O Centro de Ensino Liceu Maranhense realiza, neste domingo (22), às 17h, no Teatro Municipal (antigo Cine Roxy), em São Luís, a cerimônia “Mérito Liceísta”, como marco da comemoração dos 175º aniversário de uma das escolas públicas mais antigas do país. A solenidade reunirá autoridades políticas e personalidades ex-liceístas.
O Liceu Maranhense é uma tradicional instituição de ensino médio brasileira, fundada em 1838. Criado a partir da fundação do Seminário diocesiano de Santo Antonio por influência de D. Marcos Antonio de Souza, o Liceu Maranhense, é o primeiro colégio público de ensino secundário no Maranhão. Historicamente, é considerado um símbolo de referência na área de educação.
Inicialmente teve seu funcionamento no pavimento térreo do antigo Convento do Carmo, mudando-se depois para sede própria na Rua Formosa (Afonso Pena), 174, esquina com Rua Direita (Rua Henrique Leal). Teve como primeiro diretor o professor, jornalista e poeta Francisco Sotero dos Reis. Depois em 1941, ganhou sede definitiva, permanecendo até o momento atual no Parque Urbano Santos, onde até então funcionou o 5º Batalhão de Infantaria do Exército.
O Liceu tem como histórica a “missão educacional de crença na vida e na capacidade do homem compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e contribuindo para a qualidade de vida de toda a sociedade”.
Segundo fontes históricas, anteriormente à criação do Liceu Maranhense não havia um núcleo onde as aulas funcionassem juntas e com regularidade, dada a sua importância foi comparado posteriormente ao Colégio D. Pedro II do Rio de Janeiro pela possibilidade que representava para a evolução do ensino público.
Publicado em: Governo