Prefeito Edivaldo garante leite para 130 mil alunos da rede municipal
O programa Leite na Escola foi apresentado na manhã desta segunda-feira (10), pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante solenidade na Unidade de Ensino Básico Tancredo Neves, na Cidade Operária. O programa é executado através da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), que iniciaram a entrega do produto, que tem como objetivo complementar a alimentação e estimular a permanência do aluno em sala de aula. “Este é um momento muito feliz. Por conta de entraves judiciais, nós ficamos de mãos atadas durante um ano e dois meses para dar continuidade a esse importante programa. Como mais um compromisso firmado em campanha, estamos cumprindo o dever de oferecer às nossas queridas crianças um leite de qualidade, gostoso e nutritivo, para que elas cresçam saudáveis e fortes. A prioridade da nossa gestão é oferecer qualidade de vida a cada pai e mãe, a cada aluno”, enfatizou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O Programa Leite na Escola irá beneficiar 130 mil alunos da rede municipal de ensino, contemplando ainda as creches e escolas comunitárias conveniadas à Prefeitura de São Luís. Caso um estudante possua restrições alimentares quanto à lactose, ele será suprido com a troca pelo leite de soja. O secretário Geraldo Castro (Educação) destacou o empenho do município para garantir esse benefício, que contribuirá para o desenvolvimento da capacidade cognitiva de cada criança contemplada. “Quero reiterar o empenho da secretária Fátima em proporcionar este reforço na política de segurança alimentar, com o Programa Leite na Escola. Temos orgulho, sobretudo, porque o que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior determinou está sendo providenciado. Toda a rede está sendo abastecida com o leite, que é um complemento nutricional, para que as crianças tenham energia de sobra, além de estarem fortalecidas para o aprendizado”, afirmou.
Médicos estrangeiros que atuarão no interior maranhense são acolhidos pela SES
Os 76 médicos estrangeiros do terceiro ciclo do programa federal Mais Médicos, que vão atender a população em 36 municípios maranhenses, estão participando da semana de acolhimento, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro teve início nesta segunda-feira (10), no Hotel Holiday Inn, e prossegue até quarta-feira (12). Com a chegada destes profissionais, sobe para 518 o número de médicos ligados ao programa que atuam em 167 municípios do estado. A coordenadora da Comissão do Programa Mais Médicos no Maranhão, Isabel Macedo, explicou que o acolhimento vai proporcionar aos profissionais intercambistas um conhecimento sobre as particularidades do estado, seus determinantes sociais de saúde e seus aspectos culturais. “Este é um momento para conhecer como funciona a atenção primária, o Sistema Único de Saúde (SUS) e um pouco da cultura maranhense”, disse. Os estrangeiros vão conhecer o organograma e funcionamento da SES, aspectos e caracterização do processo de regionalização do estado; funções do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Também receberão informações sobre a assistência farmacêutica e ações para promoção do acesso aos medicamentos e uso racional – diretrizes do programa e ações de política.
Secretários firmam parceria para construção de duas Unidades de Segurança Comunitária
Os secretários de Estado Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano), e Aluísio Mendes (Segurança Pública) assinaram, nesta segunda-feira (10), Termo de Cessão de Direito Real de Uso de terrenos para a construção de duas Unidades de Segurança Comunitária (USC), nos bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica, em São Luís. Participaram do ato os secretários-adjuntos Silvano Neto, de Desenvolvimento Urbano da Secid, e Laércio Costa, da Segurança. Hildo Rocha disse que a parceria é mais um esforço do Governo para melhorar a infraestrutura dos órgãos de segurança pública do Estado. “Os técnicos agilizaram o processo de transferência dos terrenos para que a Secretaria de Segurança Pública instale mais duas USCs”. O secretário Aluísio Mendes ressaltou que as novas unidades terão o mesmo padrão da que foi implantada com êxito na Vila Luisão. “Após a implantação da USC, houve uma redução de 70% dos índices de violência na Vila Luisão. De acordo Aluísio Mendes a meta é expandir os benefícios da USC levando para outras comunidades a mesma eficácia registrada na Vila Luisão.
Publicado em: Governo
Que bom, que o prefeito Edivaldo está dando continuidade a este importante programa, assim as crianças se sentirão mais motivadas a irem a escola. Parece pouco, mas como o bolsa família, as vezes é o unico alimento da criança pela manhã. Espero que também continuem os investimentos na educaçao.
Um ponto positivo para gestão de Edivaldo, poucas são as pessoas que sabem reconhecer e dar continuidade a um trabalho, principalmente quando são oposição, que todas as ideias boas e positivas possam ser realizadas e claro com um pouco mais de qualidade e dedicação. parabéns ao prefeito!!!
Maravilhoso. Assim as crianças podem contar com mais um reforço, incentivo no ensino. Parabéns prefeitura, por reativar esse programa tão essencial para essas crianças.