O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e de Gestão e Previdência (Segep), promovem, nesta quinta-feira, (20), a formatura dos mais de 1.800 mil novos soldados da Polícia Militar do Maranhão.
A cerimônia está marcada para as 18h, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (Avenida dos Holandeses, Calhau), e terá as presenças da governadora Roseana Sarney; do secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes; de Gestão de Previdência, Fábio Gondim; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Aldimar Zanoni Porto. Também participarão comandantes de unidades da capital e do interior, chefes de seções, representantes das associações e sindicatos dos militares e familiares dos alunos.
O Curso de Formação Profissional representou à última etapa do Concurso Público promovido pelo Governo do Estado, visando preenchimento das vagas ao cargo de soldado da PM e dos Bombeiros. Concluíram a formação, cerca de 1.800 candidatos, distribuídos em 21 cidades polos em todo o Estado. Deste total, 800 serão empregados na Região Metropolitana. A turma do Polo São Luís receberá o nome do Cabo PM Francinaldo Sousa Pereira, que veio a óbito em exercício da profissão.
Os treinamentos iniciaram no dia 30 de setembro de 2013 com encerramento no dia 17 de fevereiro. Durante esses quatro meses, os alunos assistiram aulas práticas e teóricas de cerca de 25 disciplinas, os quais foram submetidos a avaliações, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório e, ainda, a um estágio operacional, desenvolvendo atividades de policiamento preventivo nas ruas. As aulas da PM aconteceram nas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
A partir de agora, a Segep e a SSP darão prosseguimento aos trâmites de nomeação e posse, para já atuarem no reforço às ações do Sistema de Segurança do Estado.
As provas foram realizadas no dia 2 de dezembro de 2012. A realização de todas as etapas do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O processo seletivo é considerado o maior já promovido para a área de Segurança Pública. Foram oferecidas somente para a PM, duas mil vagas, as quais concorreram mais de 50 mil candidatos.
Solenidades militares
Além da capital maranhense, a PM estará realizando as formaturas em Viana, Açailândia, Codó, Pindaré-Mirim, São João dos Patos, Colinas, Zé Doca, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Bacabal, Estreito, Imperatriz e Timon. Na segunda-feira (17), ocorreu a formatura dos alunos de Caxias. Nesta quinta (20), também estão previstas cerimônias militares em Barra do Corda, Balsas e Rosário.
Publicado em: Governo
Serão 1.800 concursados implorando para serem chamados nos próximos meses, anos… E dá-lhe mais crimes eleitorais! ACORDA SERPENTE! Para que os maranhenses deixem de dormir.
Não temos governadores em exercicio,só temos um,aliás nenhum.Se essa é a parte dela,é muito bom ser governador.Já estou cansado de: “fazer a minha parte”;”meio-ambiente”;”enquanto governador”;”sem licitação”;”setenta e dois hospitais”;”alta complexidade”e outros.Parafraseando um internauta “Na copa padrão fifa,o Maranhão é Padrão cbf,do vice Fernando Sarney.