantes e planejar as aulas de quatro séries iniciais do Ensino Fundamental para uma mesma turma.

Portanto, que acabem com ações paliativas, que não trazem os resultados desejados para a educação – politicamente traz através das propagandas mentirosas -. O certo é construir centros educacionais em determinas localidades e transportar os alunos pelo transporte escolar adequado…

Isso sim é investir em educação de qualidade…

A maioria dos estados do Nordeste já deu fim a essas salas multisseriadas… Quando será a vez do Maranhão?

 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos