Hildo Rocha participa de Sessão solene em homenagem aos 800 anos da Magna Carta

Publicado em   25/set/2015
por  Caio Hostilio

hildo rochaA Câmara dos Deputados realizou na nesta quarta-feira (23) sessão solene em comemoração aos 800 anos da Magna Carta, escrita na Inglaterra em 1215. O documento é marco do constitucionalismo e representa um elemento importante para o desenvolvimento da democracia moderna. A Magna Carta, ou “Grande Carta”, como é conhecido o documento assinado pelo rei inglês João Sem Terra, em 1215, limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, impedindo o exercício do poder absoluto.

Falando em nome do PMDB, o deputado Hildo Rocha ressaltou que o documento, que este ano completa oito séculos, é de extrema importância história e está alinhado com os princípios básicos da agremiação partidária à qual pertence. “Uma das principais contribuições da Magna Carta para a realidade politica e democrática que hoje é tão comum foi justamente a limitação do poder estatal perante os cidadãos” declarou o parlamentar. Rocha lembrou que a partir de 1215 o poder público ficou legalmente impedido de fazer prisões arbitrárias bem como vender negar ou tardar acesso à justiça.

“Se o meu partido pode dizer, com orgulho, que tem compromisso fundamental com a democracia deve reconhecer que boa parte desse valor teve como ponte de partida o documento que hoje homenageamos. Dele brotaram muitas das correções a arbitrariedades politicas. Assim, reconhecendo a importância, para o meu partido, dos princípios instituídos pela Magna Carta tenho por Sessão solene um respeito muito especial”, enfatizou Rocha.

A Sessão foi presidida pelo deputado JHC (SD-AL) autor do requerimento que originou a solenidade.

 https://youtu.be/-jDXaMWvgyw

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos