Notícias

Publicado em   29/jul/2014
por  Caio Hostilio

Lobão Filho desde sempre

Rui FalcãoHá dias, a presença da presidente Dilma Rousseff no palanque do PMDB no Maranhão para a eleição deste ano vem sendo especulada. O candidato peemedebista, Lobão Filho que tem o PT na aliança partidária conta com a amizade da presidenciável para trazê-la ao estado. Em recente reunião com seus assessores, a presidente foi aconselhada a cumprir seus compromissos partidários apenas nos finais de semana, de modo que seu tempo disponível para subir aos palanques aliados será reduzido, por isso, ela não poderá visitar todos os estados e dividirá a responsabilidade com o ex-presidente Lula. Na ocasião, uma militante do Maranhão expôs aos caciques da campanha a dificuldade de sustentar o discurso do “novo” com o PT engrossando o palanque do PMDB no estado, que tem Lobão Filho na cabeça da chapa, com apoio do grupo Sarney. Rui Falcão, presidente nacional do PT, ouviu e imediatamente sentenciou: – No Maranhão, nós somos PMDB desde criancinha. Deu na coluna do Lauro Jardim (Veja): http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/sem-categoria/desde-sempre/

Seduc inicia mobilização para alfabetizar 100 mil maranhenses

Foto 2 brasil alfabetizado 2014Com a meta de alfabetizar 109.205 de jovens (a partir de 15 anos) adultos e idosos, em 171 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com o Governo Federal, realizou, nesta terça-feira (29), o lançamento do ciclo 2013 (execução 2014 a 2015) do Programa Brasil Alfabetizado. O PBA é um programa do Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Distrito Federal, que visa contribuir para uma política pública de educação de jovens, adultos e idosos, centrada na concepção de alfabetização como porta de entrada para a escolarização. No último ciclo do programa, com execução no período de outubro 2013 a agosto 2014, foram alfabetizadas 75.357, em 6.039 turmas  localizadas em 148 municípios maranhenses. Para este novo ciclo (execução 2014 a 2015), a Seduc está convocando entidades parceiras, prefeituras, unidades regionais e secretarias municipais de educação para atingir a meta de alfabetizar 109.205 pessoas não-alfabetizadas, em 171 municípios, sob a coordenação de 1.693 alfabetizadores/ coordenadores e 8.467 alfabetizadores. “Essa é uma ação de Estado. Superar o índice de analfabetismo é um compromisso de todos nós, gestores da esfera pública. Estamos fazendo um grande esforço para alcançarmos o maior número de pessoas não- alfabetizadas e garantir que, após o ciclo do programa, possam dar continuidade aos estudos em níveis mais elevados”, destacou o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado.

Prefeitura reforça parcerias para a educação de jovens e adultos

APR_5418 (1)A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), discutiu nesta terça-feira (29) o fortalecimento das parcerias com o governo federal e Fundação Vale para intensificar as iniciativas em prol da educação de jovens, adultos e idosos. Na ocasião, foi apresentado um projeto piloto que será desenvolvido em São Luís e em outros dois municípios brasileiros: Cariacica (ES) e Canaã (PA). O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou que o acesso à educação é uma das prioridades de governo do prefeito Edivaldo. “A alfabetização de jovens, adultos e idosos não é para gerar um índice ou para fazer um curativo social, mas sim para que esses estudantes deem sequência aos estudos, continuando as experiências belíssimas de formação que já observamos na nossa rede”, disse Geraldo Castro. Durante a reunião, o secretário lembrou as ações que estão sendo realizadas pelo município como a conclusão de mais uma etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com a qualificação de mais de dois mil estudantes que aprenderam a ler e escrever. Ele lembrou que a Semed estimula o ingresso dos recém-alfabetizados no Ensino Fundamental. O diretor de políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Mauro José da Silva, destacou o papel estruturante que a educação de jovens, adultos e idosos (EJA) tem para os municípios brasileiros. “Desenvolver ações nessa área deve ser estratégico para qualquer município. É preciso que as pessoas compreendam e visualizem a EJA para além da alfabetização ou de uma simples educação reparadora. A EJA precisa ser entendida como uma ação estruturante para o desenvolvimento social de qualquer município”, informou o representante do MEC. Os participantes da reunião discutiram formas de valorização dessa modalidade escolar por parte da sociedade em geral, fortalecendo a noção de educação aliada à cidadania e à cultura. A ideia é facilitar o elo entre a formação educacional de jovens e adultos e a qualificação para o mercado de trabalho, bem como propiciar a capacitação de docentes para esta área da aprendizagem e estreitar a relação com os entes comunitários.

Lobão Filho propõe mudança na escolha de ministros do STF

lobãofilhoDe autoria do Senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, a proposta de emenda à Constituição – PEC 030/08, propõe alterar o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF. De acordo com o texto, o processo de escolha terá início a partir dos três postulantes indicados pelos seguintes órgãos, cada um: Conselho Federal da OAB; Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal; e Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Câmara dos Deputados. Em seguida, o próprio STF deve escolher entre os três indicados que serão ainda, apreciados pelo Senado. Finalizando o processo, caberá ao presidente da República a nomeação do escolhido. Atualmente, a escolha desses ministros é feita pelo presidente da República que tem como critério, brasileiros natos, entre 35 e 65 anos, que possuam saber jurídico e reputação ilibada. Antes de ser efetivada, a escolha deve ser aprovada pelo Senado. Na justificativa proposta pelo senador Lobão Filho, a mudança deverá assegurar a indicação de nomes de maior sensibilidade política, legitimidade e maior representatividade no meio jurídico e parlamentar. “A escolha dos ministros confere ao Presidente da República um poder indireto sobre a mais alta corte de justiça do país, que deveria atuar com maior independência em relação ao Poder Executivo”, explicou o senador Lobão Filho. Aposentadoria – Devido ao caráter vitalício do cargo de ministro, os nomeados podem exercê-lo até os 70 anos, quando são aposentados compulsoriamente, por conta da idade limite de aposentadoria dos funcionários públicos determinada pela Constituição Federal.

Mais prefeitos declaram apoio a Lobão Filho

Lobao Filho_Santa Ines (3)O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, recebeu na manhã desta segunda-feira (28) no Comitê Central da Coligação “Pra Frente, Maranhão”, em São Luís, manifestações de apoio dos prefeitos Vagtônio Brandão (Buritirana), Cícero Moraes (Estreito), Jairo Madeira (João Lisboa), Marcelo Farias (Arame), do ex-prefeito de Arame Nonato Farias, do presidente da Câmara de Vereadores de João Lisboa, Francimar Carvalho, e do secretário de Cultura, Roberto Carlos. Ao agradecer as declarações de voto, Lobão Filho disse que, a cada dia, está mais confiante na vitória em 05 de outubro. “A coligação cresce com apoio de lideranças políticas e comunitárias em todo Estado. Além disso, por todos os municípios que visitamos, temos recebido o carinho, a energia da nossa população. Estamos confiantes na vitória e vamos fazer um governo democrático e municipalista em busca do firme propósito de transformar o Maranhão em um estado de oportunidades para todos”, enfatizou o candidato peemedebista. Os prefeitos disseram que apoiam e votam em Lobão Filho porque ele representa a verdadeira mudança que o Maranhão quer e precisa. “Ele é um empresário bem sucedido, um político que já demonstrou trabalho pelo Maranhão e que fará um governo municipalista, que vai ouvir os gestores municipais e, conseqüentemente, implantar um plano de governo que viabilize aos municípios infraestuttura e atração de negócios para a geração de emprego e renda para a nossa população”, afirmaram.

SES promove capacitação de conselheiros de estaduais de Saúde

Foto 2 SES - capacitaçãoConselheiros estaduais de saúde participaram nesta terça-feira (29), em São Luis, da I Oficina de Capacitação promovida pela secretaria executiva do conselho. Os 40 conselheiros (titulares e suplentes) foram empossados no início deste mês para o biênio 2014-2016 e são representantes de entidades de profissionais da saúde, prestadores de serviço, governo e usuários do Sistema Único de Saúde. “O papel dos conselheiros, entre outras coisas, é acompanhar as verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde e controlar a execução das ações na saúde”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que ministrou a aula sobre a prática dos conselheiros de saúde. Todos os membros do conselho receberam cartilhas que explicam sobre a responsabilidade do controle social democrático do SUS. A secretaria executiva do CES, Isabel Macêdo, disse que o objetivo do encontro é potencializar os conselheiros a partir da formação e organização administrativa frente o controle, a fiscalização e o acompanhamento da política pública de saúde. “A nossa intenção é influenciar na dinâmica exigida para a atuação dos conselheiros, que são reunidos mensalmente para discutir ações da saúde”, explicou. O encontro, que continua nesta terça exclusivamente para os membros da secretaria executiva, também teve a finalidade de prover os conselheiros de saúde de instrumentos para o exercício de suas atribuições; fomentar o conhecimento e a discussão sobre os princípios e diretrizes do SUS; fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde como elementos catalisadores da participação da sociedade no processo de implantação do SUS e, ainda, contribuir para a capacidade de negociação dos conselheiros de saúde.

Gastão aposta na educação e na qualificação profissional para o crescimento do Maranhão

Foto gastao 3O deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, defende a implantação de Centros de Excelência e a expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em todo o Estado. “Somente com a educação, qualificação e profissionalização de nossos jovens vamos tornar o Maranhão no estado que queremos: de oportunidades para todos”, disse. Vieira, que foi secretário-executivo do Projeto Grande Carajás, secretário de Estado de Planejamento no governo Edison Lobão e secretário estadual de Educação no governo de Roseana Sarney, disse que somente com o senador Lobão Filho esse “sonho de assegurar educação de qualidade sem a necessidade dos jovens se deslocaram para a capital vai ser possível”, afirmou ao defender que “somente com educação é possível tirar os jovens do mundo das drogas”. Gastão ieira, que também foi ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff, disse ainda que é preciso democratizar e profissionalizar a gestão escolar. “Temos compromisso com a educação. Quando fui secretário de Educação nenhum professor ou diretor foi transferindo por interferência política”, lembrou. Eleito deputado estadual em 1986, seu primeiro mandato, Vieira se sente com a força e a vontade de um jovem na corrida em busca da vaga de senador. “Passei a vida inteira me preparando para esse momento. São cinco mandatos de deputado federal e dois mandatos de deputado estadual, sempre com a convicção que a política é arte da transformação”, ressaltou. O candidato ao Senado peemedebista disse também que o político tem que prometer e cumprir. “Faço parte de um grupo político realizador. Temos um histórico de lutas e conquistas pelo povo do Maranhão e vamos avançar ainda muito com o nosso trabalho. Nunca desisti de nada na minha vida. Vamos com fé e esperança transformar o Maranhão”.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Notícias

  1. Josua Maragomes disse:

    Não vai postar nafa sobre a nota do CGU que Flávio Dino é GICHA LIMPA E NADA CONSTA…lave essa boca para falar ou esses dedos sobre Flávio Dino…tá caladinha hein, de-puta-do assessor….chupa essa. E A BRIGA DE RODRANA COM LOBINHO NÃO VOMITA PORQUE !?…Tem medo sapatinho amarelinho.

    Resp. KKKKKKKKKKKKKKKK. aguarda amanhã, menina!!!

  2. Joana Gaspar disse:

    Esse blá blá blá de Edinho Lobão, cansa, todos sabem que ele se for eleito só vai entocar o dinheiro e farrear pois é um fanfarrão, ṕerca de tempo.Agora falar de trabalho é falar de Geraldo, fazendo um ótimo trabalho na educação municipal.

  3. rodrigo disse:

    só esses professores do município que nao querem ver ou fingem que nao veem esses investimentos na educação, coisa que é pra eles mesmo…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos