Decoração de Natal instalada pela Prefeitura em prédios e monumentos começa a ser testada

Publicado em   14/nov/2017
por  Caio Hostilio

São Luís ficará mais bonita e iluminada para celebrar o período natalino com muita luz, cores e decoração especial alusiva à data. As fachadas dos principais monumentos, praças, igrejas, prédios históricos, pontos turísticos, entre outros espaços públicos da cidade já estão recebendo os elementos decorativos que fazem do Natal a mais linda celebração cristã. Na segunda-feira (13), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou os primeiros testes nos equipamentos de iluminação que estão sendo instalados nos palácios La Ravardière, sede do poder municipal, e dos Leões, sede do Governo do Estado.

“Queremos que até o fim deste mês toda a instalação já esteja concluída, para entregarmos à nossa população e aos visitantes uma cidade lindamente iluminada, mais bonita e irradiando a alegria que o momento merece”, disse o prefeito Edivaldo.

Os testes foram iniciados em alguns dos 36 espaços contemplados pelo projeto de iluminação, onde também estão sendo colocadas centenas de peças decorativas, milhares de pontos de luz diferenciada e enfeites simbólicos, deixando a cidade em clima de Natal. O projeto integra as ações da Prefeitura para todo o período, que terá ainda vasta programação cultural em parceria com o Governo do Estado.

“Todo o projeto de iluminação e decoração está sendo executado para ressaltar ainda mais a beleza da arquitetura da nossa cidade e de seus monumentos mais expressivos. Os testes da iluminação já estão sendo realizados para que tudo esteja perfeito para encantar moradores e turistas durante o período natalino”, observou o titular da Semosp, Antonio Araújo, acrescentando ainda que, por orientação do prefeito Edivaldo, a decoração foi antecipada em comparação aos anos anteriores, para prolongar e destacar o período com a iluminação especial de Natal.

Para a seleção dos locais decorados, a Prefeitura considerou alguns aspectos como a grande movimentação de pessoas, a localização geográfica e o apelo histórico, comercial e turístico destes espaços. Entre os pontos decorados está a fachada da sede da Prefeitura, no Palácio La Ravardière, no Centro Histórico. O local terá adereços luminosos, peças decorativas em formatos diversos e colunas de microlâmpadas em toda a estrutura. O espaço está recebendo ainda uma de árvore de Natal luminosa com texto ‘Boas Festas’ e destaque de pontos de luz nas palmeiras e árvores naturais em frente ao prédio. Somam 14 adereços e centenas de luminosos, que contemplam também a Praça Pedro II.

No Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, a Prefeitura está instalando um conjunto de luminosos de microlâmpadas. O prédio ganha ainda adereços diversos como peças em formato de estrela, pinheiro e laços; e iluminação e decoração da muralha.

LAGOA E ENTRADA DA CIDADE VÃO GANHAR ÁRVORE DE 15 METROS

Uma árvore de 15 metros de altura vai decorar a área da Lagoa da Jansen no Natal. A estrutura tem o formato convencional de pinheiro com ramos verdes decorados com os tradicionais motivos natalinos e a estrela luzente no topo. São tubos em led, adereços decorativos em formatos diversos e piscas-piscas.

Outra árvore com as mesmas características será instalada na entrada da cidade, altura do aeroporto, no Tirirical. No Espigão da praia Ponta d’Areia, a iluminação vai decorar o calçadão e o prédio do Forte Santo Antônio. Ainda naquela área serão instalados adereços, peças decorativas e uma árvore de natal, além de anjos e caixa de presente iluminada com microlâmpadas.

Os postes ao longo da Avenida Ana Jansen também recebem pontos de iluminação. O projeto de decoração natalina ressaltará ainda a beleza das fachadas e pilares das principais igrejas da capital, como a Igreja da Sé, dos Remédios, ambas no Centro; e Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. As pontes Bandeira Tribuzi e São Francisco terão adereços em formato de anjos e laços.

As principais praças do Centro Histórico e de bairros da cidade também estão recebendo iluminação e decoração especiais com microlâmpadas, enfeites natalinos e árvores naturais, além de peças em formato de anjos, sinos e outros motivos da época espalhados ao longo dos espaços. Entre as praças contempladas estão a Gonçalves Dias, Benedito Leite, Pedro II e Nauro Machado; as praças da Camboa, no bairro Camboa; Deus é Fiel, São Raimundo; e a Praça da Criança, no Itapiracó.

Rotatórias e elevados localizados em avenidas de grande movimento também estão incluídos no projeto. Itens luminosos com efeitos especiais dos mais variados e diferentes evoluções de brilho estão sendo colocados nas rotatórias de bairros como São Francisco, Tirirical (na altura do aeroporto), Olho d’Água e Calhau (na altura do Comando Geral da Polícia Militar). O elevado da Casa do Trabalhador e da Cohama; Viva da Cidade Operária; Avenida dos Libaneses, no Tirirical; e Avenida Litorânea também serão contemplados com o projeto de decoração natalina.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Decoração de Natal instalada pela Prefeitura em prédios e monumentos começa a ser testada

  1. poliana disse:

    A cidade ficará linda

  2. adriano disse:

    Agora sim já entramos em clima de natal, as fachadas iluminadas, encantam ainda mais nossa cidadade. Muito lindo!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos