Carnaval de Todos na Passarela do Samba atrai brincantes e turistas

Publicado em   12/fev/2018
por  Caio Hostilio

A programação do Carnaval de Todos na Passarela do Samba segue atraindo brincantes e turistas. Blocos e Escolas de Samba desfilaram a alegria contagiante das festas carnavalescas. Organizada pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado, a festa na passarela integra a programação do Carnaval de Todos 2018, que se estende para o Circuito Beira-Mar, o Circuito Madre Deus, o Ceprama, a Praça da Lagoa, a APA do Itapiracó e o Espigão Costeiro.

No domingo (11), a Tenda do Tambor foi tomada pelas coreiras e tocadores dos tambores de crioula Brincantes de São Luís da Vila Isabel, Graça de São Benedito, Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição da Vila Dom Luís e Tambor de Crioula da Vila São José. Também desfilaram na passarela os blocos organizados Pau Brasil, Dragões da Madre Deus, Os Gorjeadores, Os Liberais e Unidos da Vila Isabel. Além das turmas de samba Ritmistas da Madre Deus e Fuzileiros da Fuzarca, desfilaram as escolas de samba Unidos de Ribamar, Mocidade Independente da Ilha, Terrestre do Samba, Marambaia, Turma de Mangueira e Favela do Samba.

“O público tem aproveitado uma diversidade de agremiações carnavalescas, blocos organizados, turmas de samba. As escolas de samba fizeram a alegria do público com apresentações suntuosas e a batida contagiante das baterias. Também houve a abertura do Circuito Beira-Mar do Carnaval de Todos. O palco principal foi comandado pelo Manobloco, com Mano Borges e o trio contou com Pinduca. Esse é o segundo ano de um circuito que deu certo, fruto da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado”, destaca o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

ESCOLAS DE SAMBA

Neste domingo (11), o desfile das escolas de samba também fez parte da programação na passarela

Fantasias multicoloridas, carros enormes enfeitados, brincantes que não cansam de dançar e esbanjar simpatia pela avenida. As apresentações carnavalescas são fruto de um ano inteiro de preparação, esforço conjunto que encontra sua recompensa nos aplausos e gritos de aprovação da plateia. Um exemplo de pessoa incansável é a funcionária pública Graça Fernandes, 56 anos, que no domingo desfilou em quatro das seis escolas de samba que se apresentaram, na Terrestre do Samba, Marambaia, Turma de Mangueira e Favela do Samba.

Já deu para perceber qual a manifestação carnavalesca preferida da brincante. “Tudo começou aos 20 anos, quando saí de baiana na Marambaia, escondida da minha mãe, que não queria. Há 10 anos saio em pelo menos três escolas por temporada carnavalesca. Amo a alegria do Carnaval e isso me dá energia para participar de várias escolas”, explica.

A funcionária pública Graça Fernandes, 56 anos, junto com a neta Thallyta Kyara, 10 anos, desfilou em uma das alas da escola Terrestre do Samba

O técnico em telecomunicações, Vilcicley Santos, 41 anos, conta que aproveita com a família todas as programações do Carnaval de Todos, tanto da Passarela quanto dos circuitos espalhados pela cidade. “Gosto da batida cadenciada dos blocos tradicionais. O Carnaval é tudo de bom, uma folga para curtir a folia e a cultura maranhense, que tem muita coisa boa. A festa organizada pela Prefeitura e pelo Governo me dá segurança para aproveitar a folia com a minha família”, declara.

PROGRAMAÇÃO

O encerramento na Passarela do Samba, nesta terça-feira (13), fica por conta do baile popular, das tribos de índios, dos blocos afro e do tambor de crioula. A festa no último dia de passarela também conta com a programação na Tenda do Tambor, com os grupos Mensageiros de São Benedito, Alegria de São Benedito (Martinha), Mimo de São Benedito e o tambor de crioula Capricho do Povo.

Pela passarela, desfilam as tribos de índio Tupinambá, Carajás, Itapoã, Sioux, Upaon Açu, Tapiaca Uhu, Guarani, Kamayaurá, Tupiniquim e Curumim. Também desfilam os blocos afros GDAM, Abiyêyê Maylô, Omnirá, Juremê, Abibimã, Oficina Affro e Akomabu. Às 23h, um grande baile popular marcará o encerramento oficial da programação do Carnaval de Todos na Passarela do Samba.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos