Prefeito Edivaldo investe na política de combate à insegurança alimentar

Publicado em   15/jan/2018
por  Caio Hostilio

Aproveitar bem os alimentos e elaborar receitas de alto valor nutritivo com produtos que normalmente seriam descartados é o objetivo do curso ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos’, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). Na sexta-feira (12), mais uma turma foi concluída, beneficiando um grupo de moradores referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Turu. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O conteúdo do curso inclui receitas preparadas com partes das frutas e legumes que normalmente são descartadas, como cascas, folhas, talos e sementes, por exemplo. São produtos que se tornam a base para pratos como bolos, tortas, doces, farofas, entre outros alimentos, que trazem em sua composição menos gordura e de maior valor nutritivo. Repassa ainda dicas práticas, saudáveis e econômicas para sua composição e elaboração.

Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, só no ano passado, o projeto de capacitação desenvolvido pela Prefeitura, na área da Segurança Alimentar, beneficiou cerca de cinco mil pessoas da comunidade. Os cursos foram distribuídos em 143 turmas, ministrados em diversos bairros da capital. Além da capacitação sobre o aproveitamento integral dos alimentos, a Semsa oferece ainda oficinas de bombons regionais, chefs mirins, panificação, palestras educativas, avaliação nutricional, entre outros serviços na área.

A secretária destacou os aspectos positivos da ação e a sua importância para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. “É uma iniciativa que promove a segurança alimentar, uma área destacada dentro da gestão do prefeito Edivaldo, e traz muitos benefícios aos participantes no que se refere à melhoria da qualidade alimentar de suas famílias”, observou a secretária.

CAPACITAÇÃO

Na culminância da capacitação que beneficiou 23 pessoas do Turu, além da certificação aos participantes do curso, houve ainda degustação dos pratos produzidos pelos próprios alunos, tendo como base os ensinamentos repassados nas aulas. No curso, os participantes aprenderam a preparar receitas diversas com foco no aproveitamento integral dos alimentos.

A capacitação trabalha também a conscientização sobre o desperdício e a importância da boa alimentação para a saúde, a forma correta de manipulação dos alimentos, a higienização das mãos, a maneira adequada de congelamento dos alimentos, entre outras informações.

Os cursos têm ainda como finalidade contribuir para a economia doméstica dos participantes. “Sabendo como aproveitar bem os alimentos, as pessoas têm mais ideias de receitas e, consequentemente, tendem a diminuir o consumo de produtos industrializados, possibilita uma alimentação mais saudável, além de promover o consumo consciente dos alimentos”, concluiu Fatima Ribeiro.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Prefeito Edivaldo investe na política de combate à insegurança alimentar

  1. lidiane disse:

    bom saber que mais pessoas podem aprender como aproveitar mais os alimentos

  2. bruna disse:

    Parabéns prefeito. está fazendo um grande trabalho social.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos