Campanha de multivacinação será aberta neste sábado (24)

Publicado em   23/ago/2013
por  Caio Hostilio

imagesA campanha para atualização do calendário vacinal terá início neste sábado (24) em todo o país. Todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas até sexta-feira (30) a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.

No Maranhão, o lançamento será às 8h, no Centro de Especialidades Médicas dos Vinhais. O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alberto Carneiro, ressalta que pais e responsáveis devem levar a caderneta de saúde da criança para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. “A caderneta  é  um  documento  pessoal  e  deve  acompanhar  a  criança  a todo o momento”, disse.

Ele lembrou que a campanha tem, ainda, como objetivo aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada; melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios; manter a eliminação do sarampo e da poliomielite; intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite, DTP, e 2ª dose da tríplice viral e, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.

A chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Maria Helena Almeida, salientou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao longo de sua história vem adotando estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais com homogeneidade, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis. “A multivacinação é uma estratégia na qual, em um único momento, são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e otimizar a logística dos serviços de saúde”, esclareceu. Estão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos