Por isso foi elogiado pela presidenta. Prefeitos de todas as regiões movimentam estande do Ministério do Turismo

Publicado em   30/jan/2013
por  Caio Hostilio

gastãominsMaior procura é por informações sobre investimentos em infraestrutura e pendências das gestões anteriores. Gestores que buscam politiquices jamais alcançarão bons resultados!!!

Prefeitos de todas as regiões brasileiras estiveram no estande do Ministério do Turismo no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável, na manhã desta terça-feira (29.01). A procura foi acima do esperado e surpreendeu os funcionários do MTur, que calculam um movimento de aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas em busca de informações da pasta, entre a tarde de ontem e a manhã de hoje. O encontro acontece até amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A maior procura é por informações sobre investimentos em infraestrutura e pendências relacionadas a administrações anteriores. “Fomos muito bem atendidos, nos ensinaram a mexer no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios do governo federal) e a verificar as pendências de gestões anteriores, assim como descobrir em que fase estão os nossos projetos junto ao Ministério do Turismo”, contou o prefeito de Chapada dos Guimarães (MT), José Neves, eleito para seu primeiro mandato.

O prefeito refere-se ao Siacor (Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse), criado ano passado pelo MTur.

O turismo é o principal foco da economia de Chapada dos Guimarães, que conta com incentivo do MTur para a realização de obras como pavimentação asfáltica, revitalização do Parque Nacional da Chapada e construção de centro cultural. O objetivo do prefeito é conseguir retomá-las o mais breve possível. “A obra do centro cultural já foi retomada e as demais devem reiniciar no início de fevereiro. Agora já sabemos exatamente em que fases estão os nossos projetos aqui no Turismo”, comentou o prefeito.

A prefeita Domingas Paixão, reeleita para a administração de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, buscava informações sobre incentivo a eventos culturais, como as festas juninas e de Santos Reis, os sambas e as cantigas de Roda. “O governo municipal tem que se preocupar com essas coisas, hoje os jovens não conhecem mais a história da cidade, suas raízes, e acabam por entrar no mundo das drogas”, explica a prefeita.

Roberta Barreto, em seu primeiro mandato na Prefeitura de Axixá, no Maranhão, procurava informações sobre a construção do pórtico da cidade e de obras como a iluminação e a construção de praças. “Vamos conseguir concluir as obras, que estão paradas”. Na região de Munin-Mirim, no caminho para Barreirinhas, a cidade é conhecida pela festa do Boi de Axixá, realizada nas comemorações do São João, em 23 de junho.

Silvério da Luz, antigo vice e atual prefeito de Rio Doce (MG), foi verificar o andamento dos projetos já cadastrados junto ao MTur. Próxima a Ouro Preto, a cidade investe no turismo ecológico, uma vez que ganhou um grande lago devido à construção de uma usina hidrelétrica. “Em função disso um novo bairro surgiu, com bosque, área de reflorestamento e reserva. Estamos investindo na pavimentação da região, que vai ganhar um centro para pesquisa em parceria com a iniciativa privada. A primeira parcela da pavimentação foi liberada, agora só falta a segunda”, comemorou.

Quarta Colônia

Duas prefeitas de cidades da região conhecida como Quarta Colônia, formada por nove municípios no Centro do Rio Grande do Sul, estiveram no estande para aprender como melhorar a integração do turismo na localidade, além de ampliar as obras de infraestrutura. “Queremos que o ministro Gastão Vieira conheça nossa região, ver como o turismo é rico por lá”, conta Valserina Gassen, prefeita de São João do Polêsine.

A cidade possui turismo gastronômico, religioso e cultural, e é conhecida pelo Festival Internacional de Música Erudita, no distrito Vale Vêneto, que reúne até 30 mil pessoas no meio do ano. A prefeita busca finalizar a terceira etapa do Centro de Eventos da cidade, estimado em aproximadamente R$ 600 mil, e apoio para a criação de um espaço adequado para o festival de música.

Já Vera Rossato, prefeita de Ivorá, quer mais informações para desenvolver o turismo no lugar e dar seguimento aos convênios já existentes. “Nossa região é de muita paz e tranquilidade, e tem foco no turismo religioso e ecológico. Queremos fazer obras de calçamento de vias de acesso e estimular a parceria com empresas privadas”, conta. A região da Quarta Colônia é formada ainda pelos municípios de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Silveira Martins, Pinhal Grande, Nova Palma, Agudo e Restinga Seca.

“Muitas vezes eles não sabem o potencial de seu município e nós orientamos. A maior parte dos prefeitos fica surpresa e se diz satisfeita com a qualidade do atendimento”, diz Marconi Pimentel, coordenador de infraestrutura no estande.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Por isso foi elogiado pela presidenta. Prefeitos de todas as regiões movimentam estande do Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos