Informativo

Publicado em   26/abr/2015
por  Caio Hostilio

Um lutador!!! Menino de 2 anos deixa hospital após nove cirurgias

4137025_x360Vinte e dois de abril foi um dia especial. Dia de deixar o hospital, deixar para trás tantas lembranças difíceis. “Eu sempre falei: ‘eu vou sair daqui com meu filho nos braços’”, diz Elis Costa Macedo, a mãe de Wesley. Em 15 de abril de 2013, o Wesley nasceu com quase três quilos, 45 centímetros e um problema de saúde raro: síndrome de hipoplasia do coração esquerdo. Uma parte do coração do Wesley, o ventrículo esquerdo, não se desenvolveu como deveria e ficou praticamente sem função. O ventrículo esquerdo é a grande bomba do coração. Recebe o sangue que vem oxigenado dos pulmões e bombeia para todo o corpo. O problema foi identificado quando o Wesley ainda estava na barriga da mãe. Começava a corrida para salvar o filho. Com só 12 horas de vida, o Wesley passou por uma primeira cirurgia para ajudar na circulação de sangue no coração. “Eu fui ver o Wesley praticamente cinco dias depois que ele tinha nascido”, lembra Elis. No álbum de fotos do Wesley, está o registro da primeira gargalhada, aos seis meses. Nessa mesma época, o bebê entrou na sala de operação pela segunda vez. “Foram dez horas de agonia, dez horas de cirurgia”, conta a mãe. Mas logo depois dessa segunda cirurgia, o coração começou rapidamente a perder as funções. “O médico chega para você e fala: ‘não há mais o que fazer, a não ser o transplante, é isso ou nada’”, lembra a mãe. O novo coração veio logo, em apenas uma semana. Mas, momentos antes de deixar a UTI “Ele apresentou um acidente vascular cerebral hemorrágico. Toda a parte direita do Wesley ficou parada. Braço, perna, não mexiam”, diz Carlos Ferreiro, coordenador da UTI Cardiopediátrica do HCOR. Mais uma cirurgia, mais uma superação. Depois de retirar o coágulo do cérebro, o Wesley passou por sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos. “Ele não ficou com sequela neurológica nenhuma”, comemora Elis. Ao todo, o Wesley enfrentou nove cirurgias. Ficou quase metade dos dois aninhos dentro do hospital, lutando pela vida. “Essas crianças que ficam no hospital muito tempo com a gente, passam seis, sete, oito meses, acabam desenvolvendo uma relação emocional com todos nós muito forte”, diz o médico Carlos Ferreiro. No dia 15 de abril, uma quarta-feira, o Wesley completou dois aninhos. O pessoal do hospital fez para ele um bolo de aniversário. Ele ainda estava no quarto, não podia receber visita de muita gente, porque ainda estava em recuperação e existia o risco de infecção. Mas só uma semana depois do aniversário, veio o presente, o momento mais esperado pela família da Wesley: a alta do hospital. Depois de meses, ele vai finalmente para casa. “Acho que nem palavras vão expressar o carinho e o amor que eu tenho por cada um de vocês. Obrigada gente”, diz Elis a equipe de médicos e enfermeiras. “É uma grande vitória para mãe e para a gente. Essa mãe forte do jeito que é”, se emociona a enfermeira Viviane Lino. Em casa, quem dá as boas-vindas é o irmão mais velho, o Vitor. “Estava com muita saudade”, ele diz.

SANTA INÊS – Audiência esclarece sobre atribuições das Guardas Municipais

IMG_20150422_093838A Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Santa Inês liderou com sucesso uma audiência realizada na última quarta-feira (22/04), que tratou das novas atribuições das Guardas Municipais, em consonância com a Lei 13.022, do Governo Federal. A audiência aconteceu no templo central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Rua Nova, Centro. A solenidade de abertura aconteceu com as boas vindas dadas pelo secretário João Evangelista, que falou da satisfação da Prefeitura de Santa Inês em poder receber as guardas municipais da região. Falando em nome do prefeito Ribamar Alves, o chefe de Gabinete, Dimison Guimarães, destacou o trabalho da Guarda Municipal e disse que é projeto da Prefeitura de Santa Inês ampliar um número de guardas e apoiar o sistema de adequação proposto pela Lei 13.022, qualificando o contingente que será o guardião da população santainense. Na oportunidade, as guardas municipais de Santa Inês, Pindaré-Mirim e outras cidades do Maranhão assistiram a uma palestra proferida por João Alexandre Santos, que é especialista em segurança pública. O palestrante falou detalhadamente sobre a Lei N° 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais no Brasil. A programação da quarta-feira seguiu com temas específicos para as Guardas Municipais, que em todo o País estão tratando de se adequarem à Lei 13.022, já que os municípios tem o prazo de até agosto do próximo ano para estarem em conformidade com a referida Lei, conforme explicou a inspetora Roseane Costa, da Guarda Municipal de Caxias e que coordena a realização de audiências no Maranhão.

Gil e Glalbert Cutrim participam de Ação Social no Turiúba

fotos (4)O prefeito Gil Cutrim e o deputado Glalbert Cutrim (PRB) participaram, neste sábado (25), de uma grande Ação Social realizada no Residencial Turiúba, conjunto habitacional localizado na sede do município de São José de Ribamar e onde residem mais de quatro mil famílias. Promovido pela prefeitura ribamarense e União dos Ministros Associados de Ribamar (Unimar), o projeto foi desenvolvido no anexo da Escola Municipal São José dos Índios e reuniu centenas de moradores, que tiveram acesso a serviços diversos, principalmente na área da saúde (exames preventivos, consultas clínicas, emissão de carteira do SUS, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, distribuição de kis odontológicos, vacinação para crianças e adultos, dentre outros). O prefeito e o deputado conversaram diretamente com a comunidade e receberam manifestações de carinho e apoio, em especial pelo fato de terem conseguido, junto ao governador Flávio Dino (PC do B), a reativação do convênio entre estado e município, cujos recursos serão utilizados no asfaltamento e urbanização da Estrada que liga a MA – 201 (nas imediações do posto Maracajá) ao Residencial. As obras, de acordo com a Secretaria de Estado das Cidades, terão início tão logo passe o período chuvoso. “Essa luta [retomada do convênio] foi do prefeito Gil e do deputado Glalbert que, desde o início do ano, estavam solicitando ao governador. Felizmente, estes dois políticos conseguiram a liberação dos recursos que serão empregados na pavimentação da Estrada após o período chuvoso. Só temos que agradecer o empenho do prefeito e do deputado”, afirmou a dona de casa Maria do Socorro Bispo, moradora do Turiúba.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos