Com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Articulação Institucional (Seai), o município de Parnarama sediou o Seminário de Capacitação e Regularização do Associativismo (Secrama), nesta sexta-feira (25), marcando o encerramento do evento “Unidos pelos Objetivos do Milênio”, aberto nesta quinta (24). Na ocasião, a secretária de Articulação Institucional, Pâmela Santos, representou a governadora Roseana Sarney.
“Essa iniciativa visa impulsionar as organizações sociais maranhenses e está inserida nas ações do Governo do Estado voltadas para o combate à pobreza extrema. Através desta ação objetivamos capacitar as associações para que se regularizem e fiquem habilitadas para captar recursos federais, estaduais e municipais”, declarou a secretária Pâmela Santos.
O seminário trabalha o levantamento da situação fiscal, social e jurídica das associações e afins para viabilizar a efetiva regularização de entidades com o auxílio dos técnicos da Seai. O pró-reitor de Ensino da Univima, que também representou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), destacou que o evento é um marco para o associativismo no estado.
“A promoção de um evento desta envergadura possibilita ao Maranhão ingressar num novo modelo de associativismo, com a regularização das entidades. A intenção é a construção do associativismo sustentável no estado”, pontuou Ribamar Araújo.
No Secrama foi aprofundada a discussão sobre as possibilidades de as associações regularizadas poderem participar dos programas governamentais, oportunizando o fortalecimento das comunidades rurais. “Dessa forma, poderemos transferir recursos e efetivar os programas sociais por intermédio das entidades, fomentando a geração de a produção e renda local sustentável”, ressaltou a secretária Pâmela Santos.
Na abertura do evento, estiveram presentes o superintendente dos programas Mais Cultura e Pronatec Cultura, representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Francisco Barros; o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República e coordenador geral dos ODMs, Luis Alberto Ribeiro Vieira; a multiplicadora do ODM, Maria José Franco; o prefeito de Parnarama, Davi Carvalho; coordenador do núcleo municipal dos ODMS de Parnarama, Lucas Veloso e o vereador Raimundo Soares, que na ocasião representou o Legislativo municipal.
Na quinta-feira (24) a programação foi marcada por três eventos: Seminário Plano Brasil sem Miséria, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS); Seminário Maranhão sem Drogas, da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos; e Oficina Juventude e os ODM, da Secretaria de Estado de Juventude (Seejuv). A noite ocorreu a posse do Núcleo Municipal ODM de Parnarama.
Parceiros
São parceiros da iniciativa as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Extraordinária de Assuntos Estratégicos (Seae), Extraordinária da Juventude (Seejuv), Cultura (Secma), Igualdade Racial (Seir), Fazenda (Sefaz), Ciência e Tecnologia (Sectec), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica, Banco da Amazônia (Basa), Companhia Nacional de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que foram definidos no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), objetivam dar resposta aos grandes problemas mundiais levantados durante as conferências internacionais realizadas na década de 90. Sendo assim, os ODMs foram criados para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas até 2015.
Publicado em: Governo