A aula inaugural do programa de residência médica em psiquiatria foi realizada, na manhã desta sexta-feira (7), no Hospital Estadual Nina Rodrigues. “Esta primeira turma de psiquiatria representa o esforço do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, em suprir a falta de médicos psiquiatras no estado”, completou o diretor do Nina Rodrigues, Ruy Cruz, durante a abertura do evento.
Ruy Cruz explicou que a residência faz parte da reestruturação assistencial e atende aos preceitos do SUS e da reforma psiquiátrica. “Este programa é importante porque vai formar especialistas de acordo com a nossa realidade, além de contribuir para capacitar os profissionais que atuam na rede estadual de saúde”, completou. Os programas de residência médica iniciados esta semana pretende especializar 27 médicos em cirurgia geral e psiquiatria.
A diretora clínica do Nina Rodrigues, Maria José Medeiros, disse que a maioria dos profissionais maranhenses precisava se deslocar para outros estados para buscar especialização. “Agora seremos uma instituição capacitadora e vamos formar especialistas de acordo com a nossa realidade”, disse ela.
Os cinco médicos residentes no Nina Rodrigues vão estagiar também nos Hospitais Estaduais Tarquínio Lopes Filho, Carlos Macieira, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs AD), Macrorregional de Coroatá, e residências terapêuticas.
Publicado em: Governo