Prefeitura de Santa Inês e parceiros capacitaram mais de mil pessoas em 2014

Publicado em   31/jan/2015
por  Caio Hostilio

GEDSC DIGITAL CAMERAO compromisso de campanha do prefeito José de Ribamar Costa Alves de investir na qualificação da mão-de-obra local tem sido uma metas conquistadas por seu Governo. O empenho em buscar alternativas que possibilitem a geração de emprego e renda está acompanhado da atenção à preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Assim como em 2013, no ano passado (2014), a Secretaria de Desenvolvimento Social atingiu a marca das mais de mil pessoas capacitadas para o mercado de trabalho através de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

Para o prefeito Ribamar Alves, a contrapartida da Prefeitura de Santa Inês, através do apoio logístico e funcional, é o ponto essencial para o sucesso desse processo de qualificação de mão-de-obra para o Município. “Num futuro bem próximo, muitos desses jovens agradecerão pela oportunidade que tiveram de estudar gratuitamente nos cursos oferecidos por essas parcerias”, diz Ribamar.

De acordo com a coordenadora do Pronatec em Santa Inês, Katia Cristina Costa Sampaio Nabate, em 2013 a Prefeitura foi responsável pela capacitação de cerca de 1.100 pessoas, que foram beneficiadas através de cursos gratuito oferecidos pelo Senai, Senac e Ifma. No ano passado, também pelo sistema de cursos gratuitos, o Pronatec e parceiros capacitaram 1.041 alunos.

O relatório fornecido pela coordenadora do Pronatec aponta que foram ministrados os cursos de Almoxarife; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro Assistente; Pintura em Tecido; Operador de Supermercados; Operador de Caixa; Depilador; Massagista; Auxiliar Administrativo; Condutor Ambiental; Cuidador de Idosos; Revestimento Cerâmico; Operador de Computador; Soldador; Desenhista da Construção Civil; Pedreiro de Alvenaria; Carpinteiro de Obras; Armador de Ferragens e Pintor de Obras.

O prefeito Ribamar Alves observa que esse trabalho do Pronatec está sendo possível graças ao empenho do Executivo de Santa Inês, que preocupou-se em instalar o Senai, que aparece como o responsável por ministrar 50% desses cursos. “Não obstante nossa preocupação em contar com o apoio do Ifma e Senac, tivemos a felicidade de conseguir a implantação do Senai, fruto de nosso esforço e da hoje deputada Luana Alves, disponibilizando um local adequado para que o Senai funcione e capacite centenas de pessoas”, relembra o prefeito Ribamar Alves.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos