Prefeito Edivaldo participa de encerramento do Círio de Nazaré

Publicado em   09/out/2017
por  Caio Hostilio

Momento de fé e devoção para milhares de fieis demonstrado em louvores, cânticos e oração, durante a missa campal que lotou a área externa da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac I, na noite deste domingo (8). A celebração campal foi conduzida pelo padre Flávio Colins, pároco do local e pelo Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. O prefeito Edivaldo marcou presença na comemoração cristã e prestigiou o último dia da programação católica. A missa marcou o encerramento do Círio de Nazaré.

“O Círio é momento de festa e de fé para os católicos e ocasião em que todos unem forças em Deus para somar na construção de uma cidade cada vez melhor. Estamos, mais uma vez, prestigiando este momento de união e de fé”, pontuou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do deputado Weverton Rocha e outras autoridades.

te 11 dias, a comunidade católica se reuniu para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré em mais um ano de celebração cristã. Este ano, o festejo teve como tema ‘Proclamando as maravilhas do senhor: Festa da Luz – O seu nome é santo (Lc 1,49)’.

O círio teve parceria da Prefeitura de São Luís. Para o pároco Flávio Colins, a celebração representa para os participantes um importante momento de devoção. “Pelo conhecimento da palavra e a vivência da eucaristia é procurada a maneira de manter renovada, manter viva a fidelidade e o compromisso missionário”, avaliou.

Quem acompanhou o evento não conteve a emoção. A chegada da imagem, às 19h30, marcou um dos pontos altos da celebração. Muitos se concentraram bem em frente à imagem para ter a oportunidade de tocar a santa que colocada em posição estratégica no palco, ao alcance da visão de todos os fieis.

Devotos aproveitaram para pagar promessas, agradecer as graças recebidas e renovar os votos de fé. Para o motorista Paulo Henrique Gomes, 53 anos, morador do Turu, o Círio é motivo de muita alegria. “Eu sempre venho com a minha família e gosto muito do que é realizado no período do festejo. E o melhor é que estamos reforçando nossos votos de cristãos, cantando e louvando a Deus”, disse ele que estava acompanhado de esposa, sobrinhos e a netinha Vitória, de apenas 11 meses. Pessoas de outros estados também participaram da celebração e renderam homenagens à santa.

momento emocionante veio com a apresentação de violinista interpretando a ‘Ave Maria’, uma das mais tocantes canções católicas, que deixou o público atento e envolvido. O festejo deste ano marca ainda o Ano Mariano, celebrando os 300 anos do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida. No período, todas as dioceses do Brasil se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina que percorre cidades e periferias.

FESTA CRISTÃ

Antes da missa ocorreu a procissão pelas ruas do bairro. O público, de várias idades e diversos lugares mostraram sua fé com velas acesas nas mãos, bandeiras e agradecimentos às bênçãos recebidas. Por onde a procissão do Círio passava, mais pessoas iam se juntando à multidão.

A Missa do Traslado, com a Procissão da Luz, um dos momentos mais esperados pelos devotos, marcou a programação do sábado (7). Durante a execução é apresentado o manto oficial do Círio, que anualmente é doado e feito pelos próprios moradores do bairro. O manto é apresentado apenas no dia da missa.

Além da imagem oficial, há mais 20 réplicas que participam das peregrinações na capital e em mais 12 municípios maranhenses. O Círio de Nazaré é um dos eventos religiosos mais esperados pelos católicos. A preparação se dá desde o início do ano. A programação deste ano começou dia 28 de setembro.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Prefeito Edivaldo participa de encerramento do Círio de Nazaré

  1. Antônio disse:

    Foi uma grande celebração com apoio da prefeitura de São Luís.

  2. carolina disse:

    Nosso prefeito também demonstrando sua fé, muito bem Edivaldo!

  3. regina disse:

    foi lindo o cirio esse ano. Muita emocao. Parabens edivaldo por demonstrar que sua fé nao tem a ver com religiao. Voce é um grande homem

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos