Porto do Itaqui movimentou cerca de um milhão de toneladas em janeiro
Como nos últimos três anos, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) imprimiu aumento no volume de cargas movimentadas no Porto do Itaqui no primeiro mês do ano. O porto maranhense registrou 995.677 mil toneladas em janeiro de 2014, contra 978.748 mil tons em 2013 e 946.645 mil tons em 2012. As cargas que fizeram diferença foram o carvão, clinquer, milho e a dos contêineres. Para fevereiro, o Itaqui se organiza para operar mais uma carga em seu portfólio; a exportação da celulose da fábrica da Suzano para os mercados europeus e norte americano.
A ampliação do serviço com os armadores nacionais e internacionais de contêineres no final do ano passado já reflete nas estatísticas de movimentação do Itaqui. Em janeiro foi registrado a chegada de 1061 unidades de contêiner. Um aumento de 21% quando comparado com o mesmo período de 2013. A parceria com as operadoras desse tipo de carga para a chegada de navios maiores e a inclusão de mais embarcações, diminuindo a frequência de retorno dos navios contribui para a rotatividade dessas cargas. A meta para 2014 é que sejam movimentados cerca de 20 mil Teus (unidade de contêiner).
A movimentação dos graneis líquidos no porto do Itaqui respondem por 57% das cargas. Em janeiro foram movimentadas cerca de 570 mil toneladas distribuídas dentre os derivados de petróleo. O etanol voltou a figurar entre as cargas mais movimentadas quando comparada ao mesmo período do ano passado. Em janeiro desse ano foram registrados 14.183 mil tons contra 13.238 mil tons registrados em 2013.
Os granéis sólidos alavancaram o aumento de cargas no Itaqui no início desse ano. Eles respondem por 40% de toda movimentação do mês de janeiro. Algumas cargas que não foram movimentadas no mesmo período de 2013 voltaram a ter espaço nos berços do Itaqui. Destaque para o clinquer com 48 mil tons, carvão com 79 mil tons e o milho com 132 mil tons.
Para esse ano, o Itaqui está organizado para movimentar 17 milhões de toneladas de cargas. O cenário no porto é de transformação para a implantação da infraestrutura adequada para atender aos grandes projetos que se instalaram no Maranhão.
Publicado em: Governo
ISSO É. MAS É TUDO VERBA FEDERAL. VEJA AS PLACAS E AS LIBERAÇÕES NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. QUERO SABER, ONDE ESTÁ O DINHEIRO QUE O ESTADO ARRECADA.