Concordo “ipsis litteris” com José Reinaldo, mas Flávio Dino, com toda sua prepotência e arrogância, toparia esse acerto?

Publicado em   21/jul/2015
por  Caio Hostilio

Jamais toparia, haja vista que sua prepotência de professor de “Deus”, além de sua união com políticos que pensam: “Quanto pior, melhor” e os sanguessugas do dinheiro do contribuinte, não coadunam com essa perspectiva em prol da coletividade!!! Primeiramente, teria que exonerar de imediato todos seus secretários, que sequer conseguem conduzir de forma regular as ações que tanto o povo precisa. Flávio Dino teria que chegar a conclusão que desconhece a administração pública e, principalmente, os princípios básicos de uma política entorno das melhorias que tanto esse Estado precisa, cujo objetivo ficou para trás com a falta de atração de investimentos, o esquecimento da busca incessante pela modernidade na logística, vislumbrando a Norte/Sul, o Porto do Itaqui, a interligação dos municípios por MAs e o estimulo ao agronegócio.

zecareinaldoPacto pelo Maranhão – Por José Reinaldo Tavares

José Sarney foi sem dúvidas o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país. E ficou mais poderoso ainda após o exercício na presidência da república. Sarney foi o poderosíssimo ex-presidente, sobretudo no governo de Lula da Silva. Mandava e desmandava à vontade e Lula chegou a dizer, inclusive, que Sarney não era um homem como os outros. Era quase um mito.

Mas no Maranhão, em que pese o seu julgamento, ficou devendo muito em relação ao que poderia ter feito, considerando o seu poder pessoal e político incontestáveis.

Mas, enfim, este não é um artigo para criticá-lo. Isso já fiz muitas vezes ao longo de muitos anos e por isso recebi muitas vezes o peso de sua ira. Contudo, isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado.

Sarney não tem mais a força que teve, mas ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. Isso é inegável.

Hoje se diverte criticando o governo de Flávio Dino, homem que derrotou de maneira muito clara o seu grupo político. Isso são fatos.

Farei aqui um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram, como eu. Vejam bem, não estou pedindo aqui que deixe de fazer oposição, sendo esse o seu desejo. Não, nada disso! Estou propondo é um pacto pelo Maranhão, por esse estado pobre e com grande parte da população vivendo com renda oriunda do Bolsa Família. Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o estado dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará, mas hoje estamos bem atrás.

Países só se desenvolveram com pactos como esse, vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a Espanha moderna.

É claro que se isso não acontecer, iremos lutar até conseguirmos, mas se pudermos fazer uma agenda acima da política, juntando as forças de todos que puderem contribuir, será muito mais fácil e mais rápido conseguir mudar o Maranhão.

Parece óbvio que o ex-presidente teria, como tem em qualquer lugar, uma participação muito importante em tudo. Repito: não se trata de pacto político, mas sim de tentar elencar um grupo de projetos estruturantes para que possamos pular etapas e colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país.

Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores.

O que pretendo é unir todos pelo desenvolvimento do Maranhão. É escolher pelo debate alguns projetos realmente fundamentais para alavancar o crescimento do estado e melhorar a vida sofrida de nossa população. Entre nós temos vários políticos de enorme prestígio, a começar pelo governador Flávio Dino e pelo ex-presidente José Sarney, juntando senadores, deputados federais e estaduais. Temos força política para, juntos nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. O país quebrado, o governo federal politicamente paralisado por uma crise que começou política, indo em seguida tomar conta da economia e agora é social, com a inflação e o desemprego batendo à porta.

Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com grandes chances de conseguirmos grandes avanços. Só o fato de termos uma agenda em comum será de uma importância extraordinária.

Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho e nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos.

“Pronto, falei” – como dizem os internautas. Peço a reflexão de todos. Não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão!

Pensem nisso e vamos juntos!

  Publicado em: Governo

7 Responses to Concordo “ipsis litteris” com José Reinaldo, mas Flávio Dino, com toda sua prepotência e arrogância, toparia esse acerto?

  1. alex silva says:

    Demitir e chamar ricrdo corrupto murad para se locupletar novamente da verba da saúde;nomear chiquinho piniqueiro escorsio parta representação em brasilia e o restante da gangueb sarney-murad

    RESP. ENTÃO, VC ACHA QUE OS DONOS DOS CULHÕES QUE VC CHUPA ESTÃO FAZENDO O QUÊ? É SÓ ROUBO, FALCATRUAS, CORRUPÇÃO E A FALÊNCIA DO MARANHÃO!!! SE TOCA… SE BELISCA!!!

  2. Paulo Lemis says:

    …..
    RESP. CHUPADOR DO OVO DO LADO ESQUERDO DE FLAVITO E DO OVO DO DIREITO DO RATO JERRY, AQUI NÃO!!!

  3. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga says:

    QUE GESTOS!!!! POIS ESTES SÃO SIM DIGNOS DE RESPEITO E DE RECONHECIMENTO POPULAR, me refiro a ação solidária de JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS, e o ultimo comportamento de um político maranhense o EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR e atual DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES.

    Bravos e bravas, são comportamentos e gestos iguais a esses que nós seres humanos precisamos praticá-los e presencia-los sempre neste mundo material. São essas as iniciativas que nos fazem renunciar nossos interesses e nossas vaidades em prol da solidariedade, do respeito e do amor ao nosso próximo. São essas as missões da vida que nos ensinam e nos permitam sermos uteis na defesa dos indefesos. Se todos convivêssemos assim, teríamos uma refrigeração recheada de paz, amor e de entendimento cristão pelo desenvolvimento auto sustentável de nossa nação. Se todos praticássemos esses entendimentos não teríamos nossas reservas ambientais degradadas, 90% de nossas comunidades não seriam desprovidas, a inclusão social seria uma ação permanente e muitos interesses eram renunciados. A corrupção seria freada com mais segurança e os direitos constitucionais dos povos seriam garantidos e respeitados. Espera-se que a provocação institucional na esfera política do maranhense José Reinaldo Tavares tenha o mesmo sentimento real do gaúcho JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS e que esses gestos sirvam de exemplo para muitos vaidosos principalmente os da vida pública neste país.

    Bravos e bravas, VOCES não acham que precisamos de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS para amar e defender nossos animais?? Eu defendo a existência permanente de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS!!! Valeu Alvorada/Rio Grande do Sul. Leiam e reflitam bem a matéria.

    Bravos e bravas, e o que VOCES acham do entendimento político do EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR E ATUAL DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES em relação ao PACTO PELO MARANHÃO?? Bravos e bravas, pra ser sincero e direto, nunca simpatizei com o comportamento político do DEP. ZÉ REINALDO por fator segurança, mas só o fato dele apresentar esse pacto pelo MARANHÃO, esse é um gesto digno de respeito e de reconhecimento popular. Valeu Maranhão!!! Também leiam e reflitam bem a matéria.

  4. Pingback: Um governo destrambelhado… Como ex-governador, ministro, secretário estadual etc., José Reinaldo acertou em seu comentário!!! |

  5. Pingback: Um governo destrambelhado… Como ex-governador, ministro, secretário estadual etc., José Reinaldo acertou em seu comentário!!! | Ame Sua Cidade

  6. Pedro Fernandes 1414 says:

    O governador José Reinaldo terminou com “Pronto, falei”. Ele não só falou, como escreveu e deu um passo importante. Parabenizo-o pela visão e lucidez. O Maranhão precisa estar acima dos interesses pessoais. O PTB propôs esse diálogo em um de nossos programas de TV. E eu, como atual coordenador da Bancada, tenho buscado essa união pelo Maranhão.

    Att.
    Deputado Pedro Fernandes.

  7. Pingback: Pedro Fernandes: Uma análise perfeita sobre o comentário de José Reinaldo |

Deixe uma resposta

Busca no Blog