Prefeitura promove educação ambiental e recebe escolas em visitas guiadas aos Ecopontos

Publicado em   23/out/2017
por  Caio Hostilio

Além de serem um local onde a população pode fazer o descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos que não são recolhidos pela coleta diária domiciliar, os sete Ecopontos em funcionamento em São Luís também são um espaço de aprendizagem onde os estudantes da rede pública e privada têm lições de sustentabilidade, reciclagem e cuidado com o meio ambiente. No fim de semana, alunos da Escola Crescimento fizeram uma visita guiada ao Ecoponto Jardim Renascença para uma aula diferente. A recepção dos estudantes faz parte das ações de educação ambiental da Prefeitura de São Luís.

A visita ao Ecoponto Jardim Renascença foi um pedido da Escola Crescimento ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A escola realiza um projeto pedagógico chamado “Geração Sustentável” no qual os alunos têm lições sobre reciclagem, cuidados com o meio ambiente, descarte adequado dos resíduos sólidos entre outras. O objetivo é despertar nas crianças a consciência ambiental.

Engenheiras ambientais do Comitê Gestor de Limpeza Urbana explicaram aos alunos como funciona um Ecoponto, que tipo de resíduos podem ser descartados lá e qual destinação recebem. “Estamos fortalecendo as ações junto às escolas públicas e privadas porque desde pequenas as crianças vão adquirindo consciência ambiental e se tornarão adultos que tratarão melhor o meio ambiente”, informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Durante a visita, os estudantes também puderam acompanhar o descarte feito por moradores do entorno que foram ao Ecoponto deixar os resíduos que haviam separado em suas casas. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas. Foi o caso de Davi, de apenas 9 anos. “Eu perguntei o que é feito com o óleo de cozinha que o Ecoponto recebe para saber o que pode ser feito com óleo reciclado. Achei muito legal que dá para fazer sabão e detergente com ele”, disse.

Os pais dos alunos também participaram da atividade e ajudaram os filhos a separarem os resíduos de suas casas para fazer o descarte no Ecoponto Jardim Renascença durante a visita. O descarte do óleo de cozinha foi o que mais chamou a atenção dos estudantes que, curiosos, se concentravam no entorno das bombonas para recolhimento do produto, observando atentamente os colegas fazerem o descarte do líquido.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos