Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - Sem Comentários
Para marcar o encerramento das ações em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno, a prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou grande atividade na UBS Honório Gomes, com a presença de gestantes, lactantes, bebês além de profissionais da área de saúde.
Para o secretário de saúde, Tiago Fernandes, o Agosto Dourado encerra o mês de atividades intensas, mas os atendimentos continuam em todos os postos com o mesmo intuito: intensificar a parceria firmada com as mães nesse grande gesto que é amamentar. “Foi uma grande parceria nesse mês com as mamães. E nosso intuito é continuar com os trabalhos de conscientização de que o leite é um alimento completo e que deve ser oferecido exclusivamente até pelo menos os seis primeiros meses de idade do bebê”, destacou.
Já o prefeito Luis Fernando, lembrou que os objetivos do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo e dedicação à amamentação, estão sendo alcançados por meio de diversas atividades conjuntas de promoção do tema, porém não podem parar com o término do mês.
“Estamos encerrando o mês, mas o resultado final será sempre a busca permanente do conhecimento a cerca da importância da amamentação. Lembramos às famílias que o aleitamento é uma prática nutricional, mas também de amor e que não é apenas uma responsabilidade materna, mas uma força tarefa que envolve o pai, toda a família e os profissionais da saúde que estão a postos para ajudar na condução do processo”, ressaltou.
Capacitação para profissionais da saúde da família
Nesta quarta-feira (30), a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, também realizou oficina voltada para estratégias de fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção congênita associada à doenças infecciosas que acometem recém-nascidos. Durante a oficina foram evidenciadas as causas de morte prematura, e os riscos que o feto corre ao ser contaminado a partir de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Para a representante do Ministério da Saúde, Jacirene Lima Campos, o objetivo vem sendo atingido uma vez que os profissionais estão discutindo o problema, sobretudo o atraso no desenvolvimento das crianças com microcefalia e traçando políticas públicas de atendimento para as famílias.
“O compromisso dos profissionais daqui, mostra um fortalecimento das políticas públicas que o município está implementando. A criança acometida por essas doenças precisa ser assistida desde a concepção, passando pelo nascimento, desenvolvimento e até mesmo em todas as fases da vida dessa criança”, pontuou.
Durante o evento também foi discutida a estratégia de fortalecimento da atenção integral nos mais variados projetos e frentes desenvolvidas. O secretário de saúde, Tiago Fernandes, reiterou a sensibilização da gestão para a importância do tema e programa da Saúde da Família.
“A oficina é uma ação de sensibilização que mostra a importância do trabalho do PSF para o quadro geral da saúde da família, sendo um vetor fundamental na melhoria de todos os pontos em paralelo com o quadro geral de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e afins. Daí a importância da presença de todos os agentes para o permanente combate”, finalizou o secretário.
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - 1 Comentário
Inaugurações de importantes obras na educação e infraestrutura, ações de assistência social e programação cultural e de lazer com exposições, sarau, roda de conversas e shows compõem a lista de eventos organizados pela Prefeitura em comemoração aos 405 anos de São Luís. As comemorações começam nesta sexta-feira (1º), com uma edição especial do Sarau Histórico, na praça Benedito Leite às 19h, e se estende até o fim do mês fazendo valer o slogan das festividades “São Luís 405 anos, presente todos os dias”.
Os shows “Glórias”, “Terra de Adoração” e “Louvação à São Luís”, que acontece, respectivamente, nos dias 8 e 9 na Praça Maria Aragão são os pontos altos da programação cultural que conta ainda com rodas de conversas sobre temas da cultura e história da cidade; exposições de artes visuais; sarau, passeios e outras atrações para todos os públicos.
O prefeito Edivaldo enfatizou a data como um momento muito significativo para todos os ludovicenses e para a cidade. “Vamos entregar à população obras importantes. Será também a oportunidade de mostrarmos as melhorias que a gestão vem promovendo por uma educação mais digna, mais mobilidade urbana, saúde, na implantação de políticas públicas que atendam as demandas das comunidades, por acesso à cultura e ao lazer. Parabenizamos nossa cidade e nossa população por estas vitórias e avanços”, destacou o prefeito.
O Sarau Histórico brinda a população com uma edição comemorativa na Praça Benedito Leite, nesta sexta-feira (1º) de setembro. São atores e atrizes representando nomes marcantes da política, música e poesia, abrindo a programação cultural da semana de aniversário. O sarau é gratuito e começa às 19h. “Essa cidade deve ser apreciada em todos os seus detalhes. Nesta noite, vamos contemplar a história de São Luís e, por meio da música e da poesia, aprender mais sobre a fundação de um Patrimônio Cultural da Humanidade”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.
Dentro da proposta de valorização da cultura e arte local a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizará rodas de conversas onde serão trabalhados temas referentes à cultura e arte local, a exemplo dos tambores de São Luís e mestres da cultura popular. A exposição “Acervo”, na Galeria Trapiche, destaca autores maranhenses que retratam aspectos da cidade. Já a mostra de artes visuais “São Luís Ao Vivo” traz curtas-metragens abordando o ponto de vista histórico e cultural da cidade.
“Estamos trabalhando entorno da temática da cidade como Patrimônio da Humanidade e mostrando um pouco de tudo que São Luís tem de riqueza cultural e que merece ser celebrado nestes 405 anos. Vamos abranger todos os seguimentos, para que todos se sintam parte desta grande festa”, pontuou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
No dia 6, o projeto Rufô Tambô marca o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes. Grupos espalhados por todo o Centro Histórico vão celebrar a data instituída pela Lei 4.349 de 21 de junho de 2014.
Atrações com nomes da música religiosa católica vão abrilhantar a festa de aniversário de São Luís, dia 8, a partir das 17h, com o show “Glórias”, tendo como atrações o padre Cleidimar Moreira e Clay Viana. Às 19h, o show “Terra de Adoração”, com nomes da música evangélica, entre estes, os cantores nacionais Bruna Karla e Maurício Paes; e locais, Thiago Lucas e Carlos Alfredo. A expectativa de público para os dois shows é de 20 mil pessoas.
O tradicional show “Louvação a São Luís”, acontece a partir das 19h, com vários cantores maranhenses que apresentam a cidade em verso e canção. Ente os artistas, Grupo 1,2,3 formado por Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos; os cantores César Teixeira, dupla Criolina, Flávia Bittencourt e Rosa Reis, entre outros.
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - Sem Comentários
A inda do governador Flávio Dino a São Mateus serviu para que diversos movimentos se organizassem e o vaiasse, assim como vaiasse o prefeito Miltinho Aragão, que está com os salários atrasados e parcelados.
A presença de Flávio Dino nos municípios maranhenses vem gerando muitos descontentamentos e a falta de governabilidade leva a vaias, e aos aliados do governador, com ocorreu hoje (31) em São Mateus.
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - Sem Comentários
Diante das informações abaixo, observa-se que o vereador Neto do Sindicato é obcecado em ser secretário de agricultura do município de Caxias… O vereador chegou a mudar de partido visando a pasta, indo para o PCdoB do obcecado também Adelmo, que sequer atende aos anseios do vereador obcecado. Que coisa triste!!!
Vereador Neto do Sindicato passou toda a gestão de Leonardo Coutinho cultivando o sonho de ser secretário de Agricultura. Chegou até a sair do PT e ir para o PC do B para ver se ficava mais aliado, mais fiel e mais próximo da família Coutinho. Fez tanta campanha pra Leonardo Coutinho em 2016 porque acreditou que se ele fosse eleito finalmente veria seu sonho ser concretizado, tornar-se secretário de Agricultura de Caxias.
Aí o tiro saiu pela culatra porque quem se elegeu foi o Prefeito Fábio Gentil. Mas ao contrário do que pensavam, Neto do Sindicato não desistiu do seu sonho e continua a alimentar a expectativa de ser secretário de Agricultura em um governo que não ajudou a eleger porque estava do lado de lá dos Coutinhos.
Para mostrar serviço para o povo do campo, Neto do Sindicato poderia muito bem pedir uma forcinha para seu padrinho político, camarada de partido e inclusive Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, o comunista Adelmo Soares. Mas parece que Adelmo não tem atendido nem aos apelos do vereador de seu partido e de sua cidade, pois até agora o que se viu foram apenas dois míseros kits de irrigação para atender milhares de famílias da princesa do sertão…
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - 1 Comentário
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) manifestou descontentamento quanto à derrubada do veto presidencial à cláusula que obrigaria as três instâncias do poder executivo (federal, estaduais e municipais) a fazerem, periodicamente, auditorias das dívidas públicas. “É inacreditável que a maior despesa da União seja com juros de dívidas. O governo gasta mais com juros do que com o déficit da previdência. Isso é inadmissível”, protestou Rocha.
Projeto de lei
Não é a primeira vez que Hildo Rocha defende o aprimoramento dos mecanismos de transparência com gastos do poder público. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 6.817/2017 que estabelece a obrigatoriedade de análises periódicas das dívidas. “Infelizmente não conseguimos derrubar o veto, não obtivemos êxito, mas nosso projeto está tramitando. Além disso, em breve, vamos fazer audiência pública, na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), para tratar sobre auditorias das dívidas públicas do nosso país”, destacou o deputado.
Jovem Aprendiz
Rocha comemorou a derrubada do veto que trata sobre o programa Jovem Aprendiz. “Conseguimos derrubar o veto presidencial e o programa não sofrerá alterações. Entendo que nós temos que criar oportunidades para que os jovens possam aprender uma profissão, assim como fez a governadora Roseana Sarney que criou o belíssimo programa Meu Primeiro Emprego iniciativa que deu a milhares de jovens a oportunidade de adquirir experiência e, consequentemente, entrarem para o mercado de trabalho”, destacou Hildo Rocha.
Coerência
Mais uma vez, o parlamentar manteve a coerência, mostrou que tem autonomia suficiente para discordar de teses defendidas pelo governo. Hildo Rocha defende o governo quando considera justo; critica quando necessário e vota contra quando manda o bom senso. Estranho seria se agisse de outra forma.
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - Sem Comentários
Por Andrea Murad (Facebook)
NÃO FOI ESSA QUE FUGIU DA ASSEMBLEIA?
A fujona só tem coragem de longe. Nem parece a mesma que praticamente obrigou a base governista a rejeitar o meu pedido de convocação para não ter que se apresentar aos deputados.
Depois de retirar recursos dos aposentados, ataca deputados pela internet.
Postado por Caio Hostilio em 31/ago/2017 - Sem Comentários
Na última terça-feira (29), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou de importante audiência pública que discutiu sobre a criação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV) e do Conselho Administrativo do Fundo de Benefícios dos Servidores (Funben). A solicitação foi do deputado estadual Eduardo Braide, por meio da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho, que é presidida pelo deputado Wellington.
Os projetos foram encaminhados pelo Governo do Estado ao Legislativo sem o conhecimento ou debate com as entidades de classe, que representam os funcionários públicos estaduais.
“Estamos diante de projetos que farão a diferença na vida das pessoas. O IPREV tem por finalidade gerir, planejar, coordenar e supervisionar a execução e o controle do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais. Já o Conselho Administrativo do Funben deverá estabelecer as diretrizes e os programas de investimento dos recursos do Fundo. Não sou contra a criação do IPREV ou do Conselho Administrativo do Funben, mas algumas mudanças devem ser feitas e, por isso, é importante a participação dos servidores”, disse Wellington.
Ainda ao abordar a questão, o deputado Wellington cobrou que o Governador devolvesse os R$ 29 milhões que retirou do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) para a Secretaria de Estado de Infraestrutura.
“Flávio Dino retira dinheiro dos aposentados pra fazer asfalto. Não é que eu seja contra pavimentação asfáltica. Não, não é isso! Inclusive, estamos precisando mesmo. Buracos em nossa capital São Luís, por exemplo, é o que não falta. No entanto, o Governador não tem a liberalidade para dispor do futuro dos servidores estaduais. Ele está retirando do fundo de pensão e aposentadoria dos servidores públicos os recursos para a Infraestrutura. Governador, já que a Infraestrutura está necessitando de uma suplementação, por que Vossa Excelência não retirou da Secretaria de Comunicação? Por que retirar justo de um Fundo tão importante para os servidores públicos do Maranhão?”, disse Wellington.
Postado por Caio Hostilio em 30/ago/2017 - 2 Comentários
Obras do Programa Asfalto na Rua avançam e melhoram mobilidade nos bairros
Equipes da Prefeitura de São Luís estão intensificando as ações de infraestrutura na cidade. São vias renovadas, com condições adequadas de tráfego para pedestres e motoristas, mais mobilidade urbana para a capital maranhense que, no próximo dia 8, completa 405 ano. Nos bairros Cohaserma e Gancharia, os serviços do programa Asfalto na Rua estão mudando o cenário de dezenas de ruas que estavam em condições precárias. A ação, realizada pela Prefeitura, vai alcançar centenas de vias em diversos bairros da capital, somando mais de 100 quilômetros de asfalto novo. Esta semana, as equipes trabalharam nas ruas do Cohaserma pavimentando a Avenida Alpha, Ruas 12, 19 e adjacências, cujos serviços estão concluídos. As ruas 16, 17 e 18 também estão com obras em andamento. O asfalto no bairro era demanda antiga da comunidade e contempla áreas que estavam com o piso desgastado e imperfeito. Integrado às ações do Asfalto na Rua foram promovidas obras na Rua 1, do bairro Gancharia, com ações de pavimentação; terraplanagem na Avenida da Secretaria, bairro Santa Clara; e vias do São Bernardo. “O cronograma da Prefeitura é diário e a rotina de serviços vem sendo intensificada para que possamos concluir mais esta etapa do programa. O Asfalto na Rua é uma das mais importantes ações da gestão do prefeito Edivaldo, que prioriza os bairros da cidade com o objetivo de garantir melhor mobilidade urbana. Todos os dias temos frentes de trabalho na cidade”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo. Paralelo a pavimentação outras equipes estão atuando com serviços de concretagem, drenagem profunda e melhoria da iluminação pública em diferentes vias da capital.
Marcial Lima cobra explicações sobre “totens” da Prefeitura
O vereador Marcial Lima (PEN) solicitou explicações da Prefeitura de São Luís sobre a instalação de totens ou painéis em vias públicas da cidade, que servem para divulgação de propaganda de empresas. “Quero saber aonde estão investidos os recursos oriundos desses painéis espalhados pela cidade”, declarou. Para o parlamentar, a colocação desses totens trata-se de uma espécie de concessão pública. “Portanto, acredito que deve estar entrando dinheiro aos cofres da Prefeitura, por meio da publicidade de empresas que atuam no município. É preciso que a gente saiba os locais exatos que esses recursos estejam sendo aplicados”, alertou. Marcial Lima disse que é preciso saber se os recursos estão sendo aplicados nas áreas da cultura, no lazer ou em demais áreas prioritárias da cidade. “Se alguém da Prefeitura puder divulgar e nos informar, a gente agradece”, enfatizou. (Por Mário Carvalho)
Deputado Júnior Verde busca investimentos para o Maranhão em Brasília
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa a viagem que fez a Brasília no último final de semana em busca de investimentos para o Maranhão. O parlamentar cumpriu uma agenda propositiva atendendo demandas do Estado, tanto do setor produtivo como de questões sociais. “Conseguimos avançar em diversos aspectos, como a reunião que tivemos com o Secretário Nacional da Pesca e Aquicultura, o senhor Davyson Franklin de Souza, que nos recebeu no seu gabinete. Conversamos por várias horas sobre a necessidade de investimentos no Maranhão. Foi uma agenda em que pudemos falar das problemáticas pelas quais passam os nossos pescadores, os nossos aquicultores”, destacou Júnior Verde. Na pauta da reunião, foi discutida a situação da sede representativa da Pesca no Estado, que era a antiga Superintendência Federal (SFPA), extinta por conta da desativação do Ministério da Pesca. “Hoje, os presidentes de entidades estão praticamente sendo humilhados. Os pescadores da mesma forma, porque não têm atendimento, e se submetem a um limite de processos a serem recebidos. Estima-se que 20 processos, no máximo, de cada presidente, e que são demandas de atualização de dados. E pior, os pescadores estão tendo os seus RGP’s, que é o Registro Geral de Pesca, cancelados. Então é uma problemática muito séria”, denunciou. Júnior Verde expôs toda a problemática para o Secretário Nacional, e solicitou que pudesse intervir na antiga superintendência. O parlamentar já tem Indicação formalizada com todas as proposições para facilitar o processo de registro e melhorar o sistema, que é falho e precisa ter mais segurança. “Aproveito para parabenizar o Secretário, que está fazendo um grande trabalho lá em Brasília e que vai revolucionar a pesca mudando o sistema, colocando o registro de pescador e aquicultor de forma online, uma revolução que vai evitar fraudes”, completou o deputado, que entrou com um Requerimento solicitando uma audiência pública para discutir o tema, a ser realizada no final de setembro. Durante os três dias de agenda, o parlamentar acompanhou a votação da reforma política, na Câmara Federal, com destaque ao Fundo Partidário; e reuniu-se com o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Franklimberg de Freitas, na sede da Instituição, quando inteirou-se de todas as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos no Estado, reforçando a necessidade de apoio ao povo indígena. Júnior Verde participou ainda de um encontro do Parlamento Amazônico, na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), para deliberação de pautas propositivas.
Postado por Caio Hostilio em 30/ago/2017 - Sem Comentários
A deputada Andrea Murad repercutiu a denúncia feita pelo colega de bloco, deputado Sousa Neto, sobre a funcionária fantasma na Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a SES, Alana Valéria Lopes Coelho está afastada do órgão por motivos de saúde, mas a funcionária vem recebendo normalmente seu salário de R$ 9.627,73 por mês. Para a deputada Andrea, a servidora deveria ser paga pelo INSS mediante laudo médico e não pela secretaria.
Alana Valéria, que foi sócia do secretário de saúde em seu escritório de advocacia, vem exercendo cargo no governo desde que Carlos Lula assumiu vaga na Casa Civil até se tornar Secretário de Saúde. Em dezembro de 2016, a funcionária foi afastada “de ofício” por 15 dias para tratamento de saúde e nunca mais pisou no órgão, onde é Assessora Especial de Apoio Institucional e também titular no Conselho Fiscal da EMSERH. Mesmo assim, vem recebendo normalmente os proventos.
Na tribuna, a deputada Andrea questionou por que a funcionária não está recebendo seu salário pelo INSS, já que estaria em tratamento de saúde, e também indagou se a funcionária fantasma estaria recebendo os honorários como conselheira fiscal da EMSERH e mais a gratificação do SUS, que segundo denúncias, Alana está recebendo o benefício previsto apenas ao servidor de acordo com sua produtividade.
“O secretário Lula admitiu que a funcionária está afastada para tratamento de saúde e disse que estava tudo regular. Quero saber se ela está afastada pelo INSS, porque esta é a forma regular. Quero saber também por que existem contracheques até este mês de agosto, o que comprova que ela recebe normalmente pela SES, sendo que desde dezembro de 2016 Alana Valéria não pisa na secretaria de saúde, ressaltando que a mesma trabalha por conta própria, está trabalhando normalmente em seu buffet, inclusive estava anteontem em Tutoia, mas na secretaria ela não aparece. E mais, segundo denúncias, Alana recebe ainda gratificação do SUS, dada somente por produtividade, e não duvido que também receba como membro do conselho da EMSERH sem pisar lá. Portanto, o que o secretário Lula deve explicar e provar é simples. Se ela está afastada deveria ter passado por perícia do INSS e estaria recebendo seu salário por lá. A única forma do secretário provar que isso tudo é mentira é mostrando que a SES não paga um real a funcionária e que ela recebe pelo INSS. Mas provar isso está bem difícil”, disse Andrea.
Para a parlamentar, Carlos Lula não tem mais condições de exercer função de Secretário de Saúde diante de vários escândalos na sua gestão, incluindo, o fato de manter sua ex-sócia como funcionária fantasma na secretaria. E anunciou que também tomará providências quanto às ilegalidades praticadas pelo gestor.
“O governador Flávio Dino deve tomar uma providência imediata porque o Carlos Lula só demonstra a cada dia que não tem mais como permanecer à frente da secretaria. É um escândalo atrás do outro. Também darei entrada em uma ação para que Carlos Lula devolva aos cofres públicos os 8 meses que ele, conscientemente, misturando a coisa pública com a privada, pagou à funcionária fantasma”, anunciou a deputada.
Postado por Caio Hostilio em 30/ago/2017 - Sem Comentários
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Requerimento 619/2017 em que solicita a realização de audiência pública para discutir sobre as condições atuais do Rio Tocantins, a exemplo do baixo nível d’água e possíveis soluções para os problemas identificados.
A audiência aconteceria no dia 01 de setembro, mas em virtude de uma solicitação do também deputado Léo Cunha (PSC) acontecerá no dia 05, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Imperatriz.
Antecedendo a audiência, acontecerá visita de vistoria no dia 04, contando com a representatividade de grupos técnicos a fim de qualificar a discussão.
“Recebemos inúmeras solicitações, tanto em nosso gabinete móvel quanto por meio das redes sociais, para que nos posicionássemos em relação a esse problema do baixo nível d’água do Rio Tocantins. Sabemos da importância desse rio, sobretudo, na vida das pessoas.
Foi assim, que surgiu a possibilidade de realização da audiência, já que não poderíamos nos omitir diante de um clamor popular. É necessário que haja uma intervenção por parte do Estado, por meio de estudos que viabilizem o nível normal e, assim, evitem maiores consequências negativas”, pontuou o deputado Wellington do Curso.