Por mais que se espere por mudanças no transporte coletivo de São Luis, ao menos no mais arcaico modelo já utilizado, simplesmente o transporte através de ônibus, observa-se que a capital do Maranhão, hoje com mais de um milhão de habitantes, está muito longe de oferecer aos seus munícipes um transporte coletivo seguro e com alternativas.
Como arrumar essa bagunça generalizada no transporte coletivo se tudo que vemos são soluções paliativas?
Infelizmente, o atual modelo de gestão de transporte sucumbiu diante da falta de investimento que pudessem realmente oferecer transporte público de massa. A cidade cresceu e sua população aumentou, deixando, com isso, um sistema de transporte urbano estagnado.
O que se ver é um colapso no modelo de transporte coletivo por irresponsabilidade do poder público, que vem mostrando total incompetência para suprir as necessidades da coletividade.
O grande erro dos gestores da SMTT é tentar levar avante um modelo fracassado, colapsado, exaurido, frouxo e irreal, apresentando propostas que apenas tentam reanimá-lo.
Pior, é que essas mudanças são, em geral, cosméticas e ineficientes, porque exigem muito tempo, muita energia e muitos recursos financeiros.
Publicado em: Governo