‘Todos por São Luís’ inicia programação da semana com oficinas na região da Cidade Olímpica

Publicado em   20/fev/2018
por  Caio Hostilio

A comunidade da área Cidade Olímpica está sendo contemplada com as ações do programa ‘Todos por São Luís’. A iniciativa reúne mais de 30 atividades entre cursos, oficinas, palestras, exposições educativas e atendimentos de assistência social e saúde básica alcançando milhares de moradores. Esta é a 57ª edição do evento, que iniciou nesta segunda-feira (19) e terá culminância no sábado (24), a partir das 8h, no Bloco C, do bairro Cidade Olímpica. O programa é realizado pela Prefeitura de São Luís, sob a coordenação da primeira-dama Camila Holanda com participação das secretarias municipais e apoio de parceiros.

O ‘Todos por São Luís’ vai oferecer aprendizado, geração de renda e diversas outras oportunidades aos moradores dos bairros Cidade Olímpica, Residencial José Reinaldo Tavares, Vila Sarney Costa, Vila Nestor e Vila Sapinho. A programação é organizada a partir de reuniões com a comunidade. “O ‘Todos por São Luís’ vem se consolidando como importante canal de diálogo entre a Prefeitura e as comunidades e, dessa forma o prefeito Edivaldo constrói uma gestão com base na transparência e na participação das pessoas”, reforça a primeira-dama Camila Holanda.

Durante toda a semana, as equipes da Prefeitura visitam as comunidades nos bairros incluídos na edição e promovem uma série de atividades. Entre as capacitações oferecidas estão panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais. Ainda, cursos de comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes e outros produtos artesanais.

Na tarde desta segunda-feira (19), foi realizada a Oficina de Origami, na 3ª Companhia de Polícia Militar. A técnica se dá por meio de dobras, sem cortes ou uso de cola, para dar forma a objetos e seres. “Esta arte não é apenas uma simples atividade de lazer, mas, uma forma de interagir e de treinar a mente. Durante as aulas, as pessoas descontraem e aguçam a criatividade, o raciocínio, a concentração e a especialização visual”, explica Maria da Conceição Fernandes, que ministra a oficina.

Ainda na segunda-feira, a comunidade do bairro aproveitou para aprender mais na oficina culinária com dicas de reaproveitamento de alimentos; e para a criançada, a oficina Chefe Mirins, que ensinou a fazer pratos saudáveis e sobre os nutrientes dos alimentos. “A oficina conscientiza a criança para se alimentar melhor e ensina como preparar receitas bem práticas e fáceis com as frutas. A participação sempre é muito boa”, enfatiza a nutricionista da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Mariana Ribeiro. Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades.

A lista de cursos e oficinas inclui decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta treco, porta toalha, porta recado, decoração de tiaras, fabricação de agenda, porta celular, chaveiro; customização de panos de prato, de comidas típicas e bombons regionais. A comunidade terá ainda informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, entre outras ações.

SAÚDE

Os serviços de saúde são os mais procurados pela população durante as ações do ‘Todos por São Luís’. O público tem a oportunidade de realizar consultas com clínico geral, ginecologista, odontólogo, pediatra, fisioterapeuta e oftalmologista somando 11 especialidades médicas.

Aplicação de flúor, aferição de pressão, teste de glicemia, preventivo, vacinação para adulto e HPV também estão incluídos. Dependendo do caso, o atendido será encaminhado para consultas mais especializadas. Medicamentos de farmácia básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis.

No cronograma de ações ainda, atendimentos de assistência social, promoção de oficinas e exposições educativas sobre diversas doenças, além da vacinação humana e animal. O público vai poder se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos.

Banneres sobre leishmaniose, esquistossomose, malária e doenças de chagas, além de informações sobre qualidade da água para consumo humano também constam do ciclo de atividades. A programação conta ainda com ações educativas, as equipes orientam sobre vírus da dengue e métodos de prevenção.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos