Sema capacita servidores na área de Geotecnologias

Publicado em   21/nov/2013
por  Caio Hostilio

Foto 2 - Sema - geotecnologiasA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) capacitará a segunda turma de técnicos da área de Geotecnologias, de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h, no auditório do prédio da Sema (Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau, em São Luís).

São 60 servidores que participarão do curso “Geotecnologias livres como instrumento de apoio à Gestão Ambiental”, entre analistas, técnicos ambientais e funcionários lotados nas áreas de monitoramento, fiscalização, licenciamento, gestão florestal e gestão de recursos hídricos.

O objetivo é fazer com que os servidores utilizem tecnologias disponíveis como instrumentos para o desenvolvimento dos seus trabalhos. A terceira turma será capacitada de 17 a 21 de fevereiro de 2014. Na segunda-feira (18) foi concluída a capacitação da primeira turma

Segundo o encarregado pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO) da Sema, Adauto Pestana, os cursos difundem a prática do Geoprocessamento. Na capacitação, noções de cartografia básica, Datum e projeção cartográfica, Sistema de Informação Geográfica (SIG), ferramentas de geotecnologias disponíveis, Quantum GIS, sistemas de projeções cartográficas no Quantum GIS, Quantum GIS e seus complementos, manuseio de dados vetoriais, edição de legenda, criação e edição de vetores, espacialização de dados tabulares e elaboração de mapa temático.

O LabGEO realiza análises espaciais mediante o uso de geotecnologias e de sensoriamento remoto (imagem de satélite) para obtenção de informações a respeito dos recursos disponíveis. Assim, as atividades de licenciamento, fiscalização, planejamento e monitoramento ambiental, por exemplo.

Para a supervisora de Combate e Controle do Desmatamento e Queimadas da Sema, Isabel Camizão, participar do curso deu oportunidade para que os técnicos da Sema pudessem conhecer o QuantumGis, um software livre, adotado em várias instituições públicas ambientais , de ensino e pesquisa.

“Esse curso foi primordial para aprimorar as atividades como identificação espacial dos focos de queimadas no Maranhão. Com a capacitação, será possível elaborar mapas temáticos sobre desmatamento e queimadas e disponibilizar ao público informações mais didáticas e de fácil compreensão”, destacou Camizão.

O LabGEO, criado em 2011, é resultado dos investimentos feitos na informatização da gestão ambiental da Sema. Entre as ações, atividades de fiscalização, produção dos mapas de identificação dos lixões no Maranhão, formação e manutenção de um banco de dados geográficos, enquadramento do Riacho Pedrinhas e o levantamento de pontos de monitoramento da qualidade da balneabilidade das praias de São Luís.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos