Levando a saúde onde povo está!!!

Publicado em   27/set/2013
por  Caio Hostilio

_CampestreAs famílias de João Lisboa, Campestre, Senador La Rocque e Ribamar Fiquene – todos da Região Tocantina – foram beneficiadas com atendimentos de saúde promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o Governo Itinerante. As ações foram realizadas na quarta (25) e quinta-feira (26) e beneficiou um total de 1.118 pessoas com ações de vigilância epidemiológica (vacinação), assistência em clínica médica, pediatria, exames de preventivo do câncer ginecológico, glicemia, colesterol total e PSA (próstata).

_JoãoNo município de Ribamar Fiquene, onde a governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram o hospital de 20 leitos, centenas de pessoas foram triadas (com verificação de pressão arterial e peso) e atendidas pelo clínico geral e pelo pediatra, além de fazer os exames laboratoriais de glicemia e colesterol, da próstata e o preventivo de câncer ginecológico.

_João-1A dona de casa Marizete Oliveira da Silva, 36 anos, moradora de Ribamar Fiquene, levou a filha Luciana Oliveira da Costa, 10 anos, para consultar com o pediatra. “Precisamos muito de atendimentos como estes. A gente adoecia aqui e tínhamos que buscar atendimento em Porto Franco ou no Socorrão de Imperatriz. Este hospital veio para facilitar a vida do povo do interior”, comentou.

_João-2O aposentado Justino Magalhães de Souza, 74 anos, do povoado Lajeado Velho em Ribamar Fiquene, foi um dos primeiros a buscar atendimento. Ele teve pressão arterial aferida, fez todos os exames laboratoriais e foi atendido pelo clínico geral. “O povo do interior carece de atendimentos como estes. Estou muito satisfeito”, disse. Pessoas dos povoados de Arraias e das Fazendas São José, Tabatinga e Tabuleirão também foram atendidas logo após a inauguração.

Os atendimentos em João Lisboa foram concentrados no Hospital Municipal, onde também outras dezenas de pessoas foram atendidas pelo clínico geral e pediatra, fizeram os exames laboratoriais, preventivo de câncer ginecológico e crianças atualizaram suas cadernetas de vacinação.

Francisco Rodrigues de Souza, 55 anos, nunca havia feito o PSA. Ele é lavrador e disse que no município de João Lisboa o exame é feito somente na rede particular. “Sei que é importante fazer, mas o dinheiro é pouco e as despesas são muitas. Vou fazer hoje porque não precisa pagar”, justifica. A esteticista Julliane Luiza Alves da Rocha, 24 anos, buscou fazer o preventivo ginecológico. “Quando fazemos pelo município é muito longa a espera pelo resultado e por isso resolvi fazer logo neste mutirão”, completou.

Hospital em Campestre – Além das ações de saúde, a comunidade de Campestre recebeu um novo hospital de 20 leitos, onde a SES ofereceu consultas e exames. As crianças também foram imunizadas.

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

2 comentários para Levando a saúde onde povo está!!!

  1. SANDRA disse:

    Isso é paliativo, campanha eleitoral, quero ver ações concretas
    É para enganar o povo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos