A Praça Odorico Mendes pede Socorro!!!

Publicado em   13/mar/2014
por  Caio Hostilio

odorico mendesÉ revoltante ver o descaso do poder público com o fabuloso acervo histórico de São Luís!!! Estive no mês de fevereiro visitando a Inglaterra, Bélgica e Holanda, e lá pude ver a tristeza das populações desses países com a destruição que Hitler causou na Segunda Guerra Mundial, cujo resultado foi o sumiço de prédios centenários e até milenar.

Os holandeses, por exemplo, tem conhecimento do acervo histórico de São Luís e vislumbra um dia visitar a cidade dos azulejos, pois a Holanda foi o país que possuía a mais nobre cerâmica na época da construção da Ilha do Amor… Eles não possuem mais um exemplar dessa obra de arte!!!

Por que os ludovicenses não amam esse acervo magnífico deixando? Por que o poder público despreza tanto?

Apenas deixarei aqui uma matéria que escrevi no dia 07 de novembro de 2013 “Por que os gestores públicos de São Luís desprezam tanto as Praças do Centro Histórico?

Edivaldo-roberto-e-Dino-300x247São Luís é ou não é patrimônio histórico da humanidade? Merecia ou não merecia esse título? A cidade em si merecia há muito tempo ser reconhecida, por ser uma cidade que preservou – até o início dos anos 80 – a arquitetura dos séculos XVII ao XIX. Depois dessa época se verificou que não existe uma política para preservação desse acervo, gerando, com isso, uma preocupação muito grande para aquelas pessoas e instituições que tentam manter e/ou resgatar a originalidade desse fabuloso acervo e, principalmente, os costumes de seus habitantes.

praça-da-alegria-2Nesse acervo arquitetônico o logradouro que mais preocupa são as praças de São Luís, principalmente a Praça Gonçalves Dias, Benedito Leite, Odorico Mendes, Deodoro, Alegria, João Lisboa e tantas outras do centro da cidade, aonde elas vem perdendo suas originalidades, suas magnitudes, o romantismo e, principalmente, a visitação que dantes era grande.

Digo tudo isso, porque conheço aqui e lá fora, mesmo as bem retiradas ou ocultas, muitas praças oponentes ou pobres, que poderiam também fazer parte do acervo histórico do Brasil, aonde se verificam um cuidado com a sua originalidade, limpeza, jardinagem, cuidado e muito interesse dos governantes municipais, porque nelas é que as pessoas, principalmente pelas manhãs e fins de tardes, se reúnem para aquele bate-papo amistoso e descontraído, bem como a criançada nos feriados e fins de semana, para brincar ou fugir da monotonia que, às vezes, o nosso próprio lar nos faz.

E se, de fato, são tão úteis assim ao ser humano, porque as de São Luís, que dispõem de verba específica para mantê-las bem cuidadas e bonitas, estão desprezadas? Isto é uma vergonha! Mais vergonhoso ainda é o povo aceitar calado tal absurdo, sem que ninguém se manifeste, de forma verbal ou escrita, para reclamar da autoridade responsável o cumprimento da sua obrigação. Vamos, portanto, reclamar mais!

Daí porque, agora, apresso-me a lembrar a V. Sª; Senhor Prefeito Holanda Junior, que o abandono da cidade é geral, mas seria providencial uma manutenção das praças, isso sem a desculpa de está esperando os recursos do PAC das cidades históricas… E se não houvesse esse PAC, como ficariam elas?

Senhor prefeito, as praças muito contribuem para dá vida a cidade e é visto que elas estão desnudas e, conseqüentemente, precisando de uma nova roupagem, isto é, reparos resgatando sua originalidade, higienização, jardins adequados e plantio de árvores ornamentais ou florias.

Do contrário, elas perderão por completo os seus sentidos de existência, como um lugar prazeroso e de lazer, propício para aliviar a tensão ou pressão daquelas pessoas cuja vida agitada dos tempos modernos é a sua principal causa. Como deixarão, também, de acolher ao seu recinto, aquelas mesmas pessoas que as procuram no dia-a-dia, porque, na situação em que estão não oferecem mais nada de atrativo ou de beleza que possa ser admirado ou contemplado.

Cuide delas, portanto, Senhor Prefeito, porque o povo necessita delas para sentir o quanto elas são importantes para a descontração, para os seus encontros e, principalmente, para o lazer de modo geral.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos