Informativo

Publicado em   19/jan/2013
por  Caio Hostilio

NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ

O estado de calamidade encontrado pela nova administração, fruto de uma gestão criminosa e irresponsável de oito anos do ex-prefeito Luís da Amovelar, obrigou a Prefeitura de Coroatá a decidir pelo cancelamento dos eventos para realização do Carnaval 2013 com recursos do orçamento municipal. A Prefeitura tomou essa decisão em defesa do interesse público e tendo em conta a situação deplorável em que o nosso Município se encontra e num momento em que todos os recursos são insuficientes para fazer face às intervenções emergenciais visando restabelecer a prestação dos serviços públicos essenciais para a população. Mas a Prefeita de Coroatá reconhece a importância do Carnaval para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico do Município e irá buscar apoio de empresas privadas para garantir as festas carnavalescas sem ônus para a Prefeitura. Para a atual administração municipal de Coroatá, política e gestão pública são sinônimos de responsabilidade e seriedade. Para nós, um tostão é um tostão, um real é um real.

Sistema de Videomonitoramento será ampliado e atenderá diversos bairros de São Luís

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vai implantar mais 200 novas câmeras de videomonitoramento em São Luís, totalizando 300 unidades ligadas 24 horas por dia. Esta segunda fase, que terá início ainda este semestre, contemplará vários bairros e regiões da capital maranhense, observando a movimentação das ruas, avenidas e vários pontos da cidade. Instalado há quatro meses pelo Governo do Estado, o Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana já registrou 1.222 eventos, fatos ou incidentes captados pelas câmeras de segurança móvel. No primeiro mês, foram contabilizados apenas 312 ocorrências. Já no terceiro, o balanço foi fechado com 928 eventos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já mapeou, com base em dados estatísticos do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), os bairros com maiores incidências de criminalidade. Estas localidades, além do patrulhamento diário, feito pelas viaturas e motocicletas que cobrem a área, contarão com câmeras interligadas 24 horas à Central instalada no prédio do Ciops.  A previsão é que elas já estejam funcionando ainda no primeiro semestre deste ano. Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maiobão, eixo Itaqui-Bacanga, Liberdade, Coroadinho, São Francisco, Ilhinha, Bairro de Fátima, Coroadinho, entre outras localidades, estão na lista para serem beneficiados.  Atualmente, o Sistema de Segurança tem 100 câmeras cobrindo pontos na Avenida Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar, São Luís Rei de França, Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, Lagoa da Jansen, Castelo Branco, João Pessoa, Kennedy, Magalhães de Almeida, Beira-Mar, Rua do Egito, entre outros.

Cortejo carnavalesco anima ruas do Centro Histórico de São Luís

Foto 1 Co..[1]carnavalFoi dada a largada na folia carnavalesca promovida pelo Governo do Estado em São Luís, com a realização do Cortejo de manifestações populares pelas ruas do Centro Histórico, indo da Praça Deodoro até a Praia Grande, além de apresentações nas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura (Rua Portugal). O público acompanhou a beleza e a alegria do cortejo, que teve a presença de grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos, entre outros. O tema deste ano é com o tema “A mistura é a nossa maior riqueza”. Para a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, a prévia carnavalesca é um aperitivo do que será apresentado nos dias de folia na capital. “Iniciamos o carnaval com o cortejo. Tudo foi planejado com muito cuidado e responsabilidade para desenvolver e fomentar a cultura local”, declarou. Participaram do cortejo da Praça Deodoro – Praia Grande, a Tribo de Índio Tapiaca Uhu; os blocos tradicionais Os Tremendões, Os Foliões e Os Apaixonados; os alternativos, Fuzileiros da Fuzarca, La Boêmios de Fátima e Mocidade Independente Turma do Saco; os blocos organizados Beatos do Samba e Os Liberais; além das escolas Marambaia do Samba e Turma da Mangueira; da Banda do Galo; Trupe Carnavalesca (Banda do Bom Menino, Irê, Gilson, Sandra e Silvana); Legião dos Fofões e Bloco Afro Aruanda. Na noite de abertura, domingo (3), a folia ficará por conta de Monobloco, Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. A segunda noite, no sábado (9), a animação será da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude. Nesse mesmo período (dias 3, 9, 10, 11 e 12), o Circuito Deodoro-Madre Deus funcionará a todo vapor, com o desfile de manifestações populares, num percurso já consolidado pelos foliões em carnavais anteriores.

Maranhão participa de pesquisa nacional sobre educação

Foto 2 DO..[1]pesquisaFoi realizada esta semana em São Luís a visita técnica de uma equipe do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar uma pesquisa sobre Governança nas Secretarias Estaduais de Educação. A técnica da FGV, Érica Ruiz, que é responsável por esta fase da pesquisa na Seduc do Maranhão, entrevistou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, adjuntos e técnicos da secretaria, além de representantes de instituições ligadas à educação pública como o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual. Iniciada em novembro de 2012, a pesquisa tem como principal objetivo elaborar um mapa das inovações e boas práticas de gestão que possam servir para todos os estados. O diagnóstico será feito a partir de uma análise da gestão das secretarias, de seus principais aspectos institucionais, dos recursos humanos e financeiros, principais programas e políticas, a articulação com outros níveis de governo e com a sociedade, além das inovações e ações bem-sucedidas e dos resultados educacionais obtidos.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos